Pesquisar

Como diversificar a sua carteira de ações?

 É bem comum observarmos investidores iniciantes com dificuldade em saber se sua carteira de ações está diversificada. Martelam na cabeça do pequeno investidor que ele deve montar uma carteira diversificada, mas como fazer isso? e como saber se minha carteira já está diversificada? Bom, antes de começarmos a falar sobre como fazer a diversificação de carteira, é importante ressaltar que diversificação e um grande número de ativos não são sinônimos. Muitas pessoas confundem esses dois, acreditam que ao investir em 5, 10 ou 20 ações diferentes estão diversificando a carteira. No entanto, isso não passa de pura ilusão. Diversificar a carteira significa, por essência, investir em ativos descorrelacionados ou negativamente correlacionados. Assim, você precisa investir em empresas que se beneficiem de cenários que outras se prejudicam ou que não tenham qualquer tipo de correlação entre seus resultados ou mercados de atuação. Conhece nossa área de ações? Quer ter mais segurança nas suas escolhas?  Clique aqui Imagine, por exemplo, uma carteira de ações que invista em:  
  1. Itaú
  2. Bradesco
  3. Santander
  4. Banco do Brasil
  5. Banrisul
  A princípio, é uma carteira com 5 ações diferentes, todavia, por mais que sejam 5 empresas distintas, todas são do mesmo setor. Agora, pense em um cenário que, por exemplo, o governo aumente o imposto sobre o lucro líquido dos bancos ou restrinja a distribuição de dividendos a 25% do lucro líquido como ocorreu em 2020. Nesse caso, 100% desta carteira de ações seria prejudicada, concorda? Logo, entendemos que não é uma carteira diversificada, afinal, uma mesma situação pode afetar todas as empresas da carteira em conjunto.   A partir disso, vamos traçar outra possível carteira e cenário. Suponha que um investidor decida montar uma carteira de ações apenas com duas empresas:
  1. JBS
  2. SLC Agrícola
Em um primeiro momento você pode não entender a relação entre estas duas companhias, mas ela existe. A SLC Agrícola é uma empresa do setor agro que, dentre outras linhas de negócio, produz milho. A JBS é uma companhia do setor de alimentos que – além de outras linhas de negócio – produz carne de frango. Compreendeu a ligação, né? A SLC produz um dos principais insumos da JBS, desse modo, enquanto a SLC ganha dinheiro com o milho, a JBS perde. Portanto, se o preço do milho sobe, a SLC ganhará mais dinheiro, por outro lado, a JBS terá suas margens pressionadas devido ao aumento de custos. Em contrapartida, se o preço do milho cair, a SLC ganhará menos dinheiro e a JBS terá suas margens mais folgadas para lucrar mais. Claro, eu sei que ambas atuam em outros mercados e que a relação não é tão simples assim, mas o exemplo é para que você entenda que estas duas companhias são um caso de correlação negativa! Tendo em vista todo o exposto, se você acredita que estudar as empresas nesta profundidade e entender esses mercados não é a sua praia, mas ainda deseja ter uma carteira de ações equilibrada e diversificada, sugiro que você conheça o Dica Ações.  Tornando-se assinante do Dica Ações você terá acesso a 3 carteiras recomendadas montadas detalhadamente pelo Daniel Nigri e outros analistas do Dica de Hoje. Essas carteiras já estão equilibradas, diversificadas e ainda com excelentes oportunidades de investimento HOJE. Além de tudo você ainda receberá diversos relatórios de empresas, conteúdos exclusivos, podcasts, vídeos de análise de empresas, monitorias e muito mais! Ah e o melhor, você consegue tudo isso por menos de R$ 50 por mês! Não fique de fora e não perca tempo, clique no link abaixo, assine e siga a recomendação de profissionais experientes do mercado de ações. Conhece nossa área de ações? Quer ter mais segurança nas suas escolhas?  Clique aqui

Imersão Análise Fundamentalista

A Imersão ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de Junho às 20h no nosso canal do YouTube. Para se inscrever de forma GRATUITA é só clicar nessa imagem:

Convite 

Daqui alguns dias vamos analisar algumas empresas, ao vivo, na Imersão Análise Fundamentalista, que acontecerá nos próximos dias 20, 21 e 22. Sempre às 20h, no YouTube, mas você deve se inscrever para participar. Ao final da Imersão Análise Fundamentalista, você vai:
  • Entender como analisar os fundamentos das empresas da Bolsa de Valores para investir com estratégia e ter uma carteira mais rentável, sem depender de recomendações.
  • Descobrir o jeito certo para você aplicar na sua jornada de investidor, pontuado em tudo o que eu já vivenciei em todos esses anos de investimentos, e todo o conhecimento que eu adquiri com inúmeras empresas.
  • Obter as informações necessárias para fazer suas escolhas, de forma assertiva e que garantam bons resultados. Sem pautar suas decisões em gurus ou o que especialistas dizem ser o melhor.
Quero apenas pessoas comprometidas a serem investidores de longo prazo. Toque no botão abaixo para realizar sua inscrição. 
Imersão Análise Fundamentalista – 03
Grande abraço e bons investimentos, João Pedro Mello
Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL