A Braskem (SA:BRKM5) informou nesta segunda-feira que a taxa média de utilização de suas centrais petroquímicas atingiu 85% no quarto trimestre, subindo ante 79% no trimestre imediatamente anterior, mas ficou estável no comparação com um ano antes.
Mas o volume de vendas de resinas da Braskem no país caiu 1% do terceiro para o quarto trimestre, explicado pela sazonalidade do período, afirmou a companhia. Contra um ano antes, a queda nas vendas foi de 13%, o que a empresa atribuiu à menor demanda.
Segundo a companhia, o aumento na base sequencial refletiu a maior disponibilidade de matéria-prima na central petroquímica do Rio de Janeiro e a maior demanda de polietileno no país.
Nos Estados Unidos, a taxa média de utilização das plantas de polipropileno teve redução de 21 pontos percentuais na base sequencial e de 12 pontos ano a ano, “devido a parada programada de manutenção em uma fábrica e à desaceleração da produção acompanhando a redução da demanda”, afirma o relatório.
No México, a taxa média de uso das plantas da companhia subiu 13 pontos sobre o trimestre anterior e 34 pontos ano a ano, devido ao aumento das importações de etano dos Estados Unidos e do aumento do fornecimento de etano pela Pemex.
UMA CARTEIRA COMO VOCÊ NUNCA VIU NO DICA DE HOJE
A nova Carteira Plena foi totalmente reformulada e tem como objetivo estruturar um portfólio de investimentos global, focado em minimizar os riscos do mercado e aumentar sua lucratividade. Teremos 5 analistas certificados CNPI cada um especialista em sua área de atuação do Dica de Hoje para te auxiliar com a estruturação da sua carteira te ajudando a fazer uma boa alocação em cada classe de ativos. Nosso maior objetivo é auxiliar o maior número de investidores a gerirem melhor seus investimentos, fomentando uma gestão ativa sobre a carteira e em constante evolução. Veja os detalhes na pagina