Desde a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) no dia 03/08/2022, a taxa Selic atingiu 13,75% e lá ficou.
Fonte: Banco Central
Em contrapartida, a inflação brasileira (medida pelo IPCA) caiu consideravelmente desde o início de 2022, quando se encontrava em 10,06%, e já está em 5,77%, bem abaixo da taxa Selic.
Sendo assim, muitos investidores têm se perguntado: se a situação melhorou tanto, por que a taxa Selic não cai?
Pois bem, quando pensamos em ajustes na Selic, precisamos levar em consideração a meta de inflação definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), pois o trabalho do Banco Central é – basicamente – atuar de forma a garantir que a inflação convirja para essa meta.
Atualmente, as metas de inflação dos próximos anos são as seguintes:
- 2023: 3,25%, com tolerância de 1,5 ponto percentual;
- 2024: 3%;
- 2025: 3%.
O que isso significa? Significa que o Banco Central deve ajustar a taxa de juros do país de forma a fazer a inflação convergir para estas metas, ou seja, fazer com que as projeções para inflação fiquem entre 3,25% e 4,75% em 2023 e em 3% em 2024 e 2025. Entendeu?
Todavia, qual o problema que o Banco Central está enfrentando? As expectativas de inflação não estão convergindo para a meta, mas se distanciando dela!
Para saber o que o mercado está projetando em termos de inflação, juros, câmbio e PIB, analisamos o Boletim Focus, o qual é divulgado toda segunda-feira. Observe os dados divulgados pelo último:
Perceba que o IPCA (inflação) que está com a meta em 3,25%-4,75% está em 5,89% para 2023 e em 4,02% para 2024 (meta: 3%). E o pior, não para de subir!
Dessa forma, se o trabalho do Banco Central é assegurar que a inflação fique dentro da meta estipulada pelo CMN, como eles vão baixar os juros sabendo que o mercado está projetando uma inflação cada vez maior para o país?
Enfim, resumindo toda a história: o Banco Central só será capaz de baixar a inflação quando a expectativa do IPCA convergir para as metas que expus acima. Enquanto isso, é bem improvável que vejamos o BC se movimentando nesse sentido.
Fez sentido? Compartilhe esse artigo com um(a) amigo(a) investidor(a) que queira entender porque a Selic não cai!
Grande abraço, João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos