O Novo Radar de FIIS
Desde o mês de Março de 2018, quem é membro Gold assinante sabe que eu fiz uma parceria com Egbert Chaves do site PalaFIIta, e assim eu consigo disponibilizar para meus assinantes, de forma inteiramente gratuita, o Radar de Fiis. O radar é um boletim diário com as informações de Valor de Mercado, Preço, Valor patrimonial, área BOMA, rentabilidade, Yield e muito mais. Enfim, são informações de 80 Fiis listados na Bolsa, dos mais diversos tipos e segmentos.
Para você que já é membro gold, depois de fazer o seu login em , basta clicar em Área de FIIS – Fundos Imobiliários e selecionar o Radar de FIIS da data que você quiser.
Se você ainda não é Membro Gold e se interessou em ter mais informações, clique aqui e tenha acesso a muito mais que apenas recomendações.
Este artigo é para falar da novidade que o Egbert e eu montamos juntos para que as pessoas, de forma rápida e fácil, possam ter um indicativo se um determinado FII está barato ou não. A ideia surgiu do relatório Gerencial do Fundo HGLG11. Como sabemos, o yield de um fundo, nada mais é que a sua rentabilidade anual dividida pelo valor da cota. Portanto, quanto mais alto o valor da cota, se a distribuição se mantiver constante, menor o yield; e quanto mais baixo o valor da cota, mantida a distribuição constante, o yield aumenta.
[epico_capture_sc id=”2764″]
Também sabemos que na grande maioria dos casos, os contratos dos Fundos imobiliários são reajustados por um índice de inflação. Assim, o HGLG11, em seu relatório gerencial, clique aqui coloca a imagem abaixo, comparando o Dividend Yield do próprio Fundo com a taxa do prêmio do Fundo.
Pois bem, se os contratos são corrigidos pela inflação, digamos o IPCA e as NTNB são corrigidas como IPCA + prêmio, o fundo teve a ideia de comparar o yield com o prêmio da NTNB2024 que é a mais próxima do vencimento da maior parte dos contratos do Fundo e chegou ao valor acima.
Quando o Yield se aproxima de NTNB + 2%, significa que o Fundo ficou caro (mínima é 2,09%); quando o Yield se aproxima de NTNB + 5% significa que o Fundo está barato (máxima é 4,69%).
Então o Egbert, de forma brilhante, fez a tabela abaixo para os 80 Fundos que compõem o Radar de Fiis, os quais eu coloco apenas os 4 primeiros que começam com a letra A.
Apenas com base nos dados acima, eu fiquei interessado em estudar o Fii AEFI11 que se encontra próximo ao valor da NTNB + 5%. Este será o Fundo a ser estudado em nosso próximo relatório fechado no domingo que vem.
Antes de finalizar cabem algumas ressalvas:
- Essa tabela deve ser usada apenas como um indicativo de um Fundo bom e descontado, e não como uma recomendação.
- Fundos que tenham tido uma remuneração extraordinária e fora do normal, podem trazer problemas para os cálculos.
- Fundos com Renda Mínima Garantida por tempo pré determinado, como FIGS11, vai parecer barato no valuation, mas na verdade não está. Se ficou na dúvida, a análise de Figs11, foi exatamente o tema do relatório dessa semana.
- Fundos mono-inquilinos em fim de contrato ou com valor sendo discutido na justiça também podem trazer problemas ao utilizar apenas o cálculo da tabela.
- Podem ter fundos, supostamente caros pela tabela, mas que têm tanto potencial de crescimento da Renda / Valorização do imóvel que o mercado aceita pagar um ágio sobre ele.
Enfim, recomendo usar a tabela, como um primeiro indicativo de bons fundos a serem estudados.
Abraços e Bons Investimentos
Daniel Nigri