Fed mantém a taxas de juros a 0%

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) mantém, sem surpresa, a taxa básica de juros em 0% após dois dias de reunião de política monetária encerrada nesta quarta-feira. A decisão foi unânime, seguindo declarações anteriores de dirigentes da instituição que rejeitam a adoção de taxa de juros negativa.

O Comitê manteve a promessa de utilizar toda a ferramenta a seu dispor para dar suporte à economia dos EUA durante a pandemia de coronavírus. Além disso, reiterou que as taxas vão permanecer em 0% até retornar a confiança da economia que promova o máximo nível de emprego e estabilidade de preços – a uma meta informal de inflação de 2% -, que são o mandato duplo da política monetária do Fed.

Os dirigentes do Fed reconhecem os fortes desdobramentos econômicos da pandemia sobre o nível de atividade, emprego e inflação no curto prazo, com considerável risco para a perspectiva econômica no médio prazo, devido às medidas para conter o avanço do coronavírus. “O vírus e as medidas tomadas para proteger a saúde pública estão induzindo acentuados declínios na atividade econômica e um aumento nas perdas de empregos”, diz o Fomc em nota, que também enfatiza a demanda mais fraca e o declínio dos preços do petróleo reduzindo a pressão sobre a inflação.

“As interrupções na atividade econômica aqui e no exterior afetaram significativamente as condições financeiras e prejudicaram o fluxo de crédito para famílias e empresas dos EUA”, prossegue o comunicado.

O Comitê reiterou que monitora as informações relacionadas à saúde pública, bem como desenvolvimentos globais e pressões inflacionárias, para a construção de sua perspectiva econômica, reforçando que usará suas ferramentas e atuará conforme apropriado para apoiar a economia.

O Fomc também informou a continuidade de medidas para apoiar o fluxo de crédito para famílias e empresas, como a compra de Treasuries e títulos de valores mobiliários garantidos por hipotecas residenciais e comerciais para prover liquidez ao mercado. Como também permanecerão as operações de contratos de recompra (repos).

O Fed já injetou trilhões em fundos de emergência nos mercados financeiros dos Estados Unidos para conter os danos da pandemia de coronavírus.

O chairman da instituição, Jerome Powell, realiza entrevista coletiva às 15h30 para resumir as decisões tomadas na reunião.

Fonte: Investing

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil

Clique e conheça a página dos planos e possibilidades

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL