COMO ESTÁ A TEMPERATURA DA SUA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS?

0
172
sua-carteira-de-investimentos-capa

COMO ESTÁ A TEMPERATURA DA SUA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS?- CARTEIRA Z

Você deve ter visto, recentemente, a onda de frio que pairou sobre os Estados Unidos. Já são 17 mortos por essa causa. A sensação térmica chegou na casa dos 50 graus negativos. O motivo foi o vórtice polar, que é uma área de ar frio de baixa pressão nos polos do planeta, que fica mais fraca no verão e mais forte durante o inverno.

Em contrapartida, no Rio de Janeiro, o calor foi tão impetuoso, que chegou a quase 50 graus (positivos, é claro). Há quem diga que em Bangu fritava-se ovo no chão da rua.

Não conheço uma pessoa que goste de tamanhos extremos.

Essa metáfora é análoga aos nossos investimentos, e a palavra de ordem que me veio à cabeça foi: Equilíbrio.

 

 

Há alguns dias, o gestor do Alaska, Henrique Bredda, na qual fizemos uma live em outubro,  e o professor da FGV e o âncora do programa Conta Corrente da GloboNews, Samy Dana, travaram um duelo numa rede social sobre qual é o melhor investimento: a Renda Fixa ou a Renda Variável.

 

O debate foi tão intenso que ainda permanece até hoje.

sua-carteira-de-investimentos-2

 

Samy tentando provar por A mais B que a renda fixa é o melhor investimento, em contrapartida Bredda, com dados históricos, afirmando que a renda variável rende muito mais.

Eu acredito que o equilíbrio, tentando aproveitar o melhor dos dois cenários, seja bem interessante.

Nem cinquenta graus negativos, nem positivos.

Na física, o equilíbrio é acondição de um sistema em que as forças que sobre ele atuam se compensam, anulando-se mutuamente.

As Carteiras que montamos, por exemplo, possuem proteções e produtos descorrelacionados que visam trazer essa harmonia para as mesmas, assim como as outras Carteiras (de ações e de FIIS) que montamos no Dica de Hoje.

Imagina um time de futebol só de atacantes ou só de defensores. Será que daria certo?

Nossa Carteira Z Hard, que rendeu 14,82% contra 10,82% do Ibovespa em janeiro, além de fundos agressivos, tem um equilíbrio com descorrelações e fundos menos agressivos. A propósito, desde o início de 2018, ela já rende mais de 50% contra pouco mais de 25% do Ibovespa.

SEM COMPRAR UMA ÚNICA AÇÃO.

 

 

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

 

Veja abaixo o gráfico de volatilidade da Carteira:

sua-carteira-de-investimentos-3

 

A linha em preto é a volatilidade do Ibovespa e as linhas azul escura, azul clara e amarela, são os nossos fundos de proteção presentes na Z HARD no momento.

Perceba que os 3 fundos apresentam menos variação do que o Ibovespa, e nos picos de volatilidade, na maioria dos casos, atuam no sentido inverso. Isso se deve há uma menor correlação com o índice.

 

Agora observe abaixo os nossos 3 atacantes presentes atualmente na carteira:

sua-carteira-de-investimentos-4

 

O nosso fundo em verde anda próximo ao índice (ainda representado pela linha preta), enquanto nossos atacantes, que estão lá na banheira nas cores azul e vermelha, se destacam também em sua acentuada volatilidade.

 

Observe que a Carteira atua como um time:

Três fundos atuam com volatilidade abaixo da linha do Ibov (nossos defensores), um fundo com volatilidade similar (meio de campo) e os dois centroavantes com volatilidade superior (buscando maiores retornos).

Essa sinergia e o estudo constante tem agregado bastante valor ao portfólio e produzido ótimos resultados.

Se você quer aprender a montar a temperatura ideal em seus investimentos, torne-se membro Gold Dica de Hoje, acessando um rico material que fará com que o seu dinheiro, finalmente, rentabilize de forma consistente, acesse:

Plano Mensal e o Plano Anual

Se você quiser conhecer e assinar somente a Carteira Z e ter acesso a nossas quatro carteiras e a relatórios quinzenais, acesse: www.carteiraz.com/planos e ganhe também carteiras exclusivas Dica de Hoje.

 

Quaisquer dúvidas, sugestões ou críticas serão muito bem-vindas.

Abraços e bons investimentos.

RAFAEL ZATTAR