Análise de Coca-Cola Company (KO)

0
35

Hoje é o quinto texto da série “Apresentando ações estrangeiras”.

Vamos falar da companhia que foi em 2019, pelo oitavo ano seguido, a empresa mais consumida de todo o mundo, segundo relatório feito pela Kantar: a Coca-Cola Company.

A Coca-Cola Company (KO) é a maior empresa de bebidas não alcoólicas do mundo. Portanto, ela possui ou licencia e comercializa pelo menos 500 marcas de bebidas, que são vendidas em mais de 200 países e territórios.

Os principais produtos da Empresa podem ser divididos em: refrigerantes, café, chá, água com e sem gás, sucos, bebidas esportivas e energéticos. Quatro das cinco marcas de refrigerantes mais comercializadas do mundo são da companhia: Coca-cola, Coca diet, Fanta e Sprite.

Além de todos esses feitos, para ilustrar com um dado ainda mais impressionante, segundo a companhia, aproximadamente 2 bilhões de porções de bebidas consumidas em todo o mundo, todos os dias, são de marcas pertencentes à Coca-cola. Envolvendo todas as marcas, a quantidade total é de 61 bilhões.

Como dito anteriormente, são diversas marcas e categorias de produtos que a Coca-cola oferece, então, vamos agora conhecer algumas das suas principais marcas, das quais nem todas são famosas no Brasil:

  • Refrigerantes: Coca-Cola, Coca-Cola Diet/Light, Coca-Cola zero açúcar, Fanta, Fresca, Schweppes, Sprite, Thums Up;
  • Águas e bebidas esportivas: Aquarius, Ciel, Dasani, Glacéau Smartwater, Glacéau Vitaminwater, Ice Dew, I LOHAS, Powerade, Topo Chico;
  • Sucos, laticínios e bebidas vegetais: AdeS, Del Valle, Fairlife, Innocent, Minute Maid, Minute Maid Pulpy, Simply, ZICO;
  • Chá e café: Ayataka, Costa, Doğadan, Fuze Tea, Georgia, Gold Peak, Honest Tea,

Além das marcas de bebidas, a companhia também fornece suporte de marketing e participa da venda de empresas através de licenciamento, joint ventures e parcerias estratégicas, como por exemplo:

  1. Distribuição de algumas marcas da Monster Beverage Corporation, principalmente a Monster Energy, nos Estados Unidos, Canadá e em alguns outros territórios internacionais;
  2. Parceria estratégica com a Aujan Industries Company J.S.C., uma das maiores empresas independentes de bebidas do Oriente Médio. A Coca-Cola possui 50% da empresa, que detém os direitos em alguns territórios de marcas como Rani, de sucos, e Barbican, um refrigerante de malte (é proibido o consumo de bebidas alcoólicas na região).

 

As operações da companhia podem ser divididas em dois grandes grupos: Concentrate operations (operações concentradas) e Finished product operations (operações de produtos acabados).

As operações concentradas incluem venda de concentrados, xaropes e certas bebidas acabadas para empresas autorizadas de engarrafamento.

Já nas operações de produtos acabados, é feita a venda de refrigerantes e uma variedade de outras bebidas, como águas, bebidas esportivas, sucos, laticínios e produtos à base de plantas, chá, café e energéticos para varejistas, distribuidores e atacadistas.

Apenas para contextualizar, os concentrados são saborizantes necessários para produzir xaropes e bebidas. Já os xaropes são produtos intermediários para a produção de bebidas.

No fim de março de 2020, as receitas foram constituídas da seguinte forma:

Fonte: Coca-Cola

Além disso, as receitas da companhia são sazonais, com o segundo e o terceiro trimestre possuindo os maiores volumes de vendas.

Os cinco maiores parceiros independentes de engarrafamento com base no volume foram, em 2019:

  • Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V., que possui operações de engarrafamento e distribuição no México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Brasil (em São Paulo, Campinas, Santos, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul, de Goiás, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais) e Argentina (Buenos Aires e arredores);
  • Coca-Cola European Partners plc, que opera em Andorra, Bélgica, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Islândia, Luxemburgo, Mônaco, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia;
  • Coca-Cola HBC AG, que tem operações na Armênia, Áustria, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Estônia, Grécia, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Moldávia, Montenegro, Nigéria, Macedônia, Irlanda, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Suíça e Ucrânia;
  • Arca Continental, que possui operações no norte e oeste do México, norte da Argentina, Equador, Peru e estado do Texas, além de partes do Novo México, Oklahoma e Arkansas;
  • Swire Beverages, que opera na China, em Hong Kong, Taiwan e em 13 estados no oeste dos Estados Unidos.

Em 2019, esses cinco parceiros de engarrafamento combinados representaram 40% do volume total.

Fatores importantes

Agora que já entendemos como a empresa gera receita, vamos olhar para outros fatores importantes para a análise do negócio.

Em relação à concorrência, não só nos Estados Unidos, como também em vários países, o principal player que concorre com a Coca-Cola é a PepsiCo. Além dela, podemos pontuar outros como Nestlé S.A., Keurig Dr Pepper Inc., Groupe Danone, The Kraft Heinz Company, Suntory Beverage & Food Limited e Unilever.

Dito isso, as grandes vantagens da Coca-Cola em relação à concorrência são o poder de suas marcas, que contam com grande aceitação frente aos consumidores, uma rede mundial de engarrafadores e distribuidores de produtos da empresa e seus reconhecidos recursos de marketing.

A companhia também mantém os segredos comerciais das fórmulas e das bebidas que produz, fazendo com que isso seja parte da estratégia de sucesso da empresa.

Além dos riscos relacionados à concorrência, podemos incluir também incertezas quanto às possibilidades dos governos criarem impostos novos, em função do teor de açúcar das bebidas, principalmente com o crescente aumento de índices de obesidade em todo o mundo.

Um risco ainda mais relevante para a companhia é em relação à evolução digital. Nos próximos dias sairá nosso texto sobre a AB Inbev, e podemos observar nela um maior investimento em áreas ligadas à tecnologia. O futuro da Coca-Cola também passará muito pela questão de adaptação e presença no ambiente digital, e uma falha nesse mercado poderá impactar negativamente as receitas da companhia.

Ademais, podemos incluir a capacidade e necessidade de criação de novos produtos, que faz parte de uma adaptação às mudanças do mundo e no hábito de consumo de seus clientes. Se a companhia não for capaz de continuar se atualizando no futuro, pode ser que também venha a perder espaço para outros players.

Mesmo assim, é notável que a Coca-Cola está em uma posição muito confortável, figurando entre as grandes companhias do mundo.

Essa foi a apresentação da Coca-Cola, trazendo para você alguns dos pontos mais relevantes da empresa.

Em breve teremos mais apresentações, análises completas de outras companhias e o lançamento da nossa carteira com empresas internacionais.

Você já conhecia todos esses pontos da Coca-Cola?

Nossa carteira internacional contará com um modelo ainda não visto no Brasil e será lançada nas próximas semanas.

Não perca!

Abraços e Bons investimentos,

Raphael Rocha

Grande Lançamento

Estamos abrindo a minha mentoria de Análise Fundamentalista. O curso mais avançado para que você aprenda a analisar uma empresa de cabo a rabo. Repito que o curso é AVANÇADO.

O Curso virou mentoria, agora com grupo no telegram e Masterclasses todas as segundas à noite exclusivas para os alunos do curso que podem ser acessadas posteriormente de forma ilimitada. Cada live falaremos de uma empresa ou de um setor diferente. 4 destas 25 masterclasses são de precificação de ações por exemplo.

Um programa que dura 6 meses, que possui 24 aulas gravadas, 25 masterclasses ao vivo, às segundas a noite, grupo de dúvidas e de exercícios no telegram. Além de vários bônus extras:

  • Assinatura de Membros GOLD até o dia 31/12/2020 (Sim, a assinatura que não é mais comercializada).
  • Curso de Opções gratuito (Uma das Masterclasses será sobre opções inclusive)
  • E-Book sobre Análise Fundamentalista
  • Uma aula especial de Análise Gráfica com o Professor Eduardo Mira, analista técnico CNPI.

Clique no link para acessar todos os detalhes da Mentoria!