Eu há algum tempo atrás tinha 100% do meu dinheiro no Brasil e em ações. Eu era mais jovem e pensava: “tudo bem se a bolsa cair, eu não vou precisar do dinheiro agora e uma hora ela vai voltar”.
Isso de certa forma pode ser considerado uma verdade. A bolsa no Brasil, mesmo com a queda recente, deve se recuperar em algum momento.
Mas quando será esse momento? E os outros ativos, vão render mais ou menos?
Se eu colocar meu dinheiro na bolsa, ele tem que me render pelo menos 13,65% no ano, que é o que renderia no CDI. Vai render isso?
Não tem como saber agora.
Mas mesmo no CDI, se a inflação subir muito e os juros não acompanharem por algum motivo, quem investiu no CDI também perderá dinheiro em termos reais.
Por isso, novamente, eu bato na tecla: compre dólar, nem que seja com uma parte pequena do seu patrimônio.
Nessa semana o novo governo do Brasil falou sobre mais gastos fiscais, muito acima do teto de gastos e a bolsa brasileira logo caiu forte, enquanto a bolsa nos Estados Unidos subia 5,5%, ou seja, a queda aqui foi oriunda de um fator totalmente interno.
Esse título da matéria do site “Seu Dinheiro” deu o tom do que foi a quinta-feira em certo momento do dia:
Fonte: Seu Dinheiro
O CDI nessa semana continua no mesmo percentual, já que não teve reunião do Copom e a inflação veio um pouco acima do esperado. Mas sabe quem reagiu rápido? O câmbio!
Em apenas 4 dias o dólar se valorizou mais de 5%.
Lembra do retorno ao ano do CDI que eu falei anteriormente? Apenas o dólar chegou a quase metade dessa alta em menos de uma semana.
Uma das principais vantagens de se investir no exterior e ter no dólar uma parte importante do patrimônio, é que essas questões políticas passam a influenciar de uma forma muito menor.
Além disso, você passa a sofrer menos com toda essa discussão não só política, como também fiscal do Brasil. Se o risco no Brasil aumentar, você “ganha” no câmbio.
Eu não faço ideia se a situação fiscal e econômica do Brasil melhorará nos próximos anos, mesmo que eu torça para que sim, mas hoje eu durmo bem mais tranquilo e tenho um desgaste psicológico bem menor.
Lembra de quando eu falei que 100% do meu dinheiro ficava no Brasil?
Hoje mais de 40% da parte de renda variável está no exterior e estou pensando seriamente em aumentar mais um pouco nas próximas semanas.
Caso você queira investir no exterior, nós temos hoje dentro do Dica Internacional 8 carteiras para você investir lá fora, com um apoio completo para te ajudar nessa jornada. Clique aqui para saber mais.
Abraços e bons investimentos,
Raphael Rocha.
Back Friday
Quer três anos da assinatura Internacional pagando dois anos?
Não perca oportunidade e clique no link
https://go.hotmart.com/Y75808829P