A maior empresa do mercado de massas e biscoitos do Brasil passa por um período complicado e o mercado tem penalizado as suas ações. Desde o início do ano, as ações MDIA3 já caíram mais de 31% e a queda acentuada tem chamado a atenção de muitos investidores.
A M. Dias Branco é uma fabricante de massas, biscoitos, farinhas e gorduras com mais de 60 anos de história. Atualmente, com uma participação de mercado de ~30% a empresa é líder de mercado no Brasil nos segmentos de massas e biscoitos.
Certamente, você já ouviu falar ou até consumiu os produtos da M. Dias Branco. Afinal, é uma empresa que detém muitas das marcas mais famosas do Brasil. Veja algumas:
Fonte: site de RI M. Dias Branco
Recentemente, a empresa divulgou seus resultados referentes ao 4T22. Como de praxe, um dos primeiros pontos a serem observados pelo investidor é o lucro líquido da companhia, o qual, desta vez, deixou a desejar:
Fonte: site de RI M. Dias Branco
Tendo em vista a queda nos números, é importante averiguarmos qual foi a causa dessa piora nos resultados da companhia.
Analisando mais a fundo, é notável que, embora as margens estejam sofrendo, o resultado também teve seu lado positivo. Um dos pontos que me chamou atenção foi o aumento do preço médio dos produtos e do volume de vendas:
Perceba que, apesar do preço ter subido, a companhia não sofreu tanto com a perda de volume de vendas e participação de mercado (algo, normalmente, esperado quando uma companhia eleva o preço dos seus produtos e serviços). Acredito que esse resultado tenha sido fruto da estratégia da M. Dias Branco de adquirir marcas com produtos mais saudáveis (por exemplo, a Jasmine), do lançamento de novos itens de maior valor agregado (como, o piraquê supreme e as tortinhas crostata da Adria) e da consolidada posição que as marcas subsidiárias possuem no mercado brasileiro.
Para mim, um ótimo indício de resiliência por conta da gestão da empresa e um grande sinal de força de marca.
Por fim, ainda na imagem anterior, é possível observar o forte aumento dos custos variáveis da companhia, os quais foram os principais balizadores do resultado negativo.
Por ser uma fabricante de biscoitos, massas, farinhas e gorduras, os principais insumos da M. Dias Branco são: trigo (farinha, massas e biscoitos) e óleo de palma (gorduras).
Através de um gráfico disponibilizado pela própria empresa, fica nítido o que aconteceu com o preço dessas commodities no decorrer dos últimos meses:
A M. Dias Branco, embora classificada como uma empresa de Consumo Não-Cíclico, sofre bastante com a oscilação das commodities citadas e, portanto, qualquer variação no preço das mesmas impacta bastante o resultado da empresa.
Do 1T22 até o 4T22, é evidente a escalada do preço do trigo e do óleo de palma. Adicionalmente, ainda precisamos considerar a cotação do dólar que também passou a maior parte do ano acima de R$ 5,00.
Ou seja, com seus custos aumentando a cada mês, a M. Dias Branco teve suas margens cada vez mais comprimidas e, por isso, seus números pioraram.
A questão é: a empresa sofre, atualmente, por conta de um cenário externo desfavorável. O preço dos seus principais insumos subiu e isso prejudicou seus resultados. Entretanto, por dentro, a companhia segue funcionando perfeitamente, inclusive, implementando estratégias que tem lhe permitido reajustar o preço dos seus produtos e manter seu volume de vendas e participação de mercado.
O investidor de longo prazo deve ter em mente que as commodities oscilarão ao longo do tempo e a M. Dias Branco, por ter seus custos vinculados a elas, terá períodos de folga nas margens e elevada lucratividade e períodos de pressão nas margens e pouca lucratividade.
Sendo assim, tendo em vista como o negócio da empresa funciona, faz todo sentido o investidor que gosta da empresa se posicionar durante uma época de alta nos custos, pressão nas margens e queda de resultados. Afinal, quando a conjuntura virar (preço do trigo e óleo de palma caírem), o lucro da M. Dias Branco aumentará e o mercado se animará com as ações da empresa.
Recado final: entenda como funciona o negócio da empresa que você investe e você se tornará um investidor muito melhor!
Fez sentido?
Veja as possibilidades de planos
Tenha acesso aos melhores relatórios escritos por nossos experientes analistas