Bitcoin: Por que foi o “investimento” que mais rendeu no 1° semestre?

0
62
bitcoin

Bitcoin: Por que foi o “investimento” que mais rendeu no 1° semestre?

O Bitcoin serve como um investimento alternativo para aqueles que são céticos em relação ao mercado de ações.

O baixo rendimento dos títulos tem levado investidores em busca de uma reserva de valor com potencial de crescimento.

A moeda de libra do Facebook deve dar consciência massiva de bitcoin. Inclusive eu falei sobre Libra no artigo da semana passada, clique aqui

libra

 

Todos que me acompanham sabem o quanto eu relutei durante alguns anos de falar do Bitcoin como investimento. Só que eu tive que aceitar que as criptomoedas ou o conhecido “blockchain” são sim um assunto inevitável para quem trabalha com o mercado financeiro e também para quem é investidor.

 

E por que o Bitcoin foi o ativo que mais se valorizou no primeiro semestre de 2019?

Atualmente, o mundo encontra-se em uma fase de grande incerteza política e econômica, e nos Estados Unidos, por exemplo, os investidores em ações estão investindo cada vez mais em empresas de segmentos tradicionais como Walmart (NYSE: WMT ) e o McDonald’s ( MCD ), sinalizando que pode haver uma mudança para os estoques recessivos.

Com isso, as empresas de tecnologia como Apple (NASDAQ: AAPL ) e Amazon ( AMZN) registraram um crescimento rápido desde o “sell-off” de Dezembro e continuam a aumentar em valor. Por mais que isso possa parecer contraditório, ao meu ver, esses dois tipos de ativos (empresas tradicionais e de tecnologia) são aquelas que os investidores americanos estão buscando investir seu dinheiro. Cabe ressaltar ainda que estes investidores estão sem ativos para investir ao redor do mundo por causa das taxas de juros negativas em muitos países desenvolvidos.

Também podemos ver o mesmo processo com o ouro, que estava com volume reduzido de negociação a vários anos e nos Estados Unidos teve uma alta de 10%. Os Bonds, equivalente aos títulos do tesouro no Brasil, também atingiram novos rendimentos anuais baixos, resultado da politica do Fed que parou de subir os juros e os investidores estão buscando abrigo em ativos de risco. Veja imagem abaixo, dos Bonds de 10 anos, e sua queda abrupta desde Outubro/2018, e principalmente nos últimos dois meses, quando o mercado passou a precificar uma queda das taxas de juros nos Estados Unidos.

 

bitcoin

 

O “Investimento”

Com todos os fatores acima mencionados, acredito que os investidores estão “desesperados” para encontrar um lugar para colocarem seu dinheiro e estão se aventurando além dos mercados tradicionais para remunerar uma reserva de riqueza que ainda tem um valor significativo e, por causa disso, acredito que estamos em um bom momento para o Bitcoin. ( BTC-USD ) (BTC). Abaixo podemos ver que de 01/04/2019 até hoje, o bitcoin subiu quase 3x em moeda forte.

 

BTC

 

Libra, uma das contribuintes para a alta do Bitcoin

Recentemente, a maior novidade em torno da tecnologia do Blockchain nas últimas semanas o lançamento da moeda do Facebook, a Libra. Relembro eu falei sobre Libra no artigo da semana passada, clique aqui

Libra vai expor a criptomoeda a mais de 2 bilhões de pessoas, o que permitirá uma melhor compreensão da sua força e, provavelmente, maior adoção.

Normalmente, quando as pessoas querem investir pela primeira vez em criptomoedas, elas são apresentadas ao bitcoin. Nesse caso, Libra seria mais uma oportunidade para as pessoas aprenderem sobre criptomoedas e serem expostas a bitcoins.

Como esses usuários de Libra já estão usando uma criptocorrência, eles podem se sentir mais inclinados a comprar bitcoins e se sentir confortáveis ​​em usá-los como uma plataforma de pagamento global.

Acredito que o Libra permitirá que os usuários estejam mais inclinados a usar o bitcoin como um sistema de pagamento peer-to-peer e as incertezas dos mercados globais estão levando os investidores a se concentrarem em bitcoin como reserva de valor.

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

Um influxo de dinheiro torna a Bitcoin mais valiosa

Nesse texto, já falei e agora mostrarei como o mercado de ouro, o mercado de bônus e o mercado de ações estão vendo um novo fluxo de dinheiro e como a procura por uma reserva de valor, como o bitcoin, estimula os investidores a comprarem o BTC.

Atualmente, os Estados Unidos estão prestes a entrar em um estágio de flexibilização quantitativa , o que significa que o FED (Federal Reserve – Banco Central americano) começarão a introduzir mais USD na economia. Isso também está acontecendo em outros lugares mundo, já que a Austrália  também assumiu uma posição de redução das taxas de juros, bem como o presidente do Banco Central Europeu.

 

Comportamento do mercado

Isso tudo é muito bom para o mercado de renda variável, já que, com a redução das taxas de juros, as empresas são capazes de tomar empréstimos a taxas menores e seu custo de captação e para a realização de novos investimentos fica menor. Isso justifica a elevação do valor de quase todas as ações e o resultado de uma alta na DOW Jones de 18,5%, principalmente quando Jerome Powell assumiu uma postura menos agressiva em relação à política monetária.

Com isso, tanto os nomes altamente cíclicos quanto os produtos de consumo continuam a aumentar rapidamente em valor. Em uma frente, os investidores de empresas tradicionais como McDonald’s e Walmart estão vendo novos máximos históricos, enquanto, por outro, muitos nomes de tecnologia também continuam a subir.

Walmart, McDonald’s têm visto um grande aumento de seu P / L (indicador Preço / Lucro), o que sinaliza que os investidores estão dispostos a pagar um prêmio por ações que são consideradas mais perenes e de baixo crescimento. Em seguida, os nomes tecnológicos, como Amazon e Apple, têm tido as suas maiores altas de todos os tempos, devido à promessa de taxas de juros mais baixas.

Além do mercado de ações, o mercado de títulos está sinalizando que há uma recessão ao ocorrer uma inversão de sua curva de juros e os rendimentos cada vez menores dos títulos.

 

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

Tesouro dos Estados Unidos

Como vimos anteriormente, os bônus de 10 anos do Tesouro dos USA apresenta um rendimento abaixo de 2%,e essa foi a primeira vez que caiu para esse patamar desde 2016. Como essas taxas são muito baixas, as pessoas têm migrado para investimentos alternativos, como até mesmo o Ouro. A fuga para o ouro, foi feita pelos investidores são que são céticos em relação ao mercado de ações e não querem receber apenas 2% para emprestar seu dinheiro.

 

Oportunidade Bitcoin

Com o excesso de dinheiro, o bitcoin se apresenta como uma oportunidade de geração de valor que aumentou significativamente o preço. Com o Facebook entrando no blockchain, deve permitir que mais pessoas reconheçam o bitcoin e aumentem a adoção, enquanto o bitcoin continua sendo aceito em mais e mais locais.

Acredito que o bitcoin está se tornando um investimento alternativo para muitas pessoas e as incertezas do mercado global continuarão a servir como um catalisador dei investimentos.

Dados apresentados pelo Google

Fiz uma pesquisa na maravilhosa ferramenta do Google Trends foi possível comprovar que junto com a minha teoria, coincide o aumento no número de investidores prudentes no bitcoin.

Quando o bitcoin chegou até $ 20.000, o preço do BTC moveu-se em sincronia com os resultados da pesquisa. Quanto mais pessoas procuravam o bitcoin, mais alto o preço subia. A famosa Lei da Oferta e da Procura.

 

bitcoin-google-trends
Fonte: Google Trends

 

 

Acredito que isso pode ser explicado pelo influxo de compradores de varejo pesquisando bitcoins pela primeira vez no google se interessando por essa nova tecnologia.

O bitcoin está atualmente sendo negociado em torno da faixa de US $ 11.000 e não vi qualquer crescimento exponencial com os resultados de pesquisa do Google Trends.

Podemos concluir que isso significa que os investidores de varejo estão apenas começando a farejar bitcoin e trata-se de, principalmente, grandes empresas ou indivíduos informados que estão fomentando um tendência maior.

Analisando a correlação do bitcoin com o Google Trends e sua última alta US $ 20.000, ao meu ver, agora parece ser um bom momento para quem busca oportunidade de ganhar com a moeda, antes que todos comecem a entrar no bitcoin novamente.

 

Análise técnica

Como qualquer ativo de alta volatilidade, é quase impossível prever o preço exato em que será negociado no futuro, mas com o bitcoin, ele possui algumas linhas de suporte e resistência que podem dar alguma clareza aos movimentos de curto prazo.

 

bitcoin-ações
Fonte: Trading View

 

No curto prazo, o bitcoin está sendo negociado atualmente em um canal ascendente com uma linha de resistência que se estende da faixa de US $ 12.100.

Se o bitcoin quebrar essa resistência, pode ser que tenha uma boa chance de testar novamente as altas de curto prazo de US $ 14.000. Se isso romper o canal de suporte, poderia testar novamente a faixa de US $ 10.000 antes de dar o próximo passo.

 

Conclusão

Com os rendimentos das aplicações de renda fixa diminuindo, os mercados de ações globais, tiveram fortes altas e o ouro, pela questão defensiva, também. Creio que o mercado está em um momento de incerteza e que preocupa um investimento alternativo para mobilizar o seu dinheiro. Com isso, o bitcoin, aparece como forma de capitalizar esse movimento de altas e de maior procura no futuro próximo.

Obviamente, o bitcoin ainda é um investimento muito especulativo e está sujeito a movimentos de preço com mais de 20% ao dia. Eu recomendaria começar uma posição bem pequena. Assim, caso em alguns dias, caso ocorra uma queda significativa, o investidor pode alocar mais recursos e também não se sente mal ao ver seu investimento cair.

No geral, acho que o bitcoin possa ter um crescimento expressivo este ano e continua sendo um ativo que deve ser uma pequena parte do seu portfólio.

 

Débora Toledo

 

Obs: O artigo expressa a opinião da autora.