Pesquisar

Carteira de Graham – Trocar ou Manter os Ativos?

Carteira de Graham – Trocar ou Manter os Ativos?

Muitas pessoas, principalmente novos assinantes da Área de Membros, tiveram dúvidas recentes sobre as nossas carteiras calculadas e por isso resolvi escrever esse artigo.

Para quem não sabe na Área de Membros, além da Carteira Dica de Hoje, da Carteira de Fiis e das 4 carteiras de Fundos de Investimentos, ainda temos 7 carteiras calculadas, em que nessas não existe interferência de nenhum analista ou pessoa da equipe Dica de Hoje.

Os critérios foram estabelecidos de acordo com livros de grandes investidores, ou de acordo com a minha experiência e nós apenas calculamos mensalmente as 10 melhores de acordo com os critérios pré-estabelecidos.

 

Por que as carteiras são calculadas mensalmente?

Porque, todos os meses, temos de 200 a 300 novos assinantes que precisam ter acesso a carteiras novas com cálculos recentes.

E porque assinantes antigos, podem ter recebido um dinheiro extra e precisam também de cálculos recentes para fazer seus aportes.

A rentabilidade das carteiras têm sido, desde o início do projeto, bastante expressivas, como pode ser visto na imagem abaixo, mas nada garante que continuará dessa forma no futuro. O modelo ainda não foi submetido a um teste de stress em um mercado baixista forte.

carteira-de-graham-01

 

[feature_box_creator style=”1″ width=”” top_margin=”” bottom_margin=”” top_padding=”” right_padding=”” bottom_padding=”” left_padding=”” alignment=”center” bg_color=”” bg_color_end=”” border_color=”” border_weight=”” border_radius=”” border_style=”” ]

Todas as carteiras ganharam do Ibovespa nesse período, sendo que 3 delas tiveram retornos superior ao dobro do Ibovespa.

[/feature_box_creator]

 

E isso tem levado as pessoas a um erro

Acreditar que o Daniel prioriza a compra e a venda de ações e não o foco no Longo Prazo. Cabe ressaltar que em média de 6 a 8 ações se repetem de um mês para o outro, visto que os critérios são os mesmos e os fundamentos não se modificam tão rápido.

Então, o nosso artigo de hoje será mostrar que as carteiras funcionam também se você mantiver as ações compradas no longo prazo, inclusive se você tiver comprado uma das primeiras carteiras a mais de 18 meses atrás e não tiver vendido nenhuma das ações.

Para este exemplo do artigo de hoje usaremos a Carteira de Graham que desde 14/07/2017, alcançou a incrível marca de um crescimento superior a 200% contra 56,4% do Ibovespa. O trajeto percorrido de rentabilidade foi o apresentado abaixo, no gráfico:

 

Importante ressaltar que de Abril de 2018 a Setembro de 2018, a carteira de Graham teve rentabilidade negativa, ou seja, ela sentiu a queda da bolsa após a Greve dos Caminhoneiros e o período pré-eleitoral.

 

A primeira carteira de Graham que montamos no dia 14/07/2017, foi a carteira abaixo:

carteira-de-graham-03

 

Podemos ver que quem comprou aquela carteira e não fez mais nada e apenas deixou aquelas ações paradas ganhou até o momento 136,64%, contra 52,41% do ETF BOVA11 (ETF que investe nas ações do Ibovespa com grau de correlação superior a 98%) e 56,40% do Ibovespa, ou seja, ela performou menos que a troca de carteiras mensalmente, mas teve uma ótima rentabilidade superando o Ibovespa.

 

A segunda carteira de Graham que foi montada em 04/08/2017, para iniciar em 07/08/2017 e é apresentada na imagem abaixo.

Esta carteira teve uma performance bem aquém das outras que mostraremos no artigo de hoje e mesmo assim teria rendido um pouco a mais que o ETF BOVA11. 52,10% contra 45,33%.

