Aprenda com os erros dos outros
Quando a coragem cede lugar à desconfiança
Aprenda com os erros dos outros. Você não consegue viver tempo suficiente para cometer todos por si mesmo. Eleanor Roosevelt
Reagir por impulso não é uma opção viável; reagir emocionalmente não é indicado; isso porque a probabilidade de insucesso quando tomamos uma decisão sem segurança é altíssima. A tentação de resolver para eliminar o problema imediatamente não funciona com renda variável, não sem antes uma análise das vantagens e desvantagens da operação.Então, em momentos críticos, onde a opinião alheia se auto intitula a “única viável”, onde Sr.Mercado está muito alterado por circunstâncias pontuais e cíclicas, pare e pense. Se for preciso, não faça nada enquanto o pânico se instala, e se fizer, esteja consciente dos atos.
Lembre-se sempre:
- Analisar a realidade sem enfeites e torcidas:
- Subvenção fiscal altera resultados sim;
- Aumentar preços não funciona eternamente para compensar menor volume e perda de mercado;
- Observe atentamente a dinâmica preço/receita/volume;
- Variações cambiais precisam ser analisadas com cautela, pois são derivadas de receita/despesa do negócio que gera o valor;
- Capex é importante;
- Não é tudo culpa do IFRS16;
- CPV é influenciado pelo volume;
- PMR precisa ser analisado sempre, principalmente quando a empresa está tendo problemas com a concorrência, ou está com estoques elevados e, assim, entender o que está acontecendo de fato;
- Mesma lógica para o PMP, isso porque o ciclo econômico precisa estar de acordo com a realidade do negócio, e boas empresas tem uma boa gestão de compras e controle de estoque com previsões eficientes, evitando assim comprometer capital desnecessário;
- Preste atenção no prazo médio de estocagem, ele diz muito sobre a situação do mercado consumidor e o quanto a empresa entendeu a realidade, além, obviamente, de como ela faz a gestão nesses cenários (foi o que a TUPY3 fez no 4T2019 e falei sobre no podcast);
- Analise a geração de caixa operacional e livre (exemplo: comprometimento do capital de giro com estoques aumentando sem crescimento da demanda).
- Não decidir com base em “achismos” da maioria: acho que vai cair, acho que vai subir, acho que chove, acho que não, etc.
- Não depender demais de um único ativo ou setor.
- Ter paciência.
- Não se ganha 10% ao dia.
- Aceitar que renda variável varia, e que riscos precisam ser considerados antes de montar uma operação.
- Tenha mais receio de perder tudo do que euforia em enriquecer.
- Falar é bem mais fácil que fazer (esse é um dos motivos pelos quais as redes estão repletas de especialistas, em qualquer área que você desejar).
- Existem formas diferentes de ganhar dinheiro no mercado, mas as que geram resultado são as que sabem que não vencem o Sr. Mercado, mas que operam com ele ou se aproveitam do fator “emocional” elevado: volatilidade, para comprar bons ativos pagando menos ágio.
Não se trata apenas de comprar ou vender a ação (parte mecânica do negócio), mas de estar ciente dos fundamentos e dos riscos para não acabar sendo apenas quem paga corretagem e acumula prejuízos.Não acredite que somente porque a tendência é de alta que todos os ativos são bons e vão acompanhar a trajetória indefinidamente. Amesma lógica se aplica para o mercado em baixa, o apocalíptico.
Quando alguém investe em algo por indução, o que é comum em mercados altistas, demasiadamente otimistas e também nos cenários catastróficos, aqueles que pregam o fim da humanidade, seria o mesmo que dizer: eu atravessei uma rua movimentada sem olhar para os lados e não fui atropelado, posso fazer sempre e tudo ficará bem.
Isso é generalização e serve para eliminar do mercado investidores que não compreendem a importância dos fatos por dedução, ou seja, você atravessou hoje e não foi atropelado, logo deduz que é seguro fazer isso o tempo todo, além de incentivar outros a fazerem o mesmo.
Qual a probabilidade de alguma coisa dar errado investindo assim?
Na verdade, o fato de escapar de algumas situações ruins por “sorte” ou estratégia, não significa que a empresa/investidor seja “indestrutível”, o famoso “nunca perde”. Os fatos/processos devem ser analisados, é preciso calcular as probabilidades. As empresas e os investidores devem aprender a antecipar as possíveis restrições ao seu negócio/investimento, seja por fatores de natureza interna e/ou externa e, como sabemos, existem várias, assim como existem vários cenários quando fazemos projeções, sejam elas técnicas ou fundamentalistas. Alguns são favoráveis, outros desfavoráveis, porém nunca entenderemos como eles podem acontecer, ou o resultado, se acreditarmos que a necessidade de obter informações não é tão grande, tão necessária.
São frequentes, em algumas empresas, ocorrências múltiplas de danos graves no médio e longo prazos, e a maioria deles têm entre si algo comum: a baixa probabilidade de ocorrer. Mas ocorrem, e se não existe nenhum plano de intervenção adequado, ou estratégia de reação em um tempo razoável, os danos se estendem por mais tempo e têm maiores consequências. Como exemplo, nos últimos anos, podemos citar: CIEL3, SLED3, OIBR3, ETER3, FJTA3, CSNA3,TCNO4, FRTA3 (falência decretada), entre tantos outros exemplos.
OBS: nada contra quem investe nos negócios acima descritos, desde que saiba o que está fazendo.
“A discussão não traz a luz, mas liquida muita ideia idiota” – MillôrFernandes
Daniel Nigri com apoio da Patrícia Rossari
O analista Daniel Nigri CNPI1810 é o responsável pelas informações perante a ICVM 598
As informações não constituem recomendação de compra ou venda de qualquer ativo
Geração de Renda 2.0
Para que você aproveite essas oportunidades, estamos lançando neste momento específico o nosso Curso Geração de Renda 2.0. O Curso que eu ensino as minhas 3 estratégias para gerar rendimentos pingando na sua conta todos os meses de forma constante e crescente.
Eu vou estar lançando este curso com um preço super-promocional na própria segunda feira dia 16/03/2020, apenas para quem estiver neste grupo do telegram e Whatsapp. Não perca a chance.