O PREÇO SOBRE LUCRO (P/L)

preco-sobre-lucro

O Preço sobre o Lucro (P/L)

Eu diria que um dos indicadores mais populares, e até mais importantes para se analisar as empresas negociadas na bolsa de Valores é o Preço sobre Lucro, tanto pela sua facilidade de cálculo, quanto pela importância que ele tem. Afinal ele pega o preço, que é exatamente o quanto o acionista paga para ter a ação de uma determinada companhia e divide pelo Lucro por ação.

Dessa divisão resulta um número que significa a quantidade de anos que a empresa teria que permanecer lucrando aquele montante para que pagasse completamente o valor que o investido pagou.

As empresas que possuem lucros constantes ou com crescimentos muito baixos, normalmente possuem o indicador preço/ lucro menor do que as empresas que possuem altos crescimentos nos lucros. Com uma taxa de crescimento anual de lucro muito grande, espera-se que exista um “premio” por essa empresa que atingiu esse patamar de excelência.

É importante ressaltar que este indicador só é interessante de ser analisado com empresas lucrativas, e principalmente que são lucrativas ao longo do tempo. Uma empresa que gera prejuízo por exemplo, teria esse indicador negativo, afinal o Lucro por ação dela seria menor que zero.

Outra forma de se calcular o Preço sobre Lucro é a seguinte:

preco-sobre-lucro

 

Onde o Valor de Mercado pode ser substituído por Preço x Quantidade de ações, o que deixaria a fórmula assim:

 

preco-sobre-lucro01

 

Desta forma é interessante observar que todos os dados são fáceis de serem encontrados na seção de Relacionamento com Investidores – Informações Financeiras – ITR/DFP das empresas. É uma forma que eu prefiro para calcular esse indicador.

Observando a fórmula acima, percebe-se que este indicador pode aumentar, tanto se o Preço das ações subirem quanto se o Lucro das ações caírem. Assim nem sempre, um aumento do Preço sobre Lucro significa que a empresa está melhor. Assim como uma redução do Preço sobre Lucro pode se dar tanto pelo aumento do Lucro, quanto pela diminuição do Preço. Ou ainda podemos ter híbridos das duas formas. Por exemplo uma empresa subiu um pouco de preço mas cresceu muito o lucro, logo ela reduziu o preço sobre lucro. Neste caso poderíamos dizer que a empresa ficou mais barata que antes, mesmo tendo um preço maior.

Então vamos calcular esse indicador em Itausa por exemplo:
• Preço em 20/02/2017 – R$ 10,30
• Quantidade de ações em 20/02/2017 – 7.416.698.124 ações
• Lucro Líquido anual – R$ 8.211.000.000,00

Calculando temos 10,30 * 7.416.698.124 / 8.211.000.000 = 9,30

Ok Daniel, então já sabemos que no preço atual, itausa tem Preço / Lucro de 9,30 e que esse valor significa que se o lucro permanecer constante, Itausa deve demorar em torno de um pouco mais de 9 anos para retornar o dinheiro investido pelo acionista. Mas esse número é bom ou é ruim?

Temos duas formas de comparar esse número para ver se esse indicador está na média, está mostrando que a empresa está barata ou está mostrando que a empresa está cara. A primeira forma e talvez mais simples é comparar com as outras empresas do setor. Itausa é uma holding que possui 4 empresas, Itau Unibanco, Duratex, Elekeiroz e Itautec. Como mais de 95% do seu valor de mercado é representado pelas ações do Itau, iremos comparar com as ações do setor bancário.

 

Observe a tabela abaixo:

preco-sobre-lucro02

 

Vemos que ao final de 2016, e com preços do dia 20/02/2017, o indicador preço/lucro de itausa é menor que de todos os bancos grandes, o que é uma coisa boa. Significa que ela está mais barata, por esse indicador, que Banco do Brasil, que Bradesco e que Itau. Mas ela está mais cara, analisando por essa fórmula, que as ações do Banco ABC Brasil.

 

A outra forma de usar o preço / lucro como indicador seria analisando ele ao longo do tempo. Qual é o histórico de preço sobre lucro de Itausa? Vejam o gráfico abaixo:

 

 

Vê-se no gráfico acima que itausa está chegando perto do seu ponto máximo de Preço / Lucro que foi atingido entre outubro de 2009 e outubro de 2010. Isso significa que Itsa4, ainda tem no máximo 7% de alta por causa de descontos históricos (que podem ou não ocorrer) e precisaria a partir de agora de aumentar os lucros para continuar se valorizando como tem feito nos últimos 12 meses.

Espero que vocês tenham percebido que belo indicador e que bela ferramenta é o preço sobre o lucro para precificar um ativo.
Por hoje é só pessoal.

Abraços
Daniel Nigri

  • Thiago Reis

    Excelente artigo

  • Daniel

    Obrigado Thiago

  • Abimael Torcate

    Daniel nesse caso não compensa mais comprar itsa4 equanto não cair o preço ou aumentar o lucro?

    • Daniel

      Seria isso mesmo. Na verdade ainda falta um pouquinho pra chegar nesse ponto. O ponto certo seria o 11,10. (por enquanto)

  • Reinaldo

    Daniel, primeiramente, parabéns pelo site e vídeos do youtube.
    Me diz uma coisa, da onde você retira esse gráfico com histórico de P/L dos ativos? onde posso conseguir isso? No aguardo, abs

    • Daniel

      Eu faço os graficos. Os preços historicos tem no investing.com e os lucros tem ou nos proprios sites na aba planilhas e fundamentos ou no proprio site do fundamentus voce consegue baixar pra excel. Aí é só dividir um pelo outro

  • Rodolfo Molnar

    Gostei muito do artigo e do exemplo, parabéns. Ah, curto muito seus vídeos também.

    • Daniel

      Valeu Rodolfo

  • Misael da Silva

    Mais um artigo de grande valor para nos ensina e tb pelo youtube que cada dia é uma aula de investimento.
    Muito obrigado.

    • Daniel

      Obrigado Misael

  • Edson Coutinho

    Muito útil a sua explicação bem como o uso do índice.

    • Daniel

      Obrigado Edson

  • Eduardo Silva

    Daniel, não ficou muito claro o preco/lucro, por exemplo, itub4. A divisão da 11,44. Mas a ação está 41.04. Como eu sei baseado nele, que está bom pra compra? O resultado é maior que itsa4, mas analisando itub4 sozinho, eu conseguiria saber se está bom?