Eu realizei esse estudo para as 8 carteiras de Graham que já estão com mais de um ano. Estou considerando um ano ou mais como longo prazo, embora o melhor seria considerar 5 anos ou mais. Mas o projeto ainda não tem 5 anos.

carteira-de-graham-04

 

De acordo com a tabela acima, vemos que a rentabilidade acumulada trocando as carteiras mensalmente suplantou a de manutenção da carteira por períodos prolongados em todas as 8 carteiras.

No entanto, manter a carteira de Graham sem se preocupar em olhar o home-broker todo dia foi bastante lucrativo também. Nas 8 carteiras a rentabilidade foi maior que a do ETF BOVA11. Ou seja, a carteira calculada funciona para aquele investidor que não pretende vender e nem pretende ficar comprando e vendendo todos os meses.

 

[epico_capture_sc id=”2764″]

 

 

Mas por que a carteira trocando rendeu mais que a de Longo Prazo?

 

A minha opinião é que trocar as ações todos os meses, nos faz estar comprados todos os momentos nas ações mais descontadas e com maior margem de segurança frente ao valor intrínseco de Graham.

Desta forma, vemos que no início tivemos recomendação de Unipar que subiu mais de 600%. Certamente, hoje a margem de segurança dela já é menor. Outra empresa como Fertilizantes Heringer (FHER3) que estava com bons números em 2017, pediu recuperação judicial agora em 2019.

Modificar as ações, te livra desses problemas, porque essas ações quando viram para prejuízo já não conseguem mais entrar na carteira de Graham. Também tivemos um longo período de recomendação de Eicatex (EUCA4), até que em um determinado momento ela passou a gerar prejuízo, e imediatamente ela saiu da nossa carteira.

 

A carteira de Janeiro de 2019, por exemplo, que foi a anterior a atual, já tem muitas modificações frente a primeira apresentada aqui, mas mesmo assim ainda guarda 5 ações iguais:

  • CPLE3
  • QGEP3
  • ABCB4
  • MTSA4
  • FESA4

 

Apenas para apimentar mais o estudo…

Em Setembro de 2018, eu fiz um estudo similar neste artigo, clique aqui e naquela ocasião, o resultado foi o oposto. Mostrava que manter a carteira dava um resultado maior que ficar girando. Então eu começo a chegar a conclusão que alterar a carteira uma vez por ano seja o melhor ponto. Ainda não é conclusivo, mas eu me aproximo deste número.

carteira-de-graham-06

 

Vê-se que a carteira de Agosto/2017 realmente foi ruim e este é um grande risco para quem monta a carteira e mantém por um longo prazo.

Pegar uma carteira mal montada em um determinado mês, pode ser um problema grande.

A Grande conclusão é que os fundamentos das empresas mudam e você precisa ter uma gestão ativa da sua carteira. Se você não quiser movimentar todos os meses porque você prefere focar no seu trabalho, tudo bem. Mas você não pode comprar a carteira de Graham e esquecer. Ao menos uma vez por ano, você deve modificar a sua carteira para a mais atual e que estão com os fundamentos sólidos e recém calculados.

Para ter acesso a todas essas carteiras calculadas e as outras citadas no início e passar a investir como os profissionais fazem, clique aqui e vire Membro Gold e tenha acesso a todo o nosso conteúdo da Área de Membros.

 

[feature_box_creator style=”1″ width=”” top_margin=”” bottom_margin=”” top_padding=”” right_padding=”” bottom_padding=”” left_padding=”” alignment=”center” bg_color=”” bg_color_end=”” border_color=”” border_weight=”” border_radius=”” border_style=”” ]

Não percam uma live hoje às 20:00 com o gestor Cesar Paiva do Fundo Real Investor. Quem acompanha os outros gestores no twitter sabem que ele é chamado de Warren Buffet brasileiro, por causa da rentabilidade expressiva de seu fundo que pode ser visto na imagem Abaixo, e por utilizar a técnica do Value Investing para comprar ações e para descobrir as assimetrias favoráveis.

 

O link para assistir a live é este aqui. Não percam. Lembrando hoje 21/02/2019 às 20:00 horas.

[/feature_box_creator]

 

Abraços e Bons Investimentos

 

Daniel Nigri