Pesquisar

CPI brando e varejo estável em abril nos EUA elevam chance de Fed cortar juros no ano

O dado da inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos divulgado nesta quarta-feira ajudou a reduzir o pessimismo de alguns economistas sobre o Fed não reunir condições para cortar os juros ainda neste ano. Especialmente porque a variação de 0,3% do indicador em abril, ligeiramente abaixo dos últimos três meses e da mediana das projeções, veio no mesmo dia em que foi anunciada uma inesperada estabilidade nas vendas do varejo local no mês.

A projeção da Reuters era de uma alta de 0,4% -, apontando queda em várias categorias de produtos e nos núcleos.

Ela destacou que esse foi um dos primeiros sinais de alguma desaceleração da economia americana, após um primeiro trimestre do ano extremamente forte em termos de consumo e de investimentos.

Embora o CPI não seja o indicador de inflação oficialmente acompanhado pelo Fed, três preços específicos da pesquisa são monitorados pela autoridade monetária dos Estados Unidos, sendo dois deles os preços de veículos novos e eletricidade. O resultado de hoje possui um viés significativamente positivo quando analisado sob a ótica da política monetária”, explica.

Porém um componente analisado pelo Fed que não trouxe necessariamente boas notícias foi o de habitação (“shelter”), que apresentou alta de 0,4% pelo terceiro mês consecutivo, “ratificando sua impressionante capacidade de resiliência, representando uma exceção na atual conjuntura tendo em vista a volatilidade que tem marcado a trajetória dos demais itens do CPI”.

Para ele, mantida a característica da divulgação de hoje, a trajetória da inflação parece abrir pouco espaço para corte de juros na primeira metade de ano nos Estados Unidos, fazendo com que os discursos das autoridades que compõem o Fomc sigam no campo mais “hawkish”.

Mas essa situação pode não se mostrar sustentável para o segundo semestre, “quando o arrefecimento da atividade econômica somada aos efeitos defasados da política monetária, cujo principal desdobramento tende a ser um peso menor por parte do componente inercial da inflação, devem abrir espaço para o início do processo de flexibilização monetária no país.

Fonte: Informoney

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso  nos Planos Combo ou Ações

Pagina com os planos de assinatura

 

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL