O que rende mais: Ibovespa ou IFIX?

O que rende mais: Ibovespa ou IFIX?

 

Uma das perguntas que mais começaram a pipocar na minha caixa de e-mail depois que o IFIX superou a rentabilidade do Ibovespa em 2019 é:

Daniel, o que rende mais, ações ou Fundos Imobiliários?

 

Claro que todo o artigo a seguir será realizado com base nos índices que representam uma média, que possuem ativos ruins e blá-blá-blá, mas é o que temos para efetuar essa comparação.

Foram coletados os dados do Ibovespa e do IFIX desde o dia 10/01/2013 até o encerramento de 2019, em 30/12/2019. Foram 1.726 dias úteis de valorização de ambos. Na comparação simples de início e final, o Ibovespa rendeu 87,50%, enquanto o IFIX rendeu 101,12%.

ibovespa-ifx-01

Elaborado pela equipe Dica de Hoje. Dados Investing

 

Obs.: As datas estão da direita para esquerda.

 

É possível observar que eles guardam grande correlação. Ambos caíram de 2013 até janeiro de 2016 e depois subiram no período seguinte, até o final de 2019.

Também percebemos que a queda do Ibovespa foi maior que a do IFIX, assim como a recuperação no período posterior. Isso demonstra que a volatilidade do Ibovespa é maior.

 

Mas afinal, qual deles rende mais?

 

Em outra planilha, fiz as variações de 1 ano (252 dias úteis) e de 3 anos (756 dias úteis) nesse período de 10/01/2013 a 31/12/2019.

Veja primeiro, abaixo, as variações de 1 ano.

ibovespa-ifx-01

Elaborado por Dica de Hoje Research. Dados Investing

 

Veja que no total dos períodos de 1 ano, o Ibovespa ganhou por 60% a 40%. Ou seja, se você escolhesse investir no Ibovespa ao invés do IFIX, por 252 dias úteis corridos durante os últimos 7 anos, você teria uma chance de êxito de 60%, contra uma chance de insucesso de 40%.

Percebam também que “insucesso” pode ser o fato de o IFIX render 35% e o Ibovespa 32%, como ocorreu em 2019. Assim como “êxito” pode ser o Ibovespa cair 10% enquanto o IFIX cai 12%, por exemplo, no mesmo período.

Gostaria de lembrar ainda que no período de 7 anos o IFIX, como já dissemos, ganhou de 101% a 87% do Ibovespa.

A outra conclusão que eu consigo chegar com a imagem acima é que durante os períodos de queda, como 2015 e 2016, investir no IFIX foi muito mais interessante, tendo ganhado em 75% das situações. O Ibovespa tornou-se mais interessante agora, neste período final de Bull Market. Em 2018, inclusive o Ibovespa chegou a ganhar do IFIX em todas as janelas de 252 dias úteis. Em 2019, vinha ganhando também em todas as janelas, até quase o final do ano, quando o IFIX teve uma valorização grande e repentina.

Dessa forma, em períodos curtos de expansão do mercado, o Ibovespa, ou investir em ações, é mais indicado que investir em FIIs.

 

O grande problema é que nunca sabemos até onde vai a alta, a euforia ou o crescimento do mercado, então o ideal é trabalhar com o longo prazo. Por isso eu peguei também resultados de 3 anos. Ou seja, janelas de 756 dias úteis de diferença.

A janela mais recente considerada foi de 13/12/2016 a 30/12/2019, por exemplo. Isto é, pegou apenas o mercado de alta, ou como chamamos, de Bull Market.

ibovespa-ifx-03

Elaborado por Dica de Hoje Research. Dados Investing

 

Veja, agora, como para o investidor de longo prazo, a solução final já mudou. Observe como na maior parte dos períodos o IFIX rendeu mais que o Ibovespa e como aquela proporção de 60% a 40% se inverteu.

 

Bull Market

Enquanto estivermos no Bull Market por um período prolongado, o Ibovespa deve continuar ganhando, como ocorreu em 2019, em que os 248 períodos ganharam. Mas, salvo em períodos de Ibovespa muito prolongados, o que faz a diferença no final é ser constante, reinvestir os rendimentos, que são mensais no caso de FIIs, e ver a grana crescer vagarosamente.

Por isso, eu tenho tanto foco nos rendimentos, em uma boa análise para não comprarmos Fundos que sejam ruins ou muito caros e na gestão de longo prazo, tanto da nossa carteira quanto do Fundo Imobiliário.

As pessoas confundem isso, achando que eu não estou preocupado com a valorização do patrimônio, mas é exatamente o oposto. Eu sei que, em Fundos Imobiliários, se eu errar pouco e fizer o “feijão com arroz” de reinvestir os rendimentos nos Fundos mais baratos da carteira, o resultado será o maior possível.

Estamos no meio da nossa semana de Fundos Imobiliários aqui no Dica de Hoje. Desde o dia 14/01, estamos colocando muitos conteúdos importantes e interessantes, como este. Inscreva-se em nossa lista gratuitamente para receber nossas próximas atualizações. Clique aqui. Estaremos mandando conteúdos novos até o dia 20/01/2020.

 

Abraços e Bons Investimentos

 

Daniel Nigri

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL