O Brasil é aquele país emergente que, muitas vezes, parece que nunca vai emergir.
Você também já deve ter visto a frase que diz que o Brasil é o país do futuro. Inclusive, tem um livro que leva esse título.
Mas esse futuro parece que nunca chega. Já falam isso há tanto tempo!
Por isso, todo mundo que é investidor, ou que planeja investir, já sabe a importância de ter uma parte do seu patrimônio lá fora, rendendo em dólar ou euro, por exemplo.
Isso me fez lembrar do Renato, um assinante do Dica de Hoje que direciona seu patrimônio 100% para o Brasil e que sempre me procura querendo saber se é uma boa hora para investir lá fora.
Eu sempre digo para evitar tentar acertar o timing, e que mesmo nos pontos mais altos do passado recente, quem entrou está ganhando dinheiro com seus investimentos do exterior.
O engraçado é que passa um mês, dois, a bolsa lá fora sobe mais um pouco, e lá vem ele me perguntar novamente. Quando eu finalmente acho que ele começou, surge a mensagem de novo no WhatsApp:
Não estou aqui querendo julgar ninguém.
É super normal pensar: “vou esperar cair para comprar”, ou “já subiu muito, deve ser bolha”.
Ainda mais quando as manchetes são basicamente essas da imagem abaixo:
Fonte: Estadão
A manchete acima foi da última sexta-feira, as altas continuam e os questionamentos também.
Por isso, vou mostrar abaixo porque o Renato deve começar a investir no exterior o mais rápido que puder. Se você está na mesma situação, isso vai servir para você também.
Vou continuar com o exemplo do S&P 500, que é o melhor balizador que podemos utilizar quando falamos de investimentos lá fora.
Fonte: Google Finance / Elaborado pela Equipe Dica de Hoje
Na imagem acima, selecionei 4 dos pontos mais altos do índice no intervalo de 2016 a 2020.
Se o Renato tivesse investido no ponto mais alto do índice em 2016, teria tido um ganho de 72% até hoje. Ah… em dólar. Em reais, seriam mais de 110%.
Do início de 2018 até hoje, outro ponto alto, o ganho teria sido de 40%, novamente e sempre nesse parágrafo, em dólar. No próximo ponto, a rentabilidade foi de 33% e, no último, de janeiro de 2020 até hoje, o resultado seria uma rentabilidade de 18%.
Hoje, como podemos ver no fim do gráfico, estamos novamente no ponto mais alto, mas isso não quer dizer que a bolsa não vai subir mais.
A história, principalmente da bolsa americana, mostra que no longo prazo a bolsa sempre cresceu.
Para provar esse outro ponto, segue abaixo o gráfico desde 1981:
Fonte: Google Finance
Eu sei que você pode achar que “dessa vez vai ser diferente” e que agora a bolsa lá de fora vai cair e o Brasil vai despontar e se tornar uma grande potência.
Eu até acredito que o Brasil realmente vai melhorar, mas acho improvável o cenário externo ficar ruim. Pode ser que algumas empresas venham a ter uma queda, mas uma parte considerável está muito saudável e vem apresentando resultados melhores a cada trimestre.
O Google, por exemplo, divulgou resultados na semana passada e vieram muito melhores do que o mercado esperava, e a ação subiu bastante desde então. Quem seguiu nossa recomendação da carteira de BDRs pegou todo esse crescimento.
Fonte: SeuDinheiro
Por outro lado, tem empresas que também divulgaram excelentes resultados, mas que a ação não se moveu desde então.
Isso aconteceu por diversos motivos, e que, em alguns casos, na minha opinião, estão apenas atrasando o crescimento que virá, mais cedo ou mais tarde.
Por isso, nesta semana irei justamente incluir uma dessas empresas em nossas carteiras de Stocks e de BDR’s. O resultado veio espetacular, mas a ação andou de lado, por alguns ruídos que acredito que não prejudicarão a empresa no longo prazo.
Caso você queira conhecer mais nossas 5 carteiras de investimentos no exterior (pelo preço de uma), saber mais dessa nova empresa junto com nossos atuais assinantes e ter acesso a todo nosso conteúdo e recomendações de investimentos no exterior, é só clicar aqui para assinar.
Das 5 carteiras, 4 delas são para investimentos diretamente no exterior e a quinta carteira, e mais recente, para investimento via BDR, que pode ser realizado da sua corretora aqui do Brasil. Sim, a mesma que você já usa para comprar as ações brasileiras.
Se não for dessa vez que você vai começar (espero que pelo menos seja a vez do Renato), você pode ao menos me seguir nas redes sociais, que bateremos um papo. Estou começando a postar mais sobre investimentos no exterior por lá. É @raphaelrocharf.
Abraços e bons investimentos,
Raphael Rocha.
Confira a carteira Dica Internacional
Não deixe de diversificar seus Investimentos.
Uma carteira de REITS e quatro de ações
Os detalhes estão na pagina abaixo.