Maio Negro ou Maio doce? – Carteira Z

0
69
maio negro

MAIO NEGRO OU MAIO DOCE?  CARTEIRA Z

Você como a maioria dos investidores está assustado com o mês de maio? É impressionante: desde 2010, o Ibovespa despenca nesse mês. Mas qual é a explicação para isso?

 

Não faço a mínima ideia. Se você souber nos avise.

 

Antes de continuar o artigo, quero te convidar a ser membro Gold Dica de Hoje, tendo acesso a um rico material, agregando conhecimento e fazendo você ter boas escolhas ao seu alcance. Não se esqueça: os melhores juros são adquiridos através do conhecimento. Acesse: http://mon.net.br/bln8a.

 

Comportamento de investidores

Sendo bem pragmático, vamos ver como duas investidoras de perfis distintos enxergam essas quedas:

maio-negro

 

A Joana tem aplicações em renda variável e, desde 2015, ano em que entrou na bolsa, perde as estribeiras quando se aproxima o mês de maio. Ela vê o seu patrimônio diminuindo e desconta em tudo e em todos.  Nos últimos anos, no mês de maio, ela vendeu uma parte de suas posições, pois pensa que é melhor alguma coisa a nada.

maio-negro

 

A Judite não.  Ela não se revolta com o seu nome, tampouco com as quedas de maio. Ela enxerga as quedas de maio, como se fossem as águas de março. Que vêm e vão embora.

Quando a bolsa cai enxerga oportunidades. Ela, que acompanha bem o seu patrimônio, aproveita para alocar nos produtos que mais caíram. Ela tem fundos de investimento em ações na Carteira, na proporção adequada a seu perfil.

Judite investe também desde 2015.

Enquanto Joana se desespera e vende no fim de maio, a Judite amplia suas posições após as quedas.

 

Fundos de Investimentos em ações

Para elucidar um pouquinho dos resultados das duas nos últimos anos, fizemos uma tabela com dois FIAs (Fundos de Investimentos em ações), que fizemos lives recentes, para ver como os próprios gestores sentiram as quedas de maio e se conseguiram ou não recuperar após as mesmas.

 

MAIO SANGRENTO
 IBOVESPAGTI DIMONAALASKA
2015-6,17%-1,72%-3,02%
2016-10,09%-5,62%-4,19%
2017-4,12%-3,95%-15,81%
2018-10,87%-12,41%-10,26%
 TOTAL-31,25%-23,7%-33,28%

 

Aqui vemos só os meses de maio.

Totalizando as quedas desses últimos 4 anos, o Ibovespa e o Alaska caíram mais de 30% e o GTI Dimona quase 24%.

Como os gestores se portaram nessas ocasiões?

Aproveitaram para comprar mais após as quedas, ou se desesperaram como a nossa Joana?

 

Retorno de Investimento

Veja na tabela abaixo o retorno entre os meses de junho a abril dos anos observados:

 

JUNHO A ABRIL
 IBOVESPAGTI DIMONAALASKA
2015/20161,66%10,6%2,45%
2016/201733,44%74,07%109,99%
2017/201838,78%55,29%90,66%
2018/201924,59%37,92%27,39%
TOTAL98,47%177,88%230,49%

 

Veja que, excluindo o mês de maio, o retorno do Ibovespa nos últimos 4 anos, foi de 98% e os Fundos renderam 177% e 230% (líquido de taxas).

Quero te propor duas reflexões:

  • Se não houvesse quedas expressivas em maio, será que as gestões conseguiriam aproveitar com tanta eficácia os períodos posteriores?
  • Essa volatilidade, que tornou os preços dos ativos mais descontados, não conseguiu trazer oportunidades para turbinar os resultados posteriores?

 

E então:

 

Maio é negro ou Maio é Doce?

A simples observação desses resultados não quer dizer que vão se repetir no ano de 2019 para 2020, tampouco nos próximos. Adivinhar meses de queda é impossível.

Mas uma coisa é certa: a volatilidade traz medo. O medo traz desconto. O desconto traz margem de segurança e essa, por sua vez, faz o risco ser minimizado.

O prazo de recuperação é sempre igual ao visto acima? Não.

Todavia, o investimento de forma consistente e com inteligência traz, inevitavelmente, resultados favoráveis.

 

Conclusão

Se você gosta do JEEP RENEGADE, que estava custando 150 mil reais e ele no mês de maio custa 90 mil reais, qual seria sua reação?

Dizer que ele é ruim por estar custando menos ou você aproveitaria para comprar com um super desconto?

maio-negro

Membro Gold

Se você quiser aprender a escolher as melhores gestões, ter análises quantitativas e qualitativas sobre empresas e fundos de investimento, torne-se membro gold, através do link:

PLANO ANUAL: http://mon.net.br/bln8a

PLANO MENSAL: http://mon.net.br/bln89

Se você quiser conhecer e assinar somente a Carteira Z, acesse: www.carteiraz.com/planos e ganhe carteiras exclusivas Dica de Hoje, ambas do analista CNPI fundamentalista Daniel Nigri.

Qualquer dúvida ou sugestão serão muito bem-vindas.

Abraços e bons investimentos.

 

RAFAEL ZATTAR

 

Artigo anteriorResultados de Petrobras do 1T19
Próximo artigoElasticidade-Preço da demanda e Receita Total
Rafael Zattar, Administrador de Empresas, Pós graduando em Gestão Pública e especialista em fundos de investimento. Ele se encantou pelo mundo dos fundos de investimento pela possibilidade de poder estudar as melhores gestões e selecionar a nata desse universo e, ao mesmo tempo, ajudar as pessoas a focarem em suas atividades profissionais para turbinar os aportes acompanhando as análises da Carteira Z. Apaixonado pela família, a sua avó Zenilda é o amor de sua vida e a inspiração de todos os dias. Tem como companheira de vida e parceira Stella e filho da batalhadora Silvia e sua irmã Carla, analista do Ministério Público, além de sua melhor amiga, é a revisora dos textos da Carteira Z.