Por que eu ainda não criei uma carteira de Small Caps?

0
224

Por que eu ainda não criei uma carteira de Small Caps?

Ano passado, as ações small caps tiveram um retorno muito interessante e, quando chegou o final do ano, a nossa equipe no Dica de Hoje cresceu bastante. Então tínhamos alguns novos produtos para serem criados.

O preferido da maioria era trabalhar o assunto que estava em voga no momento: Small Caps. Afinal, o índice de Small Caps tinha se valorizado 54% em 2019, contra apenas 31% do Ibovespa. A partir das carteiras calculadas, e isso eu passei em alguns vídeos também e relatórios, eu consegui perceber que a Bolsa não estava exatamente barata e que em algum momento ela poderia virar.

Quem nos acompanha há mais tempo, vai se lembrar que eu falei que era para deixar uma reserva de oportunidade, vai lembrar que a nossa carteira chegou a ficar quase toda na cor amarela, de atenção, a qual significa que é permitido comprar apenas metade da proporção recomendada. E para quem não é assinante, vai lembrar que este foi o movimento que eu fiz naquela carteira gratuita do YouTube, em que o foco é a gestão da carteira e não a recomendação de ativos.

Eu bati o martelo e falei: vamos começar pelos produtos mais conservadores.

Lançamos no dia 01/12/2019 a carteira Dica Beginner. Uma carteira com foco em empresas com vantagens competitivas frente aos concorrentes, com maior crescimento que a média, que esteja ganhando participação de mercado, com melhor gestão de custos, mais eficientes, com menor desperdício, a despeito até mesmo do preço da ação, visto que a carteira recebe aportes todos os meses e o preço poderia ser reduzido caso houvesse uma queda forte.

Essa é uma carteira extremamente conservadora, porque essas empresas High Quality costumam ter mais facilidade em momentos de piora do mercado. Como exemplo, podemos citar o mercado de implementos rodoviários. Antes da crise de 2015, a Randon tinha participação de mercado de 28%. Após a recessão brasileira de 2014 a 2017, as suas concorrentes, Guerra e  Noma tiveram dificuldades e perderam muito share (participação de mercado), e com isso, a participação da Randon pulou para quase 40% atualmente. M. Dias Branco também aproveitou a crise para crescer a sua participação de mercado pela capacidade que tinha naquele momento e vantagens competitivas frente às demais. Não significa compra de Randon ou M.Dias e nem mesmo que elas sejam High Quality.

Embora essas ações não sejam recomendações da Dica Beginner, ilustram bem o seu racional: ser uma carteira conservadora, focada em bons negócios. O crescimento e a multiplicação de bons resultados em negócios consistentes farão com que a ação se valorize nos momentos de maior euforia e que caia menos nos momentos de pânico.

O pessoal do marketing não gosta que coloque os resultados quando estes estão negativos, mas acho justo que, assim como quando sobe eu posto os resultados da alta, também vamos mostrar os resultados na queda. Logo, na imagem abaixo, vemos os resultados da Dica Beginner desde o seu início, em 01/12/2019.

Elaborado por Dica de Hoje Research

Na linha laranja vemos a variação do Ibovespa e na linha azul a Dica Beginner. O Ibovespa teve queda de 9% enquanto a carteira caiu 3%. Claro que o período ainda é pequeno, mas já estamos gerando alpha. Ou seja, já estamos gerando ganhos frente ao principal índice da B3, o Ibovespa.

Nesta quinzena de 26/02/2020 (quarta-feira de cinzas) a 06 de março de 2020, onde o Ibovespa caiu quase 14%, a nossa carteira caiu 9%. Perder dinheiro é ruim? Claro que sim. Mas saber que a sua carteira é resiliente e te faz perder bem menos que a média, na minha visão é muito bom. Para mim, particularmente, me deixa muito feliz.

Lembre que a carteira que cai 10% precisa subir 11% para recuperar, a que cai 20% precisa subir 25% e a que cai 33% precisa subir 50%. Quanto menos você cai, mais rápida será a sua volta ao topo.

Já em 06/01/2020, criamos outra carteira focada em ativos mais conservadores, a DicaPrev, que tem como base principal a recomendação de ativos bons pagadores de dividendos. O foco básico dessa carteira é montar uma carteira previdenciária que é a DicaPrev Acumulação, ou investir uma grande soma de recursos em uma carteira para usufruir da renda de imediato, neste caso, é a DicaPrev Resgate.

Nessa carteira, se eu tivesse incluído apenas as ações boas pagadoras de dividendos,ela teria uma queda menor, mas eu resolvi incluir também algumas ações cíclicas para aproveitar o crescimento da economia e tentar ganhar com possíveis rendimentos maiores futuros.

Era o movimento correto naquele cenário, mas neste momento essas ações puxaram um pouco o retorno para baixo, mas mesmo assim, a carteira ainda vence do Ibovespa.

Elaborado por Dica de Hoje Research – Carteira DicaPrev Acumulação

Neste mesmo período que a Carteira DicaPrev Acumulação em 2 meses caiu quase 12% (11,92%), o Ibovespa caiu, de 06/01/2020 a 06/03/2020, um total de 16,74%. Ou seja, assim como a Dica Beginner, a DicaPrev Acumulação já começa a gerar alpha também.

Já o índice de Small Caps, apenas nessa última quinzena, caiu mais de 15,4%,saindo de 2.944 pontos no fechamento de 21/02/2020 para 2.480 pontos no fechamento de 06/03/2020.

A boa notícia é que as small caps estão baixando de preços e, dependendo dos valores e da possibilidade de retorno, poderemos ter a carteira ainda esse ano.

O que eu quero mostrar é que meus produtos são lançados não para fazer a empresa apenas rentabilizar, mas também com o objetivo de fazer você ganhar dinheiro. Quando lançamos o TCP, um curso focado em small caps, em maio e em novembro, é que víamos assimetrias positivas para essas empresas. Tanto que a Bolsa disparou em junho e julho e depois em dezembro de 2019.

Nós fazemos muitos estudos antes de lançar um produto, porque queremos que o timing seja o correto, para que você pelo menos no início tenha mais chance de começar ganhando dinheiro, ou ao menos tendo a possibilidade de perder menos que o índice, o que traz uma chance de recuperar o dinheiro perdido de forma mais rápida e menos custosa.

Nós decidimos, após essa queda recente, lançar a turma de 2020, que será a única desse ano do Curso Geração de Renda 2.0. Estamos fazendo esse lançamento neste momento porque queremos que você aprenda as minhas estratégias que eu uso na minha carteira pessoal, tanto em ações quanto em FIIs, como ainda em Renda Fixa, para gerar uma renda recorrente.

E por que agora?

Porque os FIIs caíram de 3.200 pontos para 2.870 pontos. O Ibovespa caiu da máxima, em torno de 119.000 pontos, para 88.000 pontos. Dessa forma, os yields pagos pelas empresas estão maiores, o que gera um poder explosivo na nossa estratégia. Vocês terão a oportunidade de começar a montagem da carteira de vocês logo após uma grande queda, assim como eu tive em 2008.

Em 2008, a Bolsa caiu de 73.800 pontos para 29.500 pontos na mínima, uma queda de quase 60%. Quando a Bolsa rompeu os 45.000 pontos, eu comecei a montar a minha carteira que me possibilitou fazer viagens internacionais todos os anos com a minha família a partir de 2012.

Não perca a chance de se inscrever no curso Geração de Renda 2.0. Entre no grupo do Telegram (Oferta especial), e garanta o preço promocional que será disponibilizado apenas no grupo no dia 16/03/2020.

Volto a dizer que será a única turma de 2020!O momento é o mais propício possível para a montagem dessas estratégias focadas em proventos e geração de rendimentos crescentes, poisem 2021 teremos reajuste de preços.

Assinantes já estão recebendo uma oferta inclusive melhor do que a do dia 16/03/2020. Faz parte da política do Dica de Hoje Research oferecer uma pré-venda para assinantes antecipada, com preço melhor.

Abraços e Bons Investimentos

Daniel Nigri