O Banco Central (BC) divulgou nesta sexta-feira (8) o boletim Focus com as previsões de 6 de maio a 1º de julho, que não haviam sido divulgadas em razão da greve dos servidores da entidade monetária brasileira.
Segundo a nova projeção do mercado, o IPCA deve ter queda e terminar 2022 a 7,96%, enquanto o PIB subirá a 1,51%. A mediana das expectativas anteriores do mercado era de IPCA a 8,89% e PIB com crescimento de 1,20%.
Para 2023, a previsão da inflação oficial do país é de 5,01% até o fim do ano. Já para o PIB, o mercado prevê crescimento de 0,50% no próximo ano.
Segundo o comunicado, somente em 2024 o BC conseguirá convergir a inflação com a meta para o IPCA está em 3,5%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. A previsão do mercado é de IPCA a 3,25% e de PIB com variação de 1,81% sobre o ano anterior.
O BC voltou a publicar o comunicado, que semanalmente traz as expectativas do mercado financeiro para os principais indicadores macroeconômicos, após o fim da greve dos servidores nesta terça-feira (5). As divulgações ficaram suspensas por meses.
Veja as possibilidades de planos