ECONOMIA

Entrevista com o autor do livro Tempo é Dinheiro

Aproveite um bate papo sobre previdência no Brasil. Monte a sua própria previdência e não dependa do INSS.

 

Ibovespa após Temer

Mudança inesperada de cenário na bolsa e nos investimentos de forma geral no Brasil. Veja esse vídeo e saiba como se proteger, para poder aproveitar as melhores oportunidades no futuro.

 

Depósitos Compulsórios

A importância do depósito compulsório na nossa vida e no controle da inflação de uma forma bem simples

Previdência Privada. Onde estão te Enganando

Este vídeo é a continuação do vídeo anterior. Que mostra a parte numérica das previdências

 

Previdencia Privada. Verdades e Mentiras.

Este vídeo é pra quem acha que previdência privada é apenas comparar rentabilidades.

É muito mais que isso.

Vamos falar de divórcio, penhora de bens, morte do beneficiário, herança, morte do participante. Vale muito a pena

E Se Tiver Guerra?

Historicamente em momentos de grande incerteza, o dinheiro sai dos mercados emergentes e vão para os países que são considerados mais seguros. Isso ocorre com os ativos também. O dinheiro sai de ativos mais arriscados e vão para ativos mais seguros, como títulos e metais. Quais os melhores ativos então para se proteger se tiver uma guerra?

Obs: Acho o cenário pouco provável.

 

Orçamento Público Federal

Veja onde o Brasil está gastando o dinheiro arrecadado.

——————————————————————–

A Dívida Publica Federal

Veja como a dívida pública cresceu nos últimos anos, mas como esse movimento já começa a se reverter.

 

———————————————————————

Como o Brasil transformou 3 milhões de libras em 1824 em mais de 4 trilhões de reais de dívida em 2017.

———————————————————————

IPCA

A importância deste índice que corrige, desde os titulos do tesouro, quanto a contratos de aluguel, de contas de luz, agua e até algumas categorias de salários.

 

———————————————————————

O PIB do Brasil no 4T 2016

No vídeo de hoje mostro a implicação do resultado do PIB na bolsa como um todo e em alguns setores.

———————————————————————

Como os juros americanos afetam a nossa bolsa

No vídeo de hoje, mostro que apenas a alta de juros dos EUA não serão suficientes para fazer a Bolsa brasileira cair e nem para que os investidores estrangeiros vendam as ações e voltem para o mercado Norte americano. Vejam os motivos:

Expectativas de Mercado – Boletim Focus

Em vários vídeos falo da relação entre juros, inflação, cambio, desemprego, dívida dentre outros. Mas sempre que fazemos essa relação mostramos o que aconteceu no passado. Como sabemos, o mercado precifica e antecipa o futuro, logo, precisamos tentar antever essas relações do futuro poara ganharmos dinheiro na renda variável, para isso existe o Boletim Focus. Que nada mais é que a média e a mediana das expectativas das maiores casas de analistas do BRasil.

 

Excesso de Liquidez Global

Video que mostra os problemas que podem ser enfrentados pelas duas maiores economias do mundo, causados pelo excesso de liquidez global, que foi usado para proteger as próprias economias da crise de 2008. Obviamente, que caso uma delas tenha algum problema mais grave, o mundo todo será arrastado.

———————————————————————

Ibovespa x Dolar, Correlação Negativa

Neste vídeo eu faço um estudo dos últimos 20 anos do comportamento da bolsa e do dólar. Nos 4 momentos chave da economia ocorridos nesse período, tivemos uma correlação negativa ou inversa bem interessante entre dólar e ibovespa.
1999 – Maxi Desvalorização do Real
2002 – Efeito Lula
2008 – Crise do Subprime e bancária nos EUA
2015/2016 – Impeachment Dilma
O principal objetivo do vídeo é mostrar que até em um período de catástrofe onde a bolsa deve cair muito, é possível proteger a nossa carteira, para depois comprar as ações mais baratas, pós-catástrofe. O dólar é um hedge natural.


Bolha chinesa?

Nesse video, mostro a bolha da China que enxergo, e os motivos que acho que ela não deve estourar agora. (curto prazo)
Ficou um pouco mais longo do que eu gosto mas vale a pena assistir


PIB do Brasil e sua relação com a bolsa

Vídeo macroeconômico que mostra a relação do PIB do Brasil com a valorização ou a desvalorização da Bovespa.
Como os principais itens afetam a economia nacional e o que é preciso melhorar na nossa economia para que a bolsa Brasileira volte a crescer forte.


