Banco Digital: vantagens e desvantagens

0
107
Banco Digital: vantagens e desvantagens

Banco Digital: vantagens e desvantagens

Desde o princípio, a evolução tecnológica vem acelerando processos, encurtando caminhos e facilitando a vida de modo geral. Isso é um fato. Inclusive, a própria velocidade da evolução está aumentando. A cada ano somos levados a um novo patamar muito mais rapidamente do que no ano anterior.

A Internet quando surgiu foi um super avanço, mas os avanços permitidos por ela são muito maiores. Atualmente, podemos usá-la para trabalhar, nos divertir, nos relacionar, enfim, praticamente não há limites para o que é possível fazer.

A tecnologia também impactou nossa vida financeira. Hoje é possível gastar sem sair de casa, mas também é possível construir planilhas e se organizar sem precisar escrever em papéis.

Falando em papel, ir ao banco levando um monte de documentos e assinando dezenas de páginas só para abrir uma conta ficou no passado. Bem, não exatamente. Muita gente ainda está vivendo essa realidade, apesar de não precisar mais. É claro que estou falando dos bancos digitais. Para começar, vamos entender um pouco do conceito.

 

O que são bancos digitais?

Os bancos digitais são instituições bancárias em que tudo acontece de forma digital, online. Ou seja, não existe a necessidade de procurar uma agência física para realizar serviços.

Na verdade, muitos destes bancos nem têm agências físicas. Assim, até mesmo a abertura de conta é feita através de sites e aplicativos. É claro que você vai precisar enviar alguns documentos e uma foto, mas isso também é feito digitalmente.

Com esses dados, o banco avalia seu cadastro e te envia a resposta em alguns dias. Quem tem a conta aprovada pode fazer transferências, pagamentos e depósitos pela internet. Já os saques, na maioria dos casos, são realizados utilizando a rede de caixas eletrônicos 24 horas.

Através do site e do aplicativo para smartphone você pode acessar todas as informações da sua conta, como saldo e extrato. Além disso, como em qualquer banco, você recebe um cartão para fazer movimentações financeiras e compras.

 

Quatro Vantagens dos bancos digitais

Os bancos digitais possuem vantagens e desvantagens. Selecionei 4 pontos positivos e 3 negativos para que você possa decidir se faz ou não sentido para você. Confira!

 

  1. Praticidade

Um dos grandes benefícios dos bancos digitais é a praticidade. Você pode fazer tudo pelo aplicativo ou site, desde pagamentos e transferências até consulta a saldo e extrato. Qualquer problema que você tenha em relação à sua conta pode ser resolvido através de suporte online. Assim você evita perder tempo se deslocando até a agência e pegando filas.

O único momento em que você precisará sair de casa é para sacar dinheiro usando os caixas do banco 24h.

 

  1. Não cobram taxas

Os bancos digitais não têm agências físicas. Isso diminui muito os custos, afinal, não têm gasto com aluguel, iluminação e folha de pagamento dos funcionários da agência, por exemplo. Com toda essa economia, é totalmente viável não cobrar de taxas de manutenção de conta e pacotes de serviços, e é exatamente o que a maioria dos bancos digitais fazem.

No fim das contas, ter conta em banco digital representa uma bela economia, pois não é necessário pagar pelas taxas mencionadas acima nem por transações como TEDs e DOCs.

Muitos dos bancos digitais também não cobram nenhuma taxa para o saque. Entretanto, é importante conferir essa informação, pois em alguns é preciso pagar.

 

  1. Pouca burocracia

Se você, assim como eu, não gosta de perder tempo com burocracia, com certeza vai gostar de ter uma conta digital, já que os processos ocorrem online e de forma mais rápida.

O acesso à conta é bastante descomplicado e não costumam existir limites de transações, como depósitos, transferências ou pagamentos. Os demais serviços oferecidos pelo banco (cartão de crédito, empréstimo, investimento, etc) também são solicitados e analisados rapidamente online.

 

  1. Melhores opções de investimentos

Todo mundo já sabe que os produtos financeiros oferecidos pelos grandes bancos deixam a desejar. Geralmente os gerentes oferecem opções ruins com altas taxas e pouca rentabilidade. Nos bancos digitais a realidade é outra.

É possível encontrar uma ampla oferta de produtos de investimento nas plataformas digitais. Tudo sempre bastante acessível a qualquer investidor.

 

Três Desvantagens dos bancos digitais

É claro que os bancos digitais não são perfeitos. Eles têm pontos negativos também. Conheça 3 deles:

  1. Solidez dos bancos

Em geral, quando falamos de bancos digitais, estamos falando de instituições financeiras relativamente novas e pequenas. A exceção é o caso das plataformas digitais de grandes bancos. Para muitos que estão acostumados à solidez das grandes instituições, isso pode ser um fator de risco.

Para não cair em uma furada. Antes de abrir conta em um banco digital qualquer, verifique a saúde financeira dele no site do bancodata e pergunte a amigos e familiares se conhecem a instituição e se a recomendam.

 

  1. Dependência da tecnologia

Se você é o tipo de usuário que tem dificuldade com tecnologia, usar um banco digital pode ser um pouco complicado, justamente porque todo o relacionamento é feito digitalmente.

Pode acontecer também de o sistema do banco cair por um tempo e você ficar sem acesso à sua conta. Os bancos tradicionais também estão sujeitos a isso, mas como têm um sistema mais robusto, não é tão comum que aconteça.

Entretanto, vale destacar que não é difícil aprender a utilizar um banco digital.

 

  1. Falta de suporte presencial

Falando em dependência tecnológica, a ausência de suporte presencial pode ser um problema para alguns consumidores que sintam medo da possível dificuldade para resolver problemas com a equipe do banco.

Pensando nisso, os bancos digitais costumam investir na qualidade de seus chats online. Muitos também disponibilizam equipes para atender os consumidores por telefone.

E há também aquelas que apresentam algumas agências físicas em determinadas cidades, mas o suporte presencial não é, de fato, o forte nem o foco dos bancos digitais.

 

 

Agora você já está mais preparado para avaliar se os bancos digitais são ou não uma boa opção para você. Pense nas suas necessidades e interesses e considere os pontos positivos e negativos citados acima.

Você concorda com os pontos apresentados? Sentiu falta de algum? Comente abaixo!

Se você tem lido e curtido meus artigos aqui para o Dica de Hoje, gostaria de te convidar a conhecer o meu canal no YouTube. Lá você encontrará diversos vídeos já gravados sobre Finanças, Investimentos e Mindset, além de três vídeos novos toda semana! Inscreva-se, curta e compartilhe: https://www.youtube.com/lucasmauricioo?sub_confirmation=1

Abraços,

Lucas Mauricio