CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DE UMA EMPRESA

crescimento-sustentavel-empresa-CAPA

Crescimento Sustentável de uma Empresa

Hoje, enquanto estudava um pouco mais sobre administração financeira, revi uma fórmula interessante no livro “Administração Financeira” do Ross, Westerfield e Jaffe, pagina 50, em que fala sobre a taxa de crescimento sustentável de uma empresa.

Trata-se da taxa máxima de crescimento que uma empresa pode crescer sem aumentar a alavancagem financeira (dívidas/Patrimônio líquido) e usando apenas capital próprio interno.

Lembrando que, livros e produtos que eu gosto de outros educadores você encontra no meu site diretamente neste link.

 

Segundo a fórmula da taxa de crescimento sustentável temos a seguinte equação:

 

Taxa de Cresc. Sustent. = ROE x (1 – payout)

 

ROE = Retorno sobre Patrimônio Líquido = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido e que já foi muito abordado neste artigo.

Payout = Qual o percentual do Lucro Líquido a empresa paga em dividendos. Portanto, (1- payout) é quanto a empresa retém dos lucros.

Antes de continuar é importante mencionar que no curto prazo, devido a alavancagem financeira, níveis de estoque, níveis de ociosidade da companhia, dentre outros, a empresa pode crescer a qualquer percentual. A taxa que iremos calcular neste artigo, seria a taxa máxima de crescimento de longo prazo ou sustentável.

Vamos então agora começar a analisar quais as empresas da bolsa possuem os maiores retornos sobre patrimônio líquido (ROE- Return on equity) de uma lista de empresas notadamente lucrativas. Veja na tabela abaixo retirada do Guiainvest Pro. Inclusive quem já fizer parte da comunidade Guiainvest , procura os meus posts sempre com a #Dicadehoje

 

crescimento-sustentavel-empresa-01

Elaborado pelo autor com dados Guiainvest

 

Conseguiram notar que as cinco primeiras são empresas de serviços de forma geral. Não são empresas que fabricam nenhum produto físico. Multiplus é uma empresa de fidelidade, Wizs e bbse são empresas que vendem seguros, previdência e capitalização. Ciel3, vende serviços de meios de pagamento primordialmente. E CVCB3 vende passagens aéreas, hotéis, pacotes, seguros viagem e tudo o mais que se corresponda com viagens.

O principal motivo para isso ocorrer é que essas empresas não necessitam de altos investimentos em plantas industriais, fábricas, máquinas e equipamentos. Então, elas podem ter um imobilizado menor e um patrimônio líquido menor também. Isso gera um retorno maior ao acionista, que normalmente já está embutido no preço da ação. (Essas ações normalmente operam muito acima do Valor Patrimonial).

Vejam agora na tabela abaixo, como essas empresas acabam tendo mais condições de pagar grandes dividendos. Se elas não tem necessidade de grandes investimentos, não precisam reter tanto os lucros, podendo distribuir boa parte. Mas, existem exceções. Empresas como Wizs3, CVCB3 e Seer3, estão em processo forte de crescimento.

Nesta tabela, ao invés de colocar o ROE e o payout atual, preferi colocar a média dos últimos 4 anos.

 

crescimento-sustentavel-empresa-02

Elaborado pelo autor com dados Guiainvest

 

É normal que algumas empresas industriais estejam com payouts elevados como Ambev, Engie (Egie3) e Hering (HGTX3), por estarem em um nível de baixos investimentos. Chamamos essa fase de: Fase da maturidade da companhia. Essa fase não é fixa. Uma empresa em maturidade pode voltar a ser uma empresa de crescimento se tiver novos investimentos que tenham bons retornos. Mas as empresas industriais, provavelmente reduzirão os pagamentos de dividendos para realizar os novos investimentos.

Agora, vamos ver na próxima tabela, quais são as empresas com as maiores taxas de crescimento sustentável.

 

crescimento-sustentavel-empresa-03

Elaborado pelo autor com dados Guiainvest 

 

São dados da taxa de crescimento sustentável calculada pela média de ROE dos últimos 4 anos multiplicado pela média de retenção de lucros do mesmo período.

Muito interessante observar que existem 17 empresas dessa lista que tem taxas de crescimento sustentável superiores a Selic atual. Outro aspecto importante é que dessa lista, 6 empresas estão na Carteira Dica de Hoje na área de membros que está restrita a Membros Gold. Se você ainda não conhece a nova área de membros do site Dica de Hoje, clique aqui e conheça as 5 estratégias para se aplicar em Renda Variável. Veja qual se adapta mais as suas necessidades e objetivos.

Se você quiser ter acesso a essa carteira Dica de Hoje, em relatórios completos semanais, com oportunidades da semana, resumo da semana na bolsa, além de uma análise profunda não só das ações da nossa carteira como de algumas outras também, clique aqui e vire um membro Gold com preço promocional de abertura.

Ainda na área Gold, o assinante tem acesso a vídeos exclusivos e completos todas as quarta feiras com a análise de uma empresa a cada semana. Já temos vídeos de BB Seguridade, Klabin, Wege, IRB Resseguros, Grendene e Localiza.

Lembrando ainda que o meu curso de opções está aberto para a segunda turma. Não percam!!! Quando acabam as vagas deste curso, eu preciso deixar fechado por um tempo para dar acompanhamento aos alunos, via hangouts, whatsapp e facebook (grupo secreto). São tele aulas gravadas e alguns hangouts. Clique aqui e adquira o seu.

E para terminar: as ações que aparecem neste artigo não são recomendações de compra. São apenas uma demonstração da fórmula de crescimento sustentável aplicada a bolsa de Valores hoje. As empresas com maiores taxas de crescimento sustentáveis podem estar tão caras que não valem a pena. Isto nós não analisamos e nem analisaremos aqui. Quem sabe em uma próxima!

 

Abraços e Bons investimentos

Daniel Nigri   CNPI

 

 

  • iamdix

    Otimo artigo professor …como sempre

  • Thiago Reis

    Excelente artigo com aplicação prática. Muito bom Daniel, abs

  • Bruno Giovani Rossi

    Muito bom…