Elasticidade e suas implicações na bolsa

Vídeo que mostra como o correto entendimento do conceito de elasticidade pode nos levar a bons resultados na bolsa. E como pode nos levar a antecipar alguns movimentos.
Falamos de
Elasticidade Preço x Demanda
Elasticidade Preço x Oferta
Elasticidade Renda x Demanda


Por que os juros são tão importantes

Neste vídeo mostro quais as variáveis que interferem nos juros. Como podemos calcular se um titulo, já está precificado ou não. E os 3 modos que os juros mais interferem na bolsa.


Guerra do dinheiro no mundo

Os governos e os bancos de um lado pressionando pelo fim do dinheiro físico em papel moeda. Ou pelo menos para que se reduza e muito as transações com ele. A idéia é que um mundo apenas com moedas de plástico, é melhor para o combate a corrupção e sonegação, além de custar menos para as Casas da Moeda dos países.

Vou mostrar a importância para as pessoas e a necessidade de se utilizar o papel moeda. Inclusive para as taxas de juros.


Gastos Arrecadação e Dívida Pública

No vídeo de hoje, mostro a importância de controlar os gastos públicos de acordo com a arrecadação. Assim como fazemos com nossas finanças pessoais.
O Vídeo relembra os itens que compõe o PIB pela ótica da demanda.

Mostro dados de 2013 a 2016 de gastos, arrecadação e dívida pública. Mostrando como saímos de uma situação de superavit pra um deficit superior a 150 bilhões de reais.
E também fazemos contas para mostrar que 3 anos de deslizes na política econômica vão causar 10 anos de ajustes na nossa economia.


Como a Inflação e o desemprego afetam a Bolsa

NESTE VÍDEO MOSTRO COMO A INFLAÇÃO AFETA OS JUROS, E COMO ESTE ACABA AFETANDO O NÍVEL DE EMPREGO DAS PESSOAS.
COM JUROS MAIORES E MAIS DESEMPREGO, AS EMPRESAS INVESTEM MENOS E AÍ GERAM LUCROS MENORES E A BOLSA NÃO SOBE COMO UM TODO. O BRASIL ESTÁ INVERTENDO ESSE JOGO.


Tendência para o Ibovespa

Vídeo que mostra os motivos que levam a bolsa a ser a melhor opção de investimento hoje. Analisando os motivos da economia brasileira que podem avançar para que a bolsa suba.


O Nosso canal Dica de Hoje, começou com esse vídeo no dia 30/09/2016, no youtube. Neste vídeo mostrei que o Brasil tinha uma grande possibilidade de crescimento no futuro. Parte desse crescimento já está ocorrendo.

No vídeo eu peguei como exemplo o índice Merval (Bolsa de Buenos Aires). A Argentina é um país emergente como o Brasil, que está na América do Sul como nós, que vinha de um problema grande com a presidente também. E com a expectativa de mudança de presidente, o índice da bolsa de Buenos Aires já tinha subido muito e com a adoção das medidas prometidas pelo presidente Macri, a bolsa de lá finalmente disparou. Na época do vídeo o índice Merval subiu em cerca de 3 anos de 2800 pontos para 16300 pontos. Recentemente o índice Merval já chegou em 18000 pontos. A Argentina, é um ótimo exemplo de como boas políticas públicas podem ajudar as empresas a serem mais lucrativas, a crescerem seus valores, e com isso gerar mais impostos e empregos par ao país como um todo.

No caso do Brasil, eu tentei elencar, os desafios que o novo presidente teria. Cheguei a falar que somente pela expectativa de melhoras, o índice Ibovespa já tinha subido de 37500 pontos na mínima para cerca de 58000 pontos no dia do vídeo.  Hoje em dia o índice já ultrapassa os 65000 pontos.

Dentre os pontos citados de melhorias e desafios para o novo presidente estavam:

  • Redução do Desemprego
  • Reverter a maior retração do PIB da historia (10 trimestres seguidos de queda)
  • Reverter o cenário de estagflação (a inflação já começou a ceder)
  • Redução dos juros, da Taxa Selic
  • Conseguir colocar no eixo os gastos públicos novamente para que as contas públicas se estabilizem e voltem a gerar superávit primário
  • Reforma da Previdência para reduzir os gastos previdenciários crescentes e o déficit da previdência
  • Recuperar o grau de investimento.

 

Nestes pouco mais de 4 meses, desde a estreia do canal, o governo já obteve alguns avanços, como na aprovação do teto dos Gastos Públicos, no início do ciclo de redução da taxa de juros, na queda mais forte da inflação, e na entrega da proposta de uma reforma da previdência, que deve ser aprovada, mesmo que com algumas emendas, neste ano.

O avanço em todos estes campos mostram que o meu cenário base tem sido acertado e estes fazem com que a bolsa já tenha conseguido uma valorização superior a 10% neste período e algumas empresas da minha carteira como Vale5, tenham tido valorização superior a 50%.

Muito obrigado por nos acompanhar no canal.

Abraços

Daniel Nigri