Reserva de Oportunidade? Sim ou Não?

0
173

Primeiro é importante dizer que reserva de oportunidade não deve ser confundido com a reserva de emergência.

Então para ficar claro:

Reserva de emergência – Valor que você guarda para custear sua vida em caso de problemas de saúde, desemprego, algum acidente grave, ou algum custo excepcional como uma grande obra em casa, um sinistro do carro dentre outros.

A importância da reserva de emergência é que você não precise sacar o dinheiro que está alocado em Renda Variável antes do longo prazo previsto e principalmente em um momento de baixa como o atual.

Reserva de Oportunidade – Valor que deveria estar em Renda Variável, mas que por razões estratégicas está em Renda Fixa “estacionado” aguardando uma oportunidade melhor para ser alocado.

O momento de usar e o plano que eu utilizo eu ensino no meu Curso Geração de Renda 2.0, clique aqui e inscreva-se. A estratégia de ações começa essa semana.

Apenas para exemplificar a reserva de oportunidade eu peguei minha própria carteira de investimentos e com a ajuda da planilha do Sencon, foi gerado o gráfico abaixo. Veja ele com atenção e depois vamos aos comentários.

Elaborada pelo Sencon

Para ficar claro, a barra azul é a quantidade de compras que eu realizei em cada mês. De Junho de 2019 a Abril de 2020. Interessante observar que o dinheiro que eu guardava enquanto a Bolsa subia foi muito alocado exatamente em Março de 2020 quando o Ibovespa chegou a cair até 48% chegando aos 61000 pontos.

Outra observação importante e que poucos percebem é que mesmo com a Bolsa subindo em 2019, eu separava reserva de oportunidade mas também comprava ações. Todos os meses, excluindo Dezembro de 2019 em que a Bolsa subiu mais de 10% tiveram compras constantes.

Ou seja, o fato da bolsa estar cara não me impede de comprar, eu apenas compro menos do que eu poderia. No nosso jargão dizemos que vamos com a “mão leve”.

No mês de Abril de 2019, vemos que as compras seguem forte, mas agora já tem algumas vendas, principalmente de ativos que atingiram percentuais muito elevados. Alguns ativos acabaram subindo desde a compra perto das mínimas, valorizações de 64%, 56%, 54%, 49% em menos de 20 dias, logo precisei vender parte deles.

Isso fica nítido, naquelas linhas vermelha e azul que têm no gráfico que são os resultados de lucro líquido obtidos com vendas nesse mês. No mês de Abril, os resultados dispararam.

Provavelmente, terei de vender algumas ações ainda que estão no prejuízo dentro de uma estratégia pensada para evitar o pagamento de mais de R$ 15000,00 em impostos no mês que vem.

Meus aportes em Março foram realizados em:

  • 95000 pontos
  • 78000 pontos
  • 67000 pontos
  • Novamente em 67000 pontos

Não acertei o mínimo e nem busco isso. Se cair mais ainda tenho mais 5 tiros na reserva de oportunidade.

Quer conhecer a minha estratégia drawdown dos tiros?

Quer conhecer a estratégia para reduzir o imposto de renda?

Clique aqui – Curso Geração de Renda 2.0 em sua fase final. Única turma de 2020.

Agradecimentos ao Sencon que me deixou divulgar a imagem da plataforma que eu uso para calcular meu DARF, para calcular os proventos recebidos e para fazer a gestão da carteira.

Abraços e Bons Investimentos

Daniel Nigri