Copel informa sobre nova política de dividendos e avanços na governança

0
22

Copel informa sobre nova política de dividendos e avanços na governança

A Companhia Paranaense de Energia – Copel (CPLE3, CPLE5, CPLE6) informou na noite desta quarta, 20, que seu  conselho de administração aprovou em reunião realizada nesta data o encaminhamento da proposta de reforma do Estatuto Social para deliberação da Assembleia Geral de Acionistas.

A proposta contempla significativos avanços em sua governança corporativa.

Entre as medidas propostas estão: desdobramento de ações na proporção de 1 para 10; o possibilidade de conversão de ações na razão de 1 ON para 1 PNB (e vice-versa); formação de UNITs compostas por 5 ações de emissão da companhia, sendo 1 ON (CPLE3) e 4 PNB (CPLE6).

A proposta também inclui: adesão ao Nível 2 de Governança Corporativa da B3 que estabelece  Tag along de 100% para as ações ordinárias e preferenciais, conferindo tratamento equitativo aos acionistas da companhia; o direito de voto para os acionistas preferencialistas em assuntos que tratem de transformação, incorporação, cisão ou fusão da companhia.

A migração ao nível 2 de Governança Corporativa da B3 está condicionada à realização e liquidação de oferta pública de distribuição secundária de ações ou de UNITS de titularidade do Estado do Paraná́e de emissão da Companhia.

Nova Política de Dividendos

O conselho de administração também aprovou, em reunião realizada nesta data, a nova Política de Dividendos.

Abaixo você confere a íntegra do fato relevante enviado ao mercado.

A companhia marcou para esta quinta, 21, uma teleconferência com investidores para esclarecer a Nova Política de Dividendos.

Será às 12h e o acesso estará disponível no site de Relações com Investidores Investidores (ri.copel.com) e nesse link.

A seguir leia a íntegra do fato relevante da Copel

“A Companhia Paranaense de Energia – COPEL (“Companhia”), empresa que gera, transmite, distribui e comercializa energia, com ações listadas na B3 (CPLE3, CPLE5, CPLE6), na NYSE (ELPVY, ELP) e na LATIBEX (XCOP), comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que o Conselho de Administração da Companhia (“CAD”) aprovou, em reunião realizada nesta data, a nova Política de Dividendos da Copel (“Nova Política”).

A Nova Política tem o objetivo de proporcionar mais transparência e previsibilidade do fluxo de pagamentos de proventos aos acionistas, definindo criteriosos parâmetros que preservam as diretrizes estratégicas e financeiras da Companhia de médio e longo prazo, sendo eles:

• Limites para Índice de Alavancagem Financeira = Dívida Líquida/EBITDA (“Alavancagem”);

• Preservação do Fluxo de Caixa Disponível (“FCD”), sendo o FCD o caixa gerado pelas atividades operacionais, deduzidos dos investimentos realizados (“CAPEX”) no período (FCD = Caixa Operacional – CAPEX);

• Aumento na frequência de distribuição de 1 para, no mínimo, 2 eventos de pagamentos no ano. Desse modo, considerando o nível de endividamento, a geração de caixa operacional e o CAPEX, as propostas de dividendos regulares serão calculados conforme os critérios abaixo: a) Alavancagem abaixo de 1,5x = 65% do Lucro Líquido Ajustado b) Alavancagem entre 1,5x e 2,7x = 50% do Lucro Líquido Ajustado c) Alavancagem acima de 2,7x = 25% do Lucro Líquido Ajustado Com o objetivo de preservar a capacidade de investimentos sustentáveis, os valores calculados acima estarão sempre limitados pelo FCD, exceto o dividendo obrigatório.

Adicionalmente, a Companhia buscará não ultrapassar a alavancagem de 2,7x.

A Nova Política é mais um passo relevante na melhoria de Governança Corporativa e na disciplina de alocação de recursos, buscando otimizar a estrutura de capital e fortalecer o alinhamento entre todos os acionistas da Companhia, indistintamente.

Desse modo, a Companhia informa que as propostas de distribuição de dividendos a serem realizadas pela administração, mesmo em relação às reservas de lucros, incluindo aquela mencionada no FR 01/21 de 08.01.21, respeitarão os parâmetros estabelecidos na Nova Política. 

O documento completo está disponível no site de Relações com Investidores da Companhia. Os esclarecimentos sobre a Nova Política de Dividendos poderão ser feitos na teleconferência com investidores que a Companhia realizará amanhã (21.01.21), às 12h, cujo acesso estará disponível no site de Relações com Investidores (ri.copel.com)”.

RI/ Finance News

Lançamento

As vagas do TCP 2021 estão abertas oficialmente.

Pagina completa do TCP2021 (Veja os detalhes)

Com o início de um novo ano, é o momento certo para você mergulhar num treinamento como este, que reúne tudo o que você precisa para crescer seu patrimônio de forma consistente.

Ele te ajudará a detectar excelentes oportunidades no mercado de ações e Fundos de Investimento.

Além do seu acesso ao treinamento completo e recomendações de ações, você ainda levará de bônus:

Bônus 1 – Grupo do TELEGRAM (25/01 a 25/04)

Bônus 2 – Monitoria das ações de outros TCPs

Bônus 3 – Acesso 3 meses Carteira Z / SMALL CAPS

Bônus 4 – LIVE com Werner Roger

Pagina completa do TCP2021 (Veja os detalhes)