RENDA EM DIVIDENDOS PARA PAGAR IPTU, IPVA E MATERIAL ESCOLAR

Todo mundo que tem imóvel, carro ou filhos pequenos sabem que o início do ano é um período complicadíssimo em termos de gastos. São várias contas, impostos e taxas que não são usuais no nosso fluxo de despesas mensais. Dentre os mais comuns podemos citar: o pagamento de IPTU (imposto predial), o IPVA (imposto de veículos), material escolar, uniforme escolar, dentre outros.
Agora que terminei de pagar todas as contas deste ano, e li várias reclamações nas redes sociais como aquelas reclamações de sempre: Eu pago cada vez mais impostos e não tenho nenhum serviço decente em troca, dentre outras na mesma linha. Ou outras reclamações do tipo: Esse ano não teve jeito, o material está caro e tive de entrar no cheque especial. Pensei no seguinte: Será que é possível selecionar algumas ações que sejam boas pagadoras de dividendos nos meses de dezembro e Janeiro, que possam gerar uma renda passiva suficiente para cobrir estas despesas do início do ano?
Antes de começar a falar do meu estudo, gostaria de ressaltar que vários destes assuntos que têm virado artigo no site e vídeos no youtube são discutidos e conversados com mais abrangência no grupo de apoiadores do whatsapp. Para fazer parte deste grupo basta clicar aqui e fazer sua contribuição mensal para ajudar o site e o canal a crescer cada vez mais.

Comecei então minha pesquisa. Fui até o site do Guiainvest, e pesquisei os maiores dividend yields dos últimos 12 meses. (dividend yield é o total de dividendos pagos em um período, normalmente um ano, dividido pelo preço da ação). O interessante do dividend yield é que ele mostra o percentual que o investidor teve de retorno em dividendos ou juros sobre capital próprio naqueles 12 meses. Peguei os 40 maiores yields de empresas que negociam mais de 1 milhão de reais por dia. A pesquisa, então chegou até a empresa Valid que tem dividend yield em 12 meses de 3,8%. Veja na foto abaixo os maiores dividend yields em 12 meses.

 

dividendos-para-iptu-ipva01

 

Então o segundo passo, foi calcular quanto cada uma dessas 40 ações pagou de proventos apenas nos meses de dezembro e janeiro. Então para cobrir o IPVA, IPTU e material escolar agora de 2017, foram utilizados os dados de pagamento de dezembro/2016 e de Janeiro/2017. É importante ressaltar que no meu estudo utilizei a data de pagamento dos proventos neste caso e não a data ex (data que a ação passa a negociar sem os dividendos). Descobri então que das 40 ações, apenas 15 delas pagaram proventos em dezembro e janeiro nos anos de 2015 e 2016.

Como quero ter uma renda o mais segura possível irei selecionar apenas estas 15. Já que não adianta termos uma empresa que pagou muito em 2016, mas que não tem constância de pagamentos neste período (entre dezembro e janeiro). O que importa neste momento é sabermos que a empresa tem a cultura de pagar dividendos nestes dois meses do ano, Dezembro e Janeiro. Para o fluxo de receitas casar com o fluxo de despesas de início do ano dos investidores pessoa física.

Segue abaixo a tabela das 15 empresas que distribuíram algum dividendo nos últimos dois anos neste período. Planilha produzida pelo autor:

 

dividendos-para-iptu-ipva02

 

No entanto, algumas ações como smiles, itausa, itau-unibanco e Bradesco, distribuem um valor muito pequeno de dividendos a cada ano neste período. São valores menores que 0,30% nesse período, o que na minha concepção não valeria a pena investir nelas somente com esse objetivo de gerar essa renda.
Excluindo então essas ações temos as seguintes que sobraram e que podem nos gerar alguma renda nesse período de dezembro e janeiro, para passarmos sem dores de cabeça pelo período mais conturbado de despesas: janeiro e fevereiro.

 

dividendos-para-iptu-ipva03

 

Sabemos que seria muito arriscado dividir em apenas 2 ou 3 ações se o nosso objetivo é gerar renda em meses tão específicos. Se uma dessas duas empresas tiver dificuldade em um determinado ano, ou mesmo mude sua política de dividendos, o investidor perderia metade ou um terço de sua renda. Portanto, eu considero que seria mais interessante a divisão entre todas as ações desta lista.

Podemos perceber que algumas empresas fazem distribuições periódicas de dividendos em períodos semelhantes todos os anos, o que nos dá certa previsibilidade para utilizar essa técnica. Se você quiser apurar mais ainda o estudo e reduzir o risco, tente ver se essas empresas pagaram dividendos neste período em 2014, 2013 e 2012 também.
Outra forma de gerar uma renda passiva mais garantida neste período do ano. Seria a compra do título prefixado com juros semestrais do Tesouro Direto com vencimento para 2027, o antigo NTNF 2027. Este título paga juros todo dia 01/Janeiro e todo dia 01/Julho até o vencimento. Esta fonte de renda é mais segura, porque não dependeria da aprovação do conselho de administração das empresas e nem dos lucros das mesmas. Isto é, o vencimento dos cupons de juros já está definido.

Espero que vocês tenham percebido que a bolsa pode ser usada também para nos garantir uma renda para compensar esse descompasso de inicio do ano entre receitas e despesas. No entanto, para se utilizar dessa estratégia precisamos de muita disciplina e começar a pensar em montar essa carteira desde já. O pagamento do ano que vem começa agora!!!
As ações faladas neste artigo não são recomendações. Os únicos aspectos que observei foi geração de dividendos e lucros passados dos períodos de 2015 e 2016. O que seria muito pouco para recomendar. Lembrando sempre que resultados ou dividendos passados não são garantia de resultados ou proventos futuros.

Abs e Bons Negócios
Daniel Nigri