Pesquisar

De Olho no Óleo – Panorama Semanal do setor de Petróleo e Gás Natural

Panorama Semanal do setor de Petróleo e Gás natural (14 a 20/março/2021)

(Por: Leo Bittencourt)

– “Superciclo do petróleo é improvável devido a amplos estoques e oferta”, diz Agência Internacional de Energia:

Os preços do petróleo não devem ter uma alta dramática e sustentada mesmo com vacinas que devem impulsionar a demanda mais à frente neste ano, informou a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta quarta-feira (17/março), ao destacar que o mundo continua inundado de petróleo. “O forte rali do petróleo para perto de 70 dólares o barril gerou rumores sobre um novo superciclo e uma iminente escassez de oferta. Nossos dados e análises sugerem outra coisa”, disse a IEA em relatório mensal.

Para começar, os estoques de petróleo ainda parecem amplos comparados aos níveis históricos, apesar de uma estável redução… além desse colchão dado pelos estoques, acumulou-se um volume significativo em capacidade ociosa como resultado dos cortes de oferta da Opep+. A perspectiva de uma demanda mais forte e a continuidade das restrições de produção da Opep+ apontam para um significativo declínio de estoques no segundo semestre”, disse o órgão com sede em Paris. “Por enquanto, porém, há petróleo mais que suficiente em tanques de armazenamento e debaixo da terra para manter os mercados de petróleo adequadamente abastecidos.”

Ainda segundo a agência, a demanda global neste ano deve recuperar cerca de 60% do volume perdido durante o pior momento da pandemia de Covid-19, em 2020. Mas mudanças em padrões de viagens e no trabalho causadas pela pandemia, assim como metas de baixo carbono de governos, devem trazer implicações de longo prazo para as perspectivas de demanda. A IEA reduziu sua projeção para a demanda por petróleo em 2025 em 2,5 milhões de bpd ante previsão do ano passado. A demanda deve retomar níveis pré-crise vistos em 2019 apenas em 2023, segundo a agência. (Fonte: Reuters)

– Pré-sal atinge recorde de 73% da produção nacional de petróleo e gás em fevereiro:

A participação do pré-sal na produção nacional de petróleo e gás natural atingiu em fevereiro o patamar recorde de 73,14%, segundo divulgou na última quarta (17/março) a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com a agência reguladora, foram produzidos no pré-sal no mês passado 2,6 milhões de barris de óleo equivalente por dia, medida que considera tanto a produção de petróleo quanto a de gás. Já a produção total brasileira foi de 3,55 milhões de barris por dia. Segundo a ANP, somente o Campo de Tupi, o maior produtor nacional, respondeu por 32,8% da produção brasileira, com 1,2 milhão de barris de óleo equivalente por dia. Já o Campo de Búzios, o maior da Cessão Onerosa, correspondeu a 19% da produção nacional, com 673 mil barris de óleo equivalente por dia. (Fonte: Vinícius Lisboa – Agência Brasil)

– Governo dá aval para a Shell importar GNL de diversos países para o Brasil:

O governo brasileiro autorizou a Shell Energy do Brasil Gás (unidade local da petroleira anglo-holandesa Shell) a realizar importações de gás natural liquefeito (GNL) de diversos países mirando o mercado brasileiro. A autorização foi concedida pelo Ministério de Minas e Energia envolvendo volume total a ser importado de até 36,5 milhões de metros cúbicos em GNL, segundo publicação no Diário Oficial da União de quarta-feira (17/março). A permissão para as operações será válida até 31 de março de 2024 e limitada apenas a negócios envolvendo gás liquefeito. A Shell apontou que o GNL será transportado por meio marítimo e terá como mercado potencial o segmento de usinas térmicas, distribuidoras de gás e consumidores livres. O local de entrega no Brasil será o terminal de regaseificação da Baía de Todos os Santos, em Salvador, na Bahia.

O governo também concedeu aval para importações de gás de outras empresas: a Gas Bridge Comercializadora (empresa que está assumindo a operação do campo de Manati (na Bahia) após aquisição das participações que pertenciam a Enauta, PetroRio e Petrobras) foi autorizada a importar até 25,6 milhões de metros cúbicos de GNL de diversos países para atendimento ao mercado no Nordeste e Sudeste, também com local de entrega no terminal em Salvador, Bahia. A permissão é válida até 2024.

A Gerdau Summit Aços Fundidos e Forjados e a Gerdau Aços Longos também conseguiram aval para importações da Bolívia, com a primeira empresa autorizada a trazer até 150 mil m³/dia e a segunda empresa fará importações de até 50 mil m³/dia para duas unidades do grupo e de até 100 mil m³/dia para outra. Ambas logísticas acontecerão pelo gasoduto entre os dois países, com ponto de entrega próximo à Cidade de Corumbá (MS). As autorizações também valem até 2024. (Fonte: Reuters) (Eu explico a história da fundação da Shell no livro Ouro Negro)

– Estoques de Petróleo nos EUA:

Na última quarta-feira (17/março) foram divulgados os números dos estoques semanais de petróleo bruto dos EUA pela agência “Energy Information Administration (EIA)”. Na semana passada foi registrado mais um aumento de 2,39 milhões de barris, em comparação com as expectativas dos analistas de uma alta de 2,96 mil barris.

Parece que o massacre do petróleo no Texas, se podemos chamá-lo assim, finalmente acabou com a produção e o refino está voltando a números mais normais após semanas de oscilações massivas”, disse o analista Barani Krishnan do Investing.com.

Os estoques de destilados, que incluem diesel e óleo de aquecimento, aumentaram 255.000 barris na semana contra as expectativas de uma queda de 3,379 milhões de barris. Os estoques de gasolina aumentaram 472.000 barris na semana passada, disse a EIA, em comparação com as expectativas de uma queda de 2,996 milhões de barris.

O refino de petróleo foi de 1,123 milhão de barris demostrando uma boa recuperação, com uma taxa de utilização de 76,1% da capacidade, em comparação com os 69% da semana anterior e os terríveis 56% no relatório da primeira semana após a tempestade no Texas. A produção americana se estabilizou para acompanhar a tendência de refino e ficou na faixa de 10,9 milhões de barris diários. (Fonte: Investing.com)

– Número de sondas americanas em atividades:

Ontem foi divulgado, pela empresa de serviços de energia Baker Hughes, a contagem do número de sondas de perfuração em atividade nos EUA. A contagem desta semana registrou um aumento de 9 sondas em relação semana passada, chegando a um total de 318 sondas de perfuração em atividade. Na semana retrasada esta contagem tinha alcançado 309 sondas com redução de 1 sonda. Esses dados indicam um sinal de retomada da produção americana de Shale-Oil, no entanto, ainda está bem longe de recuperar os números de antes da pandemia, quando registrava em março a faixa de 680 sondas em atividades. Vamos ficar de olho! (Fonte: EUA – Contagem de Sondas Baker Hughes – Investing.com)

– Panorama Semanal do preço do Barril do Petróleo:

Os preços do petróleo avançaram 2% na sessão de sexta-feira, recuperando parte das perdas da sessão de quinta-feira, quando as cotações foram pressionadas por um aumento no número de casos de coronavírus na Europa que, por sua vez, deu lugar a novos bloqueios, diminuindo as expectativas de uma recuperação iminente na demanda por combustíveis. Ambos os contratos de petróleo haviam registrado queda de quase 7% só na quinta-feira. Esta semana foram registradas as maiores queda diárias desde junho de 2020, e seguindo cinco baixas seguidas, o que não ocorria com o Brent desde setembro passado e com o WTI desde fevereiro de 2020.

Diversas economias europeias de grande porte tiveram de impor novos lockdowns em meio à alta nos casos, enquanto os programas locais de vacinação perdem tração devido a temores de efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca, que vinha sendo amplamente distribuída na Europa. Somado a isso, foi registrado um quarto aumento semanal consecutivo nos estoques de petróleo nos EUA além da alta do dólar, fatores que adicionaram nervosismo ao mercado.

O mercado havia precificado o melhor cenário possível para a recuperação da demanda. Todo mundo estava celebrando o avanço das vacinas e a redução das restrições“, disse John Kilduff, sócio da Again Capital em Nova York. “Agora, as coisas saíram do trilho quase que completamente na Europa. Os lockdowns na Polônia e Itália atingem o coração de toda essa narrativa de recuperação de demanda e as teses que haviam dado impulso aos preços“, acrescentou.

A notícia boa que aliviou e ajudou a alta de ontem, foi que nesta sexta, países como Alemanha e França retomaram a utilização da vacina AstraZeneca, e outros já tem o retorno planejado.

Os contratos futuros do Brent para o mês de maio/2021, terminaram o dia com uma alta de 2,01%, encerrando o dia negociados a US$ 64,55 o barril na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres. preços do WTI para o mês de abril/2021 apresentaram uma alta de 2,43%, sendo negociado a US$ 61,46 o barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex). No acumulado semanal, a referência global Brent apresentou uma queda de -6,75% e a referência americana WTI queda de -6,33%. (Fonte: Reuters / Investing.com / Estadão Conteúdo)

DESCUBRA O PODER EXPLOSIVO DAS SMALL CAPS! CONHEÇA A NOSSA NOVA CARTEIRA:

SMALL CAPS: A LISTA DAS AÇÕES MAIS EXPLOSIVAS DA BOLSA DE VALORES

Venha descobrir as ações que poderão se valorizar muito em pouco tempo!

ATENÇÃO TEMOS NOVIDADES!!! O Dica de Hoje lançou uma Área Internacional. Ela reúne boas estratégias em investimento que aplicam parte do patrimônio no exterior. Contam com profissionais qualificados e equipe competente. Uma opção mais viável para quem quer diversificar e investir lá fora.

Venha conosco nessa jornada e conheça os detalhes dessa nova área Premium!

Você já conhece a nossa conheça a nossa nova ESTRATÉGIA XEQUE-MATE?

Clique aqui e descubra a estratégia que permite aos grandes investidores lucros até mesmo durante a pior das crises. Conheça os detalhes da metodologia Anti-crise, provada e comprovada do DIVIDENDOS 3X, que pode multiplicar os rendimentos das ações (Mesmo em um ano de fracos Dividendos!).

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

– Clique aqui e escolha um plano “Dica de Hoje” que que se adeque melhor a seu perfil!

Escolha um dos Planos “Dica de Hoje”:

– Plano “Ações – Dica de Hoje”: Plano mensal / Plano anual

– Plano “Combo Ações + FIIS – Dica de Hoje”: Plano mensal /  Plano anual

Você já adquiriu o nosso livro OURO NEGRO??

Clique aqui e tenha em mãos a incrível história do Petróleo da sua origem até os dias de hoje (incluindo notícias até dezembro de 2019)! São 160 anos de história com muitas curiosidades, fotos, e foi escrito de forma bem simples e descontraída!

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL