A bolsa de valores é um ótimo lugar para rentabilizar o dinheiro poupado.
Já existem diversos estudos que mostram quanto os principais índices do mercado se valorizaram ao longo do tempo, no entanto, ainda assim, muitos investidores perderam dinheiro na bolsa.
O gráfico acima, por exemplo, mostra a performance do S&P 500 desde o seu início (1957) até 2018. Abaixo, você poderá ver um gráfico parecido, porém, do Ibovespa:
O intuito desses gráficos é mostrar que, embora no curto prazo existam oscilações, no longo prazo, elas se tornam insignificantes e a valorização é quase que certeira.
Para mim, muitos investidores continuam perdendo dinheiro na bolsa de valores por um motivo até que simples:
. Não sabem em que estão investindo
Digo isso, pois compreender o investimento em bolsa é teoricamente fácil, mas na prática, é bem mais complicado.
Investir em renda variável requer paciência, disciplina, foco e estratégia.
Paciência para esperar os ativos subirem no decorrer dos anos, disciplina para não ser negativamente influenciado pela mídia, foco para continuar aportando e estratégia para selecionar os melhores ativos para a carteira.
Para ter sucesso investindo em ações, FIIs e outros ativos negociados em bolsa, você precisa ter clareza sobre a sua tolerância à volatilidade (oscilação dos ativos) e sobre o seu prazo de investimento.
Investidores iniciantes, na maioria das vezes, procuram ativos de alto risco e retornos expressivos no curto prazo. Essa combinação costuma ser destrutiva, pois além de minar o patrimônio do indivíduo em pouquíssimo tempo ainda o traumatiza e o afugenta da bolsa.
Como dito no início do texto, a bolsa é um excelente local para se estar. Em prazos de 10, 20, 30 e 50 anos é dificílimo ver investidores pacientes, disciplinados, focados e com estratégia perderem dinheiro. Pelo menos eu nunca conheci um.
Sendo assim, podemos concluir que para um investidor ter sucesso investindo em bolsa, basta ele ter a consciência de que está investindo em ativos que:
. Possuem alto risco (volatilidade)
. Precisam ser profundamente analisados
. Exigem tempo e disciplina para se valorizarem
Atualmente, qualquer investidor é diariamente bombardeado de notícias e opiniões de especialistas sobre ações, FIIs, títulos públicos, dentre outros. Aguentar essa pressão não é fácil, acredite.
Logo, não exagere no percentual em renda variável que terá na sua carteira. Se posicione de forma que essas notícias e opiniões não afetem sua tomada de decisão e procure a ajuda de profissionais para te recomendarem os melhores ativos.
Aplicando esses ensinamentos tenho forte convicção de que, em 10, 20 ou 30 anos, você colherá belíssimos frutos no futuro provenientes dos seus investimentos.
Grande abraço,
João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos
Tenha acesso aos melhores relatórios escritos por nossos experientes analistas