O Futuro é Agora

0
121
futuro

O Futuro é Agora

Alguns investidores de sucesso, e eu, modéstia a parte me incluo neste grupo, costumamos ensinar como fazer para termos bons retornos na Bolsa de Valores. As estratégias possuem algumas diferenças de ativos, diferenças de estratégias, mas o conceito fundamental de todas elas é comprar na baixa e potencializar a Renda futura. Sim, até o Barsi ou o Buffet vivem da renda dos dividendos que recebem. A diferença é que hoje em dia eles recebem tanto que gastam menos de 1% do valor recebido.

Outra questão interessante de ser vista, é que esse “sucesso aparente” só aparece depois de muitos anos de investimentos, por isso, as pessoas falam que os investidores de sucesso do mercado financeiro têm cabelos brancos. Algo como 30 anos ou mais de investimentos.

Confesso que eu comecei a achar a renda proveniente de investimentos relevante apenas após o ano de 2009, isto é, após a crise do sub prime já com 10 anos de investimentos, e explico mostrando o gráfico abaixo.

 

Meu começo na Bolsa

Vejam, que quando eu comecei na Bolsa, foi em um momento de máxima, parecido com quem começou agora em Fevereiro/2018, mas este foi o melhor aprendizado que eu poderia ter. Nos anos seguintes eu fui fazendo aportes, mensalmente ou até em periodicidades menores, afinal antes de casar e ter filhos, temos menos despesas. Como a bolsa vinha em queda, em cada um desses aportes eu comprava ações por valores menores que os anteriores.

Na época, eu achava que aquela queda superior a 60% (de 19000 para 7000 pontos) que o Ibovespa sofreu tivesse sido uma baita falta de sorte, mas hoje vejo que foi o contrário.

Aquela queda no início da caminhada foi a maior sorte que eu tive! Reduziu uns 5 anos minha independência financeira

Consegui montar um patrimônio naqueles 3 anos com compras em preços médios do Ibovespa de 12000 pontos e 5 anos depois a Bolsa estava em 73000 pontos. Se usarmos o gráfico do Ibovespa dolarizado, a alta foi inclusive maior. Nada mal, 500% em 8 anos.

Em 2008, eu já recebia uma renda interessante de dividendos e proventos, mas ainda não era tão relevante quanto a renda do trabalho. E finalmente, no ano seguinte, tive uma nova oportunidade de comprar barato como de 2000 a 2002 e não desperdicei.

Sabe quando você sabe que aquele momento é fundamental na sua vida? Aquele momento poderia elevar o meu conforto de patamar. Aquela nova queda de 60% era muito importante e precisava ser bem trabalhada. A ação que custava R$ 10,00 um ano antes, estava custando agora R$ 3,00 e pagava quase o mesmo dividendo, porque os lucros das empresas boas caíram pouco.

Naquele ano, fiz o máximo para fazer aportes na carteira de ações, inclusive migrar a renda fixa para ações a medida que a bolsa ia caindo. Fui recompensado no ano seguinte, tanto em valorização quanto em dividendos, que aí sim passaram a ser relevantes. Ainda eram inferiores a Renda do trabalho, mas não tanto.

 

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

O que eu quero dizer com o meu exemplo? São dois pontos fundamentais

  • Até você notar uma diferença relevante na sua vida levará muito tempo.
  • O momento de fazer a diferença é após grandes quedas. Claro que a queda ainda pode ser maior, mas vemos boas empresas como Lojas Renner, Localiza, Itau, Bradesco, Multiplan, Ambev, Wege e outras com quedas entre 20% e 40% de fevereiro a Junho/2018.

Este é o Momento de você fazer a diferença para o seu futuro. Esse é o momento de ganhar uma renda grande investindo menos. Não deixe ele passar. Com aportes fortes em dois momentos de quedas bruscas eu montei uma bela estrutura para a minha liberdade financeira. Tanto que eu larguei meu trabalho, agora em 2016, para me dedicar ao hobbie que eu tanto gosto, o Dica de Hoje. E que acabou virando trabalho depois de alguns meses.

Percebam, que embora este seja um bom momento com várias oportunidades e ações baratas, não podemos precisar quanto tempo ele irá durar. Em 2000, quando eu comecei, este momento se arrastou por 3 longos anos, fazendo com que eu pudesse fazer muitos aportes. Em 2009, tive apenas alguns meses antes da alta para quase o mesmo patamar em 2010.

 

Quanto tempo levará para voltar a subir?

Até onde irá essa queda?

 

Estas são perguntas que ninguém sabe responder e, na minha opinião, nem precisamos dessas respostas. Basta perceber que as empresas citadas acima continuam vendendo, prestando serviços e lucrando na mesma intensidade ou até com crescimento. Os fundamentos da empresa para mim já são suficientes para comprar em momentos de queda.

Você deve ter achado, assim como eu, as idéias desse artigo interessantes, no entanto, elas não adiantarão nada, se você não controlar seus gastos para fazer investimentos e se você não tiver um lado psicológico “mindset” bem equilibrado para suportar perdas e achar que está fazendo a coisa certa. Não faltarão pessoas que te amam falando para você desistir, ou que você é maluco.

 

APORTES NO MOMENTO CERTO + FORÇA MENTAL = SUCESSO NA BOLSA

Concluindo

futuro

Para te ajudar nessa caminhada tão desgastante e trabalhosa, a Patrícia e eu (as damas sempre na frente), escrevemos um e-book, que estamos disponibilizando gratuitamente “Guia Prático Para a Independência Financeira”. Engraçado que o e-book, de apenas 21 páginas, tem pouco cálculo e muito conteúdo para treinar a sua mente, afinal é ela que vai decidir o seu futuro e não as planilhas de excel. O seu futuro é agora

 

Clique aqui e Baixe o e-book gratuitamente.

 

Abraços e bons Investimentos,

Daniel Nigri