A culpa é de quem?

Você é daquele que acredita que quando alguma coisa dá errado a culpa é uma necessidade para a solução?

Pois saiba que isso mais atrapalha que ajuda!

A culpa pelo que aconteceu tem a única função de promover uma desnecessária punição, afinal sabemos que a crença na culpa como algo que faz diferença, apenas reforça um sofrimento que não tem utilidade positiva nenhuma, apenas para os que gostam de sentir auto piedade e isso nos investimentos é muito perigoso.

Não é eficaz sentir medo quando se trata de escolher onde investir o dinheiro, isso porque nesses casos geralmente a opção é seguir os “conselhos” de outros.

Não vamos acertar sempre, aceite isso.

Ninguém ganha sempre, às vezes perdas e erros irão ocorrer mesmo quando consideramos os riscos, isso na verdade apenas nos protege de uma perda muito maior.

Mas acreditar que isso só acontece com você ou que devia ter visto antes, ou ficar se culpando por algo que está além do seu alcance é bobagem, é inútil e imaturo.

É inevitável que algum ou alguns de seus investimentos acabem rendendo menos do que a projeção inicial ou que alguns acabem no prejuízo, são negócios e tem riscos. A propósito, desconfie de quem costuma falar que nunca perdeu nada em renda variável, a não ser que essa pessoa esteja a pouco tempo investindo.

Aprender a conviver com os erros, com aquilo que não saiu como o planejado é muito importante para não continuar tomando decisões equivocadas.

Entender que é inevitável controlar o mercado e que em algum momento a perda vai bater na sua porta, é mais útil e esperto do que ficar se martirizando. Para exemplificar vamos usar os clássicos:

  • Eu não devia ter vendido…. a ação subiu muito depois que eu vendo (choro)
  • Eu não devia ter vendido essa ação no prejuízo! Ela se recuperou (mais choro)
  • Eu não comprei a ação quando estava barata (geralmente aqui essa pessoa dizia que o ativo em questão iria falir, valia centavos, etc.)

Entre tantos outros exemplos que poderiam ser citados.

Perdas acontecem com todos, ninguém é invencível quando se trata de uma composição enorme de variáveis que podem influenciar os resultados, é uma questão de probabilidade mais do que sorte/azar.

Não seja uma daquelas pessoas que acreditam que é possível ganhar sempre, sem exceção, e que caso isso não ocorra é porque o mundo é injusto com você.

Aqui eu cito novamente a máxima que é muito útil quando falamos de dinheiro e investimentos:

Bom senso, use sem moderação!

Ao invés de se martirizar pelo que ocorreu, se culpar por isso ou aquilo, use essa experiencia para entender o significado do ocorrido, a transformar a culpa inútil em uma ferramenta que te motive a enxergar a realidade como ela é, a aceitar que erros fazem parte do processo, mas cuidado para não usar mais a borracha do que o lápis.

Não caia no conto do “é possível ganhar sempre”, não se deixe iludir por aqueles que afirmam que sempre acertam topo e fundo, aprenda a conviver com a realidade, e lembre que ela (realidade), geralmente não é a mostrada nas redes sociais.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Tenha acesso aos melhores relatórios escritos por nossos experientes analistas

Pagina de Planos

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL