Fundo de Investimento é pra preguiçoso?

0
275
fundo-de-investimento

CARTEIRA Z:FUNDO DE INVESTIMENTO É PARA PREGUIÇOSO?

 

Qual a diferença entre eficiência e eficácia?

Estas duas palavras, apesar de muito semelhantes, possuem significados diferentes.

Se formos exemplificar de forma bem simplória, utilizando um jogo de futebol como referência, podemos dizer que eficiência é jogar bem a partida e eficácia é fazer gols.

A eficiência se traduz em como produzimos os resultados, ou seja, a maneira pela qual os atingimos. Já a eficácia é o resultado em si.

Segundo Peter Drucker:

 eficiência é fazer certo um processo qualquer.

Já segundo Leandro Vieira:

 ser eficiente é fazer mais com menos.

Complementando essas ideias, podemos dizer que a eficiência é o meio de fazer certo com um número reduzido de erros e a eficácia seria ligada ao objetivo, seria a relação entre os resultados almejados e os previstos, e também o processo de atingimento das metas propostas, aproveitando as oportunidades oferecidas.

Após essa introdução, na sua opinião, qual seria o mais importante? A eficácia ou a eficiência?

Você prontamente deve pensar que os dois são importantes. Você está certo, pois realmente os dois são.

Mas se fosse para escolher só um, qual você escolheria?

Imagino que como um bom brasileiro você deve gostar de acompanhar os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Então, vamos imaginar o seguinte cenário:

Você está reunido com os seus amigos, dia 15 de julho de 2018 (data da final da próxima Copa do Mundo que será realizada na Rússia).

 

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

BRASIL X ALEMANHA

Imagina a tensão que paira no ar.

Começa o jogo e todos estão bem apreensivos. Os 7 a 1 da última copa ainda não foram engolidos por nós. A Alemanha domina o jogo no primeiro tempo: passa a bola com perfeição, faz lançamentos milimétricos, os jogadores driblam de forma desconcertante, mas acaba a primeira etapa sem fazer nenhum gol.

No segundo tempo, a Alemanha volta ainda mais inspirada, com uma eficiência incrível, fazendo as jogadas mais do que certas: são cruzamentos na área, faltas na entrada da área, até que a bola explode na trave do gol brasileiro fazendo todos se arrepiarem e o estádio tremer.

O segundo tempo é massacrante e a Seleção Brasileira está apática. Mas, aos 47 minutos do segundo tempo, após um contra ataque, Neymar após uma bola lançada na área, pega de primeira e a bola morre no fundo do gol alemão. É só alegria, o Brasil é hexacampeão Mundial.

Foi um único chute no jogo inteiro: Quanta eficácia.

A Alemanha fez as coisas certas, da maneira certa, mas não atingiu o objetivo (balançar a rede adversária).

Será que alguém irá se lembrar futuramente em detalhes como foi o sacrifício para se ganhar o jogo ou o que será lembrado será o Título Mundial?

Se você planeja ter daqui a 30 anos alguns milhões de reais para desfrutar de uma aposentadoria digna e oferecer conforto para a sua família, você ficaria satisfeito com metade do valor planejado?

Escolha uma alternativa abaixo entre os dois cenários:

 

  • Você monta uma carteira com os ativos que lhe parecem consistentes, abre o home broker de duas a três vezes por semana, acompanha diariamente as notícias do mercado financeiro, acompanha calls diários e ao fim dos 30 anos alcança metade do valor previsto frustrando seus objetivos. Você pode ter sido eficiente nesse processo, mas não foi eficaz.

 

  • Você foca na sua atividade principal geradora de renda conseguindo assim aumentar cada vez mais os aportes, estuda para escolher boas gestões e monitora uma vez por mês, perdendo com isso, talvez uma ou duas horas mensais e alcança a sua tão sonhada aposentadoria, proporcionando conforto para você e seus familiares.

Talvez a sua eficiência não tenha sido tão elevada quanto no cenário um, mas a eficácia sim.

 

Em qual dos dois cenários você conseguiu aproveitar mais a vida e os seus melhores anos?

Qual te proporcionou mais tempo para cuidar da sua saúde corporal e mental?

Qual te proporcionou mais qualidade de vida?

E se, depois desses 30 anos, o resultado atingido tivesse sido similar, qual dos cenários você escolheria: O que te exigiu esforços altos durante os 30 anos te tirando parte do bem mais precioso da vida: o tempo, ou a tranquilidade de um acompanhamento esporádico, mas não menos eficaz?

Não temos aqui a pretensão de tecer críticas a uma gestão ativa do investidor e sua carteira pessoal de ações. Na verdade, nosso único intuito é chamar atenção dos investidores e alertá-los sobre a necessidade constante de acompanhar os resultados obtidos a fim de se verificar se os objetivos estão sendo alcançados conforme o planejado.

Muitas pessoas possuem a ilusão de estarem no controle absoluto da sua carteira de investimentos. Acreditam que ao montar uma carteira de ações, essa vai andar conforme o imaginado no longo prazo.

Então, passam-se os anos e o investidor cai na real, que da mesma forma como acontece escolhendo gestões nos fundos de investimento (delegando a responsabilidade ao gestor), o investidor (escolhendo seus papéis) também escolhe gestões/governanças das empresas, que se apresentarem maus resultados, forem envolvidas em escândalos (tão comuns no país) e diversos outros fatores micro e macroeconômicos podem derrubar sua carteira e seus planos.

Então qual controle você tem?

Pense nisso!

Obviamente não há garantias no mundo dos investimentos. Há riscos envolvidos nas empresas, nos fundos, na economia, etc.

Neste contexto, consideramos uma excelente opção uma carteira de fundos de investimento que possuem gestões competentes e vencedoras no longo prazo.

 A Carteira Z tem a missão de ajudar o investidor a escolher as melhores gestões no mundo dos fundos de investimento, respeitando o seu perfil de risco.

Você pode acessar conhecer nossos planos através do link:

https://www.carteiraz.com/planos

 O Trabalho da Carteira Z está sendo feito em parceria com o Dica de Hoje e por isso se você quiser aproveitar para acessar o trabalho de Fundos de Investimentos da Carteira Z e das carteiras de ações do Dica de Hoje.  

Eu quero o pacote completo da Área de Membros Dica de Hoje + Carteira Z pelo preço antigo, clique aqui.

 

Abraços e bons Investimentos,

Rafael Zattar

Artigo anteriorAvaliando Investimentos
Próximo artigoIPO do Banco Inter
Rafael Zattar, Administrador de Empresas, Pós graduando em Gestão Pública e especialista em fundos de investimento. Ele se encantou pelo mundo dos fundos de investimento pela possibilidade de poder estudar as melhores gestões e selecionar a nata desse universo e, ao mesmo tempo, ajudar as pessoas a focarem em suas atividades profissionais para turbinar os aportes acompanhando as análises da Carteira Z. Apaixonado pela família, a sua avó Zenilda é o amor de sua vida e a inspiração de todos os dias. Tem como companheira de vida e parceira Stella e filho da batalhadora Silvia e sua irmã Carla, analista do Ministério Público, além de sua melhor amiga, é a revisora dos textos da Carteira Z.