VOCÊ AINDA NÃO INVESTE NO EXTERIOR? CARTEIRA Z-DICADEHOJE
“Ele acertou a maioria de suas análises, usando a diversificação (de indústrias e países) como antídoto contra o erro.”-John Templeton, considerado o maior seletor de ações global do século.
Em tempos de Bull Market há investidores que concentram todo o seu capital no Brasil com a expectativa de que essa realidade seja eterna.
A maioria dos investidores da bolsa surgiram no último ano e não passaram ainda por nenhum circuit breaker que é um mecanismo utilizado pela B3 quando ocorrem movimentos bruscos de mercado para amortecer e rebalancear as ordens de compra e de venda. É um tipo de proteção à volatilidade excessiva em momentos atípicos de mercado.
Somente no dia 17 de maio de 2017, a bolsa caiu quase 9%.
A Carteira Z tem o papel de conscientizar os investidores do Brasil e ressalta veemente a necessidade de diversificação de capital.
Nossos contatos com os maiores estrategistas do país, os gestores de fundos, somente corroboram dessa visão.
A grande maioria possui mecanismos de diversificação e raramente ultrapassam 20% em exposição a determinada empresa ou, em algumas vezes, até em cada setor.
A diversificação no exterior é importante à medida que o investidor ganhar musculatura na sua carteira de investimentos.
Fizemos um vídeo recente com Daniel Delábio explicando sobre os Fundos da Casa e sobre diversificação na América Latina. Veja aqui.
O Fundo sofreu uma queda forte (16.95%) após as eleições primárias na Argentina em Ago/2019. O comitê da gestão avaliou o cenário, tomou as medidas necessárias, reduzindo posições em ações na Argentina e aumentando posições em bonds (títulos do governo). A recuperação, ainda em 2019, foi notória.
O investidor que tivesse aportado após a crise teria obtido em um período de quatro meses, ao final de Dez/2019, um ganho de 18%, extraordinário em tempos de juros baixos. Na Carteira Z avaliamos como sendo um evento de cauda e esclarecemos aos clientes sobre a resiliência da gestão, de modo que transmitimos segurança para a manutenção no Fundo e/ou aportes adicionais.
[epico_capture_sc id=”2764″]
O conhecimento sempre rende os melhores juros.
A entrevista com Daniel Delábio e com outros gestores estão disponíveis no canal da Carteira Z.
Inscreva- se e receba todas as novidades.
Abraços,
CARTEIRA Z-DICADEHOJE
RAFAEL ZATTAR