Porque esse é o momento de investir em Fundos Imobiliários?
O ciclo imobiliário é composto por quatro fases: Recuperação, Expansão, Super Oferta e Recessão.
Atualmente, vivemos um período de recuperação, já é possível observar um declínio na vacância (taxa de vacância é a relação entre o volume de imóveis disponíveis e o volume total existente) dos imóveis.
E há uma perspectiva de que essa taxa continue caindo.
Diante desse cenário, é possível dizer que esse é o momento ideal para investir no merca do imobiliário e conseguir aproveitar a valorização que ele terá nos próximos anos.
Mas se há uma perspectiva tão boa para esse mercado, então devo comprar um imóvel e alugá-lo para obter um retorno mensal com ele?
Bom, de fato essa é uma opção, mas será que é a melhor disponível? Vou te mostrar agora uma outra forma de investir em imóveis que pode proporcionar-lhe mais benefícios.
Os famosos Fundos Imobiliários
Outra forma de investir em imóveis, mas sem precisar comprá-los diretamente é através dos fundos de investimentos imobiliários, os FIIs.
Esses fundos nada mais são do que um grupo de pessoas que têm um objetivo em comum: investir em ativos imobiliários.
Um gestor, especializado em imóveis, administra o dinheiro de todos que investiram no fundo.
Ele é o responsável por encontrar e realizar os investimentos mais interessantes e garantir uma boa rentabilidade para todos.
Os investidores recebem mensalmente os dividendos referentes a quantidade de cotas que possuem do fundo. Cada cota de um bom fundo gera um retorno de em média 6% ao ano.
[epico_capture_sc id=”2764″]
Por que não investir diretamente em imóvel e sim em FIIs?
Sabemos que investir em imóveis ainda é o sonho de muitos brasileiros.
Mas, posso citar uma série de fatores que mostram que os fundos imobiliários podem ser uma opção muito mais vantajosa.
-
Acessibilidade e simplicidade
Dificilmente um investidor comum conseguirá comprar uma parcela de um shopping ou de um grande prédio comercial sem o intermédio de um fundo imobiliário.
Por meio desses fundos, porém, é possível investir não só em shoppings, mas também em ativos como hospitais, hotéis, entre outros grandes empreendimentos imobiliários.
Além disso, ainda há o benefício de conseguir negociar suas cotas por meio do home broker do seu computador ou smartfone sem se preocupar com burocracias como escrituras, certidões, ITBI, reforma, entre outros.
-
Baixa aplicação mínima
Para comprar um bom imóvel você terá que investir uma quantia alta, muitas vezes superior a R$200.000,00.
No entanto, nos fundos imobiliários, as aplicações mínimas giram em torno de R$100,00, um valor bem mais baixo que o de qualquer imóvel.
-
Custos baixos
Além da baixa aplicação mínima, com os fundos imobiliários você não terá que se preocupar com os gastos com escritura, taxa de corretagem entre outras.
Todos os gastos estão incluídos na taxa de administração do fundo, que são mais baratas do que os valores envolvidos nas negociações diretas com imóveis.
-
Liquidez
As cotas são negociadas em Bolsa, reduzindo o risco de não conseguir vender o ativo.
O valor é transferido para a conta do investidor 3 dias após a venda, sem complicações burocráticas.
-
Gestão feita por um especialista
No fundo imobiliário as decisões de qual imóvel comprar e o momento certo para comprar são tomadas por especialistas que estudam de perto o mercado imobiliário e têm ferramentas para encontrar oportunidades com mais facilidade.
Além disso, ao aplicar em um fundo o investidor não precisará se preocupar com vacância, essa será uma preocupação do gestor e ele trabalhará visando minimizar esse problema.
-
Rendimentos líquidos de IR
Pela lei que regulamenta os FIIs, 95% dos rendimentos e ganhos líquidos do investimento.
Ou seja. Os aluguéis, devem ser distribuídos e esses rendimentos mensais estão livres do pagamento de imposto de renda para investidores pessoas físicas.
O investidor só terá que pagar imposto de renda no momento que vender suas cotas, e mesmo assim, somente se obtiver lucro com a venda.
Saiba Mais: Porque esse é o momento de investir em Fundos Imobiliários?
Com a taxa de juros brasileira em seu menor patamar da história os investimentos em renda fixa já não oferecem retornos tão atrativos mais.
Sendo assim, a procura por outras formas de investimento vem crescendo e os FIIs podem ser a oportunidade ideal!
Esses fundos valorizaram mais de 30% em 2019 e a perspectiva é de que eles continuem a se valorizar nos próximos anos.
No site da WeInvest você pode encontrar alguns fundos imobiliários que estão abertos para captação.
Disclaimer
Este artigo foi escrito pela weinvest e não representa a opinião do Dica de Hoje ou de seus idealizadores.