UMA BOA FORMA DE COMEÇAR A INVESTIR

comecar-investir-capa

UMA BOA FORMA DE COMEÇAR A INVESTIR

Neste último fim de semana, fui ao Rio de Janeiro, capital, para uma festa, que minha filha foi convidada, de uma amiguinha da ex-escola dela. Nesta festa reencontrei vários pais e mães que eu já não via há muito tempo, mas um em especial me chamou a atenção.
Ele e a esposa criaram uma página na internet para todo o tipo de festas: festas infantis, festas de 15 anos, casamentos, enfim qualquer tipo de comemoração que envolva chamar muitas pessoas. Clique aqui e conheça a página. ou por aqui. 

Segundo ele, é um novo conceito de lista de presentes em que os convidados não precisam mais ir às lojas comprar presentes, e o dono da festa não precisa trocar depois os itens repetidos e nem precisam escolher antecipadamente o que querem. Outra facilidade é que os noivos / aniversariantes conseguem comprar itens mais caros juntando os valores depositados por todos os convidados. É aquela coisa: é melhor comprar um sofá que ganhar 10 travesseiros, 10 bandejas ou 5 jogos simples de copos. E o principal, sem cobrança de taxas pelos valores depositados. Apenas a taxa do PayPal.

Fiz toda essa introdução por que agora irei introduzir o assunto investimentos: Primeiramente, irei falar sobre festas de casamento, que segundo ele é o principal nicho do FestaBig.

Quando um casal se une e logo após realiza o matrimônio, vários sonhos são divididos entre os dois. Viagens, uma casa melhor, carros, filhos, conforto e muita saúde. Mas, felizmente, ou infelizmente, todos eles têm uma relação direta com dinheiro. E porque não dizer uma relação direta com investimentos também.

Muitas vezes eu percebo em uma consultoria de investimentos que um casal possui vários planos, vários sonhos e muitos objetivos, mas nunca conversaram como poderiam fazer para chegar até eles. Como eles irão fazer essas metas virarem realidade. Se o casal não trabalhar junto em prol desses sonhos, eles irão permanecer no campo do imaginário por diversos anos e, quiçá, pela vida toda.

Alguns autores, inclusive, falam como é importante o casal ter metas conjuntas nos investimentos e na geração de riquezas para a própria casa. Como, por exemplo, o livro: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, do Gustavo Cerbasi.

E é exatamente nesse ponto que a página daquele meu amigo, que foi citado no início, se encaixa.
É claro que, pensando apenas no curto prazo e de forma imediatista, o casal vai preferir comprar uma televisão maior, um sofá mais confortável, o melhor jogo de cama, mesa e banho. Toalhas de algodão egípcio ou melhores, e com isso, gastar todo o dinheiro recebido na festa e arrecadado na página. No entanto, se for um casal com uma visão de mais longo prazo, ele deveria aproveitar essa entrada de dinheiro que a festa rendeu, gastar somente o que for necessário para começarem a vida de casal com algum conforto. Dessa forma, poderá utilizar o restante para começar uma vida com objetivos comuns de longo prazo e com metas bem definidas de valores a aportar nesta conta de investimentos, que pode ser chamada de objetivos do casal.
Essa conta, além de trazer maior estabilidade e segurança pra vida financeira da casa como um todo, trará maiores possibilidades de uma vida melhor no futuro.

 

comecar-investir-01

 

E no caso de festas infantis e de 15 anos, ao invés de comprar mais brinquedos, ou ganhar mais roupas, os pequenos podem ser inseridos em uma cultura de poupança que anda muito em falta no Brasil. Só para ilustrar como falta essa cultura de investimentos e de longo prazo, veja a matéria que eu postei na segunda feira passada na página do facebook do site Dica de Hoje.
Essa inclusive é a melhor idade para começar a incutir essa mentalidade nas crianças. Elas não precisam gastar todo o dinheiro recebido. Uma parte pode e deve ser guardada para, no futuro, fazerem uma viagem internacional, um intercâmbio, ou quem sabe até uma faculdade no exterior. Parece loucura, parece coisa de rico, mas se você tiver aportes mensais e 15 anos de tempo, os juros compostos irão trabalhar a seu favor nos investimentos e não contra você como trabalham nos empréstimos. Tente você implantar essa cultura dentro de sua casa. O Willian, rei do ovos de Atibaia, me concedeu uma entrevista que mostra que essa possibilidade existe até para as pessoas simples e com pouco dinheiro. Mas que tenham foco, disciplina e tempo. Clique aqui e veja novamente a entrevista.

Enfim, eu achei uma ideia extraordinária e se um dia ele ou a esposa quiserem participar de um hangout para apresentarem o FestaBig serei o primeiro a abrir as portas para que eles falem do projeto e sempre puxando para esse viés de investimentos. Sempre pensando que o dinheiro que nós temos hoje não precisa ser totalmente consumido no presente, ele pode ser guardado para gerar um consumo maior ainda no futuro.
E essa estratégia além de gerar bons retornos financeiros para toda a família, ainda gera um convívio maior coletivo. Se você gostou da ideia e está montando uma festa por agora, clique aqui e veja como fazer a pagina da sua festa com desconto especial.

Queria convidar vocês para conhecer a nova área de membros do site Dica de Hoje. Que possui 5 estratégias para que você possa otimizar e melhorar seus resultados. Todas elas explicadas por vídeos e com carteiras já pré-montadas para você fazer apenas o simples. Entrar no home-broker e comprar as ações. Essas carteiras serão atualizadas mensalmente.

Além disso, existe uma área Gold em que eu montei uma carteira chamada Dica de Hoje Restrita, desde o dia 15/03, e aí sim simulando uma carteira real com dinheiro para novas oportunidades, diferença de quantidade de ações, por causa do risco de cada uma. Enfim, uma gestão ativa, com relatórios todo fim de semana e um vídeo toda quarta feira, analisando de forma completa e calculando preço justo de cada uma das ações do Ibovespa, e não apenas as da carteira Dica de Hoje Restrita. A escolhida dessa semana foi Localiza (Rent3). Se quiser assinar com um desconto especial de inauguração clique aqui.

Abraços e Bons Investimentos
Daniel Nigri analista CNPI

  • Usuario1

    Artigo que tem jabá eu nem leio