É melhor comprar guarda-chuva em dia de sol

Você já deve ter li a frase do título antes. E ela pode servir para várias coisas.

Quando está sol, um guarda-chuva custa no máximo R$ 15. Em dias de chuva, o preço aumenta, e você encontra por, no mínimo, R$ 30.

Essa frase também é muito usada no mercado financeiro. Em fevereiro e março de 2020, quando surgiu com mais força o coronavírus, todos queria comprar put (opção de venda) e elas, obviamente, já estavam muito mais caras, já que quem compra essas opções está se protegendo de uma queda do mercado, e que aconteceu com bastante intensidade naquela época.

Agora quero trazer esse conceito para outra situação: investimentos no exterior.

Outro dia li uma entrevista do fundador da Avenue (corretora americana mais popular entre os brasileiros) que me chamou muita atenção e na hora lembrei da famosa frase do guarda-chuva.

Nessa entrevista, que vou colocar os trechos abaixo, ele diz que a captação da corretora aumenta quando o dólar sobe, ou seja, os investidores investem mais no exterior quando o real está valendo menos, o que significa que eles terão menos dólares na conversão.

Isso acontece muito quando tem alguma crise ou sinal forte de instabilidade no Brasil, o que já nos acostumamos a ver com frequência.

 

Fonte: Neofeed

Então, quando as coisas no Brasil ficam “feias”, os investidores procuram os Estados Unidos para direcionar seus investimentos, quando o melhor racional seria o contrário: investir no exterior quando o dólar está mais barato e investir no Brasil quando a bolsa daqui cai.

Portanto, seguem comprando guarda-chuvas em dia de sol.

Por isso, resolvi escrever esse artigo com o intuito de emitir um alerta.

Hoje o ibovespa está em 122 mil pontos, bem próximo do recorde de 125 mil pontos. Já o dólar tem ficado entre os 5,25 e 5,40, bem distante dos 5,60/5,70 que vimos há um mês atrás.

Fonte: Google Finance

Também temos visto diversos índices econômicos no Brasil vindo maior que o esperado, juntamente com revisões do PIB de 2021 para cima. A empolgação com o Brasil está ficando maior.

Além disso, hoje se fala muito menos de investimentos no exterior, também se comparado a um mês atrás. Para efeito de curiosidade, peguei até o gráfico de 1 mês do ibov, comparando com os principais índices norte-americanos e da Europa.

O ibovespa, mesmo pouco, está acima de todos, o que corrobora com esse maior otimismo recente. O tempo claramente é pequeno, mas como falei no início, as coisas se encaixam, e acredito que isso sirva mais como um alerta.

Fonte: Google Finance

Nós costumamos falar para nossos assinantes do Dica Internacional, para que eles dividam seus aportes no exterior ao longo do ano.

E, por todos esses motivos expostos ao longo deste texto, temos falado para os assinantes que esse é um bom momento para fazer um desses aportes anuais. E você pode fazer tanto remetendo dinheiro para o exterior, como através de BDRs.

A forma como será feito não importa tanto.

O importante é que, nesse momento, parece que estamos passando por dias ensolarados.

Abraços e bons investimentos,

Raphael Rocha.

Caso queira saber mais sobre nossas recomendações no exterior, clique aqui e conheça o Dica Internacional

Confira a carteira Dica Internacional

 Internacional

Não deixe de diversificar seus Investimentos.

Uma carteira de REITS e quatro de ações

Os detalhes estão na pagina abaixo.

Veja a página com os detalhes

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL