O que está havendo com a Light SA (LIGT3)?

A Light SA é uma distribuidora de energia elétrica que atua no estado do Rio de Janeiro (RJ). Sua função é, resumidamente, levar a eletricidade que chega pelas torres de transmissão até os postes de luz, casas e outros locais do RJ. Sendo assim, a partir deste serviço que a Light presta, ela é remunerada através do pagamento das contas de luz, aquele boleto que todo início de mês chega na sua casa.

 

No entanto, como nem tudo são flores, existem alguns problemas que dificultam a operação da Light. Dentre os principais, destacamos: a inadimplência e os “gatos”. A inadimplência ocorre quando os clientes não pagam a conta e os “gatos” são conexões ilegais que roubam energia elétrica das redes de distribuição.

No período em que vivemos, com inflação e juros altos, clientes de baixa renda têm sofrido mais para conseguir pagar a conta de luz e piorado a inadimplência da Light. Todavia, um dos maiores problemas da companhia são os gatos de luz que roubam energia e, obviamente, não pagam por ela.

Em um primeiro momento, os gatos de energia elétrica podem até não ser um grande empecilho, afinal, segundo a Aneel (agência reguladora), parte das perdas desse tipo que a distribuidora possuir, pode ser repassada para a conta dos demais consumidores. Mas, o limite para tal é de 19% do total de energia distribuída, mais do que isso, a distribuidora tem a obrigação de arcar com os custos das perdas.

 

Atualmente, a Light perde cerca de 27% de toda a energia que distribui por meio dos gatos, ou seja, a empresa tem um custo significativo com essas perdas não técnicas, o qual impacta negativamente o balanço da companhia.

Adicionalmente, a Light SA ainda está bem endividada, a empresa tem uma dívida líquida de cerca de R$ 8,730 bilhões, a qual a mesma não sabe se terá caixa suficiente para pagar.

Enfim, existem riscos inerentes ao negócio. A Light informou, inclusive, a Aneel que não tem certeza se conseguirá gerar caixa suficiente para manter a operação até 2026 (ano de vencimento da sua concessão) e, consequentemente, menos ainda para pagar os quase R$ 9 bilhões em dívidas que possui.

E aí, será que a Light SA terá a concessão renovada em 2026? Fica a dúvida…

Grande abraço, João Pedro Mello

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Tenha acesso aos melhores relatórios escritos por nossos experientes analistas

Pagina de Planos

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL