Porto seguro (PSSA3) Resultados 1 Trimestre/2020

0
171

A empresa divulgou os resultados do trimestre e do acumulado do ano 2020, no dia 04/05/2020. A empresa é uma sociedade por ações, constituída com a finalidade de concentrar o controle acionário da Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais e de suas controladas, e facilitar o desenvolvimento de outras atividades relacionadas a seguros.

A companhia iniciou as atividades em 1945 vendendo seguros em São Paulo, com 25 funcionários e ocupando a 44ª posição no setor, hoje a empresa ocupa a 4ª posição como seguradora no país e a primeira no segmento auto e residência, contando com 8 milhões de clientes distribuídos nas diversas linhas de negócios.

São cerca de cerca de 13 mil funcionários, 120 filiais e 3,3 mil agências bancárias do Itaú no Brasil, 36 mil corretores independentes e 13 mil prestadores de serviço, com contrato de exclusividade, lembrando que Porto Seguro e a Itaú Unibanco Holding unificaram a operação de seguros residencial e de automóveis, sendo assim a Porto Seguro possui exclusividade na oferta e distribuição desses produtos para os clientes da rede Itaú (independente do canal de venda). Ou seja, Itaú é um dos “donos” da companhia, com 43% de participação.

Estrutura Societária

Ela opera os segmentos de seguros, financeiras e serviços conforme imagem abaixo, retirada do site RI da companhia:

Negócios Financeiros e Serviços

Cartão de Crédito:  crescimento de 20,1% no faturamento, a carteira total de Operações de Crédito atingiu R$ 8,1 bilhões crescimento de 26,3%, já a carteira de empréstimos e financiamentos fechou em R$ 1,7 bilhão, aumento de 30,6% na mesma base comparativa.

O Índice de Inadimplência (atrasos acima de 90 dias) de 4,8% e uma PCLD de 6,6%, ambos estáveis em comparação ao 1T19, e o Índice de Cobertura atingiu 140% no trimestre, aumento de 13 p.p.

Concluindo

A empresa tem a maior parte da receita vinda do segmento auto que apresentou recuo de 2,8%, a sinistralidade recuou assim como os veículos segurados, apresentou crescimento nos demais braços do negócio, principalmente saúde e risco financeiro, essa diversificação é positiva, ainda mais com a estrutura do Itaú. E sabemos da importância do resultado financeiro nesse tipo de negócio, logo com a taxa de juros menor a tendência é que a rentabilização dos prêmios recue, e então surge o reajuste do preço do serviço na outra ponta, e nesse trimestre a renda variável impactou o resultado (devido a pandemia os investimentos no mercado caíram consideravelmente, como todos vocês sabem)

Sabemos que a  economia não está em seu melhor momento, com renda caindo o principal segmento dela sofre, com taxa de juros baixa ela rentabiliza menos as aplicações (prêmios), caso a inflação aumente e a Selic acompanhe (que pode ocorrer) ela então ganha nas aplicações mas vai continuar rentabilizando menos operacionalmente, no segmento de saúde é possível ver um movimento na linha das demais empresas que trabalham com esse setor, um reajuste de preços e mais vidas entrando no portfólio, o que tem relação direta com o cenário atual.

Embora a empresa cite que aumentou o número de pequenas e médias empresas como clientes, o que sabemos será difícil de ocorrer nos próximos trimestres.

Patrícia Rossari

Daniel Nigri com apoio de Patricia Rossari

O analista Daniel Nigri CNPI1810 é o responsável pelas informações perante a ICVM 598

As informações não constituem recomendação de compra ou venda de qualquer ativo

Aproveite o para assinar o Dica Beginner e outros planos de assinatura clique aqui para conferir.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo