A alta do preço do milho tem provocado o abatimento de frangos menos pesados, aponta a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A commoditie é alimento básico e responde pela maior parte dos custos da ração animal.
Além disso, a entidade também afirmou que há casos de alguns produtores reduzindo o número de pintos alojados ou suspendendo temporariamente as operações.
Os dados sugerem que a produção de carne de frango em 2021 pode ser menor do que a previsão de dezembro da ABPA, que esperava uma alta de 5,5% em 2021.
Queda das exportações
As exportações de carne de frango do Brasil recuaram 4,7% no primeiro bimestre de 2021 ante igual período do ano anterior, somando 640,4 mil toneladas, disse a ABPA, que espera uma melhora nos resultados em março.
A receita com as exportações do produto (in natura e processado) nos dois primeiros meses do ano atingiu 956,1 milhões de dólares, queda de 11,7% em relação ao primeiro bimestre de 2020, quando superou a marca de 1 bilhão de dólares.
Considerando apenas o mês de fevereiro, os embarques da proteína ficaram praticamente estáveis ante mesmo mês do ano passado, a 348,8 mil toneladas o que representa uma leve alta de 0,1%.
Quer ter acesso as nossas carteiras? FIIs, Ações e outras áreas do site?