Tecnologia e as Mudanças no Consumo

0
152

Tecnologia e as Mudanças no Consumo

Muitas pessoas têm restrições a empresas de tecnologia, principalmente devido à precificação do mercado, que eleva os múltiplos a patamares que desagrada determinados perfis. A resistência às mudanças não pode ser algo que leve em consideração apenas o fato de que eu sou contra porque acredito impossível. A década de 80 e a terceira revolução industrial já provaram isso, com mudanças gigantescas para a época na indústria, na alocação dos recursos, inclusive tempo e valor gerado pelos componentes dos processos.

Porém, é preciso bom senso para não acreditar que tudo o que aparece é evolução, e principalmente bom senso para compreender que as coisas não mudam do dia para a noite, só porque alguém quer. Alguns dias atrás uma notícia informava que a Comissão de Constituição e Justiça do Senado havia aprovado o projeto de lei que proíbe a circulação de veículos à gasolina e a diesel no Brasil a partir de 2040 e impede a venda deles a partir de 2030.

Muitas pessoas não acreditam que isso sequer seja possível, outros acreditam mas não em relação ao tempo ser plausível para que isso ocorra, já que demanda mais do que apenas a fabricação do item, e tem aqueles que acreditam que se você sair na rua ano que vem já existirão vários modelos circulando. Mas a questão é sempre refletir sobre a aplicabilidade do produto no mercado, não somente a fabricação, pensar na demanda por esse tipo de produto, na infraestrutura, no consumo dos recursos, enfim, a lista é longa. O que quero dizer é que analisar qualquer negócio que tenha uma projeção de crescimento por maior utilização futura pelo mercado consumidor, precisa ser razoável, nunca 8 ou 80, não usar “nunca vai acontecer” ou “amanhã já é realidade”.

Negócios não se desenvolvem do dia para a noite, projetos levam tempo para ser desenvolvidos, mas o fato de você não saber que existam e estão em andamento não os faz menos reais.

OBS: O projeto não impede a venda ou circulação dos que são movidos a biocombustíveis.

Evolução nos negócios é algo que ocorre naturalmente, com boas ideias/recursos para fazê-las acontecer e pessoas com renda e curiosidade para acessá-las e consumi-las, além de uma questão bem mais óbvia, que é o entendimento da finitude dos recursos, encarecimento dos processos com sistemas pesados e sem flexibilidade etc., e a tecnologia é uma necessidade para esse processo de melhoria, de gestão cada vez mais enxuta, com menos perdas, mais qualidade e confiabilidade no produto/serviço.

Analise quais as empresas que mais evoluíram resultados nos últimos anos e veja os investimentos em tecnologia e logística. A evolução ocorre em empresas que fazem a utilização inteligente dos recursos, afinal, de boas ideias, mas sem aplicabilidade, se fazem cemitérios de negócios.

E duvidar das mudanças apenas porque elas te assustam, também não é eficaz.

Negócios são dinâmicos, o mercado consumidor é que define a perpetuidade e o investidor precisa de gestão ativa.

Daniel Nigri com apoio da Patrícia Rossari

O analista Daniel Nigri CNPI1810 é o responsável pelas informações perante a ICVM 598

As informações não constituem recomendação de compra ou venda de qualquer ativo

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

Aproveite o preço promocional da Dica Beginner, clique aqui para conferir.