Pesquisar

Cuide da Sua Vida

“É preciso termos muito bom senso para sentirmos que não temos nenhum”.

Pierre Marivaux

O fim do mundo foi anunciado algumas vezes. O último grande anúncio foi o de 2012. Hoje, cientistas de diferentes partes do mundo já têm novas datas para possíveis fins da humanidade. O astrofísico Sebastian Von Hoerner usou parâmetros diversos em relação à atividade humana, isso em 1975, e com base nos cálculos, o fim do mundo iria ocorrer entre 2020 e 2050, principalmente pela escassez de alimento em determinadas áreas e o aumento expressivo da população. Mas calma, os cálculos foram refeitos e a nova estimativa é de que o fim ocorra entre 2300 e 2400.

Porém existe a possibilidade de que a Terra colida com um asteroide – temos o famoso Apophis, descoberto em 2004. Ele tem 325 metros de diâmetro e irá se aproximar da terra em 2029 a uma distância “pequena”, e embora o risco exista, astrofísicos afirmam que nos próximos 100 anos, a chance de uma colisão ocorrer é de uma em nove milhões, ou seja, nada de pânico.

E quando, em 2019 a maioria acreditava em grandes anos que viriam na década de 20, quem veio? A pandemia! E com ela planos abortados, vidas perdidas, muitas discussões sem nenhuma lógica e outras extremamente importantes e que agregaram muito, pelo menos a uma parcela da população.

Mas Patrícia, que conversa é essa de fim de mundo e qual a relação disso com o nosso título da conversa?

Simples, o mundo pode acabar e nós podemos deixar de existir. Então, perder tempo cuidando da vida do outro não é inteligente.

Assim como não é produtivo fazer parte do movimento insano de desmerecer a estratégia do outro investidor apenas pelo fato de que é diferente da sua. Acreditar que diminuir o trabalho e esforço do outro para aparecer é algo louvável, ou que será recompensado por fazer isso, está enganando a si mesmo.

A tentativa de fazer o público acreditar que existe uma “verdade absoluta” ou um caminho universal para o objetivo: a única coisa que eu enxergo é prepotência. E isso vale para qualquer assunto. Porém, quando se trata de dinheiro, é preciso cuidado redobrado, afinal, no início do mês ninguém ajuda você a pagar suas contas. Então cuide da sua vida e dos seus investimentos com os pés no chão, sem acreditar em modelos prontos de sucesso, ou então acreditar que existe apenas uma forma de investir, ou um tipo de investimento.

O mundo não vai acabar tão cedo, mas mesmo tendo tempo disponível, não gaste cuidando da vida do outro, cuidando dos investimentos do outro, não fale mal da conta poupança da sua tia, ou do seu primo que opera swing trade. Não perca seu tempo dizendo ao seu pai que renda fixa é perda fixa, ou que fundos imobiliários rendem menos que renda fixa.

Não fale mal, oriente se quiser e se o outro quiser ouvir, mas lembre que cada investidor possui realidades diferentes,  perfil, objetivos e conhecimentos distintos, e por mais óbvio que seja, vou dizer: devemos respeitar o outro.

Digo isso pois ao longo das décadas confirmei que a possibilidade de perder dinheiro aumenta drasticamente quando não sabemos o que estamos fazendo, ou fazemos apenas porque alguém disse que era uma boa ideia, ou porque todo mundo está fazendo.

Exemplo: alguém “convenceu” o irmão a investir em renda variável, porque era o “momento”. Infelizmente, na primeira queda grande ele liquidou a carteira inteira, perdendo dinheiro, ou então adquiriu algumas debêntures, sem saber do que se tratava ou a remuneração, ou o risco. Ou então investiu as economias em um título do tesouro, acreditando que a tal de renda fixa não tinha variação antes do vencimento. Viu que comprou mais caro e hoje está mais barato, decidiu vender tudo. Melhor deixar na poupança (lembrando que é melhor poupar e manter na poupança do que não poupar).

Fazer algo sem entender o que nos espera, seja você empreendedor, gestor ou investidor, é cavar um buraco acreditando que vai te levar pra cima.

Então, fazer swing trade é um boa estratégia se você souber o que está fazendo, a renda fixa não é perda fixa, é apenas outro modelo de investimento (que faria muito bem a pessoas que acreditam que renda variável é só comprar e esquecer, sem analisar, e que não perderiam dinheiro), e os fundos imobiliários são de fato uma modalidade útil para remunerar carteira. Pode não ser o suficiente pra ti, mas todos são iguais a você?

Compartilhar conhecimento não é convencer. Não é porque o investimento se adapta a mim que obrigatoriamente deve se adaptar a todos.

Caso você assista a um vídeo onde não concorda com o que está sendo dito, argumente se quiser, mas não esqueça que ninguém é obrigado a pensar como você, e que diminuir a estratégia do outro é usar seu tempo fazendo algo que não está a seu alcance, que é controlar o que os outros dizem ou pensam.

Controle a única coisa que você pode – a sua reação diante das circunstâncias. Não faça parte do mundo virtual das coisas sem importância, use seu tempo cuidando da sua vida e dos seus investimentos.

“Alguns usam a estatística como os bêbados usam postes: mais para apoio do que para iluminação.”

Andrew Lang

Até a próxima semana.

Quer ter acesso as nossas  carteiras? FIIs, Ações e outras áreas do site? 

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL