POR QUE VOCÊ ESTÁ INVESTINDO?

porque-voce-esta-investindo-capa

    Por que você está investindo?

 

Sabemos que o investimento nada mais é que deixar de realizar um consumo no presente para realizar um consumo maior no futuro. Seja qual for o valor do investimento e o prazo dele, este sempre visa um consumo maior em alguns meses, anos ou décadas. Ninguém, em sã consciência investe R$ 1000,00 hoje para sacar os mesmos R$ 1000,00 daqui a 10 anos.

Mas por que eu estou falando isso?

Lá na área de membros do site Dica de Hoje, clique aqui eu tenho dentro da área da Carteira Dica de Hoje, restrita apenas para assinantes, uma parte com relatórios semanais, em que cada um desses relatórios possui 4 partes.

  • Algo interessante que você precise saber
  • Oportunidades da Semana – oportunidades de Curto prazo em Renda Fixa e Renda Variável
  • A Semana na Bolsa – Eu discorro sobre as principais notícias da semana e o andamento do índice Bovespa
  • A Nossa Carteira – Análise sobre as ações que compõem a carteira Dica de Hoje Restrita Gold.

A carteira tem rendido bem acima do CDI e do Ibovespa, mas como tem apenas quatro meses e meio, prefiro não falar nada sobre rentabilidade ainda. O que eu quero falar hoje é sobre essa segunda parte. A que eu intitulei de Oportunidades da Semana.

 

porque-voce-esta-investindo-01

 

Nesta segunda parte dos relatórios, eu tenho tido um resultado muito bom. Segue abaixo as ações que eu tinha recomendado na semana anterior e seus resultados na semana passada.

Vemos que as ações indicadas em uma semana tiveram resultados expressivos. Retornos entre 4,5% e 13% em uma semana, contra uma alta de 1,26% do índice Bovespa. Obviamente, que esse foi um ponto fora da curva, mas constantemente as oportunidades têm tido resultados melhores que o Ibovespa. Clique aqui vire um Membro Gold e tenha acesso a esses relatórios com preço ainda promocional. E se por qualquer motivo, não gostar das análises em vídeo e nem dos relatórios pode realizar o cancelamento.

Então muitas pessoas têm começado a me enviar e-mails querendo saber com antecedência, ou querendo descobrir quais serão as oportunidades da semana.

Na minha opinião, estão focando de forma errada, o ideal é que o objetivo principal seja na carteira de longo prazo e é sobre isso que eu quero falar hoje.

Se você tem mais dez ou vinte anos de investimentos, por que focar em oportunidades de uma semana?

Essas oportunidades, têm um público cativo, que é importante, mas dificilmente ela trará resultados tão expressivos no longo prazo quanto a carteira Dica de Hoje Restrita.

Isso ocorre por diversos fatores, cito aqui alguns:

  • Nas oportunidades você fica girando a carteira toda a semana, pagando com isso taxas de corretagem e mesmo que estas sejam baratas em sua corretora ou o seu volume seja alto, você vai pagar emolumentos e taxas.
  • Dificilmente uma pessoa irá colocar todo o dinheiro dela, mesmo que seja apenas por uma semana, em ações com fundamentos ruins, como Unicasa e Via Varejo que foram duas das recomendações da semana passada. Portanto o ganho relativo pode ser grande, mas o ganho absoluto não é.
  • Dificilmente, por mais estudioso que eu seja, eu não irei conseguir adivinhar a semana exata que uma ação irá disparar. Embora eu perceba potencial em algumas, elas podem demorar meses ou até anos pra subir.

 

Por isso, eu peço a vocês. Tenha o seu foco na carteira de Longo Prazo, essa sim será determinante para o sonho de consumo ou para a aposentadoria de vocês. Esta sim irá fazer com que vocês tenham menos preocupação no futuro. Se quiser colocar 5% ou 10% do total nas oportunidades, tudo bem. Mas não mais que isso.

 

E esta questão me leva a um outro questionamento que é exatamente o título deste artigo.

Por que você está investindo agora?

Posso assegurar que mais da metade das pessoas que eu faço essa pergunta, e faço essa pergunta em quase todas as consultorias, respondem que é pra ganhar mais dinheiro.

Eu acho que esse é um objetivo muito vago e incompleto. Para mim, o dinheiro é um meio para comprarmos algum produto / serviço, ou termos menos preocupações, mas nunca o objetivo final.

É engraçado que as pessoas tem facilidade de associar os investimentos ao dinheiro que ele pode trazer, mas não os associa a seus sonhos que esse dinheiro pode comprar. E essa deveria ser a principal meta.

Eu percebo muito que aqueles investidores que falam assim: Eu quero investir para:

  • Meu filho poder estudar fora
  • Para comprar o carro XYZ
  • Para me mudar de casa
  • Para parar de trabalhar mais cedo
  • Para poder viajar uma vez por ano

 

Ou qualquer outro objetivo palpável, tem mais chance de conseguir chegar à sua meta. Enquanto as pessoas que focam no dinheiro, costumam ficar pulando de galho em galho, gerando corretagem para as suas corretoras e tendo retornos pífios no longo prazo.

Eu costumo comparar muito isso ao trabalho também. As pessoas que trabalham porque acham o trabalho chato, mas precisam de dinheiro, normalmente fazem um serviço pior e crescem menos nos seus respectivos trabalhos. Enquanto, aquelas pessoas que fazem com algum objetivo maior de crescer como pessoa, ou de fazer a empresa subir de patamar, por exemplo, costumam ter promoções ou são as últimas da fila a serem despedidas.

Conclusão:

O grande ensinamento que eu passo aqui, após conversas, mais de 100 consultorias e a vivência com muitas pessoas é que:

Coloque objetivos para seus investimentos, e alcançando eles premie-se.

Se você tem dificuldade de focar em um objetivo muito longo, coloque objetivos menores, mas não tão curtos que você possa se sentir mal, caso aconteça outro circuit breaker, como na tabela abaixo. Certamente, você ficará menos ansioso em ganhar todo mês, toda semana e todo o dia, e ficará girando menos o patrimônio, o que já será um grande ganho pro seu futuro. Menos dinheiro pra corretora e mais dinheiro para você e para sua família.

 

porque-voce-esta-investindo-02

 

As ações estão subindo e em breve poderá ser necessário fazer proteções na carteira de longo prazo. Para isso não vejo nada melhor que opções para fazer isso de forma rápida, segura e barata. Então, estarei fazendo um hangout completamente gratuito nesta terça feira dia 01/08/2017 as 21:00 no nosso canal Dica de Hoje no Youtube explicando o que são opções. Peço a vocês que não perca. Clique aqui e acompanhe.

Como eu não tenho cursos para ensinar sobre ações, eu andei pesquisando e descobri dois que eu gostei e indico. Mas eu sempre deixo claro que o mercado de ações é um universo muito extenso, e nenhum curso conseguirá abranger todo o mercado. Portanto, muitas vezes é necessário fazer mais de um, e ainda ter muita leitura de livros e de informações na área de Relacionamento de Investidores (RI) por conta própria.

Curso Começando na Bolsa de Valores

Investidor de Sucesso – Clique aqui 

E eu só indico cursos que garantem seu dinheiro de volta em caso de desistência por não gostar do material.

 

Abraços, Bons Investimentos e Seja já um Membro Gold

Daniel Nigri   CNPI

 

 

  • Usuario1

    Cara, fazendo uma crítica construtiva: não adianta escrever artigos se sempre vc vai citar que a ideia principal está na área “gold” de membros. Assim desanima e não é qualquer um que tem grana pra assinar uma área exclusiva

    • Daniel

      Obrigado pela intervenção. Mas tem muito mais informação que apenas a área Gold.
      Inclusive o objetivo do artigo é fazer as pessoas focarem mais no longo prazo e girarem menos a carteira para evitar custos desnecessários de corretagem.
      Pena que meu objetivo não foi alcançado.

      • Edilson Fontes

        Daniel não desanime pq nem todos que visualizam suas postagens acham isso, eu por exemplo visualizei mais o fato de vc tá dando um conselho p uma vida toda, pois quando temos objetivos é bem mais provável que consigamos alcançar. Fé na missão.