Se você entrou na bolsa de valores junto com a safra de 2020-2022, provavelmente, você está perdendo dinheiro.
Dentro desse contexto, certamente, com o noticiário cada vez mais negativo, seus impulsos para vender os ativos de renda variável e migrar para a renda fixa devem estar, também, cada vez mais fortes.
O grande problema, é o seguinte: sempre existirão motivos para vender suas ações, seja na alta, seja na baixa.
O gráfico abaixo ilustra muito bem todas as situações, dos últimos 10 anos em que a mídia te deu motivos para vender seus ativos negociados em bolsa. Sendo assim, peço que analise não só os motivos, assim como, o quanto o índice em questão (S&P 500) se valorizou ao longo de toda essa janela.
Fonte: The Irrelevant Investor
O indivíduo que aportou no S&P 500 em 2009, início do gráfico, e não mexeu nos seus investimentos até 2021 passou por muitos altos e baixos, entretanto, ganhou muito dinheiro.
O que isso significa?
Tivemos Ebola, mudança na curva de juros, empresas entrando em recuperação judicial, Covid-19, dentre outros… Em todas essas ocasiões, o mercado de ações sofreu e garanto que muitos investidores optaram por “pular fora do barco”.
Todavia, o investidor que se absteve de tudo isso, manteve seu foco no longo prazo e compreendeu que todos esses eventos tratavam-se, apenas, de situações pontuais, obteve um retorno extraordinário com suas ações.
Por fim, a lição que tiramos desse gráfico e de todos esses eventos é: faça aportes e tenha foco no longo prazo, se fizer isso, você ganhará dinheiro na bolsa.
Fez sentido?
Veja as possibilidades de planos
Tenha acesso aos melhores relatórios escritos por nossos experientes analistas
Grande abraço e bons investimentos, João Pedro Mello