Aposentadoria: Vamos falar disso!

0
92
aposentadoria-2019

 

Vamos falar de aposentadoria? mas antes, a semana que passou foi marcada por dois fatos interessantes: de um lado, uma vitória histórica, de outro, uma brincadeira engraçada que viralizou. Apesar da aparente descorrelação, ambos os fatos têm bastante coisa em comum.

 

Reforma da Previdência

Pelo título você já deve ter percebido que, de um lado, eu estou falando da Reforma da Previdência, de aposentadoria, que foi aprovada com algumas alterações no Plenário da Câmara e que agora segue para o Senado. De outro, a brincadeira proporcionada por um aplicativo para smartphones que envelhece as pessoas. Daí, fica muito clara a correlação entre esses dois fatos.

À parte da brincadeira, das risadas e dos compartilhamentos, eu me peguei pensando em algumas coisas.

A primeira: como eu fiquei parecido com o meu avô materno. Foi assustador! Minha mãe ficou chocada. A segunda: como eu, mesmo parecendo com o meu avô, também fiquei muito parecido com o Jorge Paulo Lemann (pelo menos na minha cabeça, e sem barba), sócio da 3G Capital, uma das maiores empresas de Private Equity do mundo. As fotos você pode ver abaixo. A terceira, como estará minha vida daqui a 50 anos?

 

aposentadoria-faceappjorge-paulo-lemann-faceapp

 

Como estará a sua vida daqui a 50 anos?

Você consegue imaginar uma vida tranquila, abundante em todas as áreas? Ou o que você vê é escassez, dificuldade, necessidade da ajuda de amigos e familiares? Se você vê abundância, ótimo! Já pensou na sua aposentadoria?

Você provavelmente tem um plano bem definido de onde você quer estar e como vai chegar lá. Se a sua visão é de escassez, você talvez esteja colocando o seu futuro nas mãos de outras pessoas. Pode ser seu cônjuge, seus pais, seus filhos, seu gerente ou até mesmo o governo.

 

aposentadoria aposentadoria

 

Talvez você pense: “meu cônjuge que cuida das finanças”, ou “meu gerente fez um plano de previdência privada para mim”, ou até mesmo “o governo vai dar um jeito de garantir minha aposentadoria no futuro”. Esses pensamentos podem trazer certo conforto no sentido de que você não precisa se preocupar, pode relaxar e aproveitar o presente.

No entanto, revelam também a impotência da dependência de terceiros. Se você é dependente no presente, por que acha que seria independente no futuro? Seu futuro diz respeito somente a você e a mais ninguém. Imagine esperar uma boa aposentadoria hoje em dia? Talvez não seja uma boa ideia.

Seu cônjuge pode não ser tão bom em finanças e investimentos quanto você acha que ele(a) é. Seus pais podem não estar mais aqui. Seus filhos terão outras prioridades. Seu gerente trabalha para o banco e não para você. E o governo, bem, sabemos que ele não é tão bom administrador assim.

 

Que tal assumir as rédeas dessa situação?

Sei que no início é chato, trabalhoso, entediante. O patrimônio cresce com passos de formiga e sem vontade. Um dos meus desafios como educador financeiro é mostrar para os meus clientes que a recompensa é maior que o trabalho e, que quanto mais tempo eles insistirem nesse caminho, maior será o retorno. Antes do que você imagina, você já terá pego gosto pela coisa. Afinal de contas, ver o dinheiro crescer e multiplicar sozinho é muito bom, alguns diriam até viciante!

 

aposentadoria-2019

 

Por onde começar então? Pelo começo. Devagar. Seu maior inimigo nesse momento é querer tirar o atraso. Muita gente tenta compensar anos de descontrole e falta de planejamento financeiro com investimentos altamente explosivos. O problema é que um passo em falso pode te levar de volta para a estaca zero. Sendo assim, comece do começo e devagar. No início, faça investimentos mais conservadores e, conforme você estuda e pratica, vá avançando para investimentos mais moderados até chegar nos arrojados.

 

empresarios-crescendo

 

Evite os investimentos da moda.

Aqueles que de uma hora para outra todo mundo começa a falar. Sei que é tentador fazer um investimento que já subiu 20, 50, 100%. A sensação que dá é que não vai parar de subir nunca e que se você não fizer, você vai perder o bonde do enriquecimento rápido.

Mas, as chances são que se já subiu tudo isso, uma hora ou outra vai cair e você não vai querer estar dentro quando isso acontecer.

Outro grande inimigo é ficar paralisado com a quantidade de informação que existe disponível por aí. Realmente, é um mar de conhecimento que não tem fim! Mas você não precisa saber de tudo antes de começar. Aliás, é altamente recomendável que você estude e pratique, estude e pratique, estude e pratique.

Em vez de estudar, estudar, estudar e praticar. Ou seja, coloque em prática assim que você aprender algo novo. Isso vai evitar a paralisia e vai ajudar a fixar o conhecimento mais rapidamente.

 

Concluindo

Vou te dar mais uma dica, a última: pensando em aposentadoria, você vai querer ter investimentos que te pagam renda. Os principais exemplos atualmente são ações que pagam dividendos e fundos de investimentos imobiliários, os FIIs. Em breve você verá novidades sobre esse tema aqui no site! Mas, enquanto o ‘em breve’ não chega, não deixe de aproveitar os ótimos conteúdos sobre isso aqui mesmo no site e lá no meu canal no YouTube.

E aí, de que lado você está? Futuro abundante e próspero ou escasso e difícil? A escolha é sua e depende somente de você!

Abraços, Lucas Mauricio.

 

Na Área de Membros Dica de Hoje, podemos te ajudar com informações para que os seus investimentos sejam cada vez melhores, e principalmente mais racionais. Clique aqui e conheça nossa área de assinantes. Ou torne-se assinante agora mesmo, clicando aqui e tenha acesso a todo conteúdo.