Estratégia em opções: Venda Coberta

Em um cenário de taxa de juros cada vez mais baixa, encontrar um investimento que ofereça o potencial de retorno da renda variável, mas com os riscos mais reduzidos de aplicações mais conservadoras parece um sonho muito distante para boa parte dos brasileiros.

Operar com opções por entender o derivativo como um instrumento de redução dos riscos operacionais.

Opções de ações são uma espécie de contrato de direito sobre um ativo, que oferece a possibilidade de comprá-lo ou vendê-lo por um valor e uma data pré-determinados. Segundo a própria B3, o mercado de opções foi criado para mitigar os riscos de oscilação do preço, de forma a oferecer um mecanismo de proteção ao mercado contra possíveis variações.

Qualquer Pessoa Pode Operar?

Operações ou estratégias com opções são indicadas para todo e qualquer investidor que já possua alguma experiência na bolsa. Desde que se tenha um prévio conhecimento sobre o assunto, qualquer investidor pode iniciar sua jornada.

As opções são negociadas na Bolsa (Bovespa e BM&F), assim, qualquer investidor com uma conta em uma corretora pode operar pelo seu Home Broker.

O Que é Venda Coberta De Opções?

Esse termo, venda coberta de opções, é muito conhecido dentro do mercado financeiro, mas no mundo comum, as pessoas que não estão envolvidas nesse mercado normalmente não conhecem tão bem o que exatamente significa esse termo, portanto, aqui vamos explicar um pouco mais sobre o assunto e sobre os seus desdobramentos, dessa forma se um dia precisar lidar com algo do tipo você poderá se decidir de uma maneira mais certeira, com conhecimento de causa.

Uma das formas mais seguras de se investir na bolsa de valores é através de uma estratégia conhecida como lançamento coberto, venda coberta.

O Lançamento Coberto é uma estratégia onde necessitamos comprar ações de uma empresa e vender opções de compra dessa mesma empresa.

Investir em opções vale a pena

As opções permitem que você tenha total controle sobre seu potencial lucro ou prejuízo, podendo até limitar suas perdas sem limitar seus ganhos. No entanto, claro que isso tem um custo; investir em opções não é tão simples quanto comprar ou vender uma ação. Para montar estratégias vencedoras é necessário entender bem o funcionamento deste instrumento financeiro e como utilizá-lo em cada caso.

Outra vantagem das opções é que para investir você não precisa ter muito dinheiro, já que em geral cada opção custa somente alguns centavos. Mas isso não quer dizer que suas perdas não podem ser grandes caso você invista da maneira errada.

Portanto, se você quer realmente investir na bolsa de valores, entender e investir no mercado opções é importante Estes valiosos instrumentos financeiros irão permitir que você tenha total controle sobre o seu risco, ao invés de deixar que o acaso decida tudo por você.

Vendas cobertas de opções aliadas à estratégia de alocação de ativos

Além de não representarem percentuais significativos da minha carteira de investimentos, não me tiram o sono e ajudam a remunerar parte do capital em meu portfólio: a venda de calls e, em menor escala, a venda de puts. Em resumo, as vendas cobertas de opções.

Vendas cobertas de opções de compra para ações como Petrobrás (PETR4) e Vale (VALE3) por exemplo, proporcionam boa liquidez no mercado financeiro de opções. Apesar de simples, a estratégia envolve estratégias para escolher as melhores alternativas para a venda.

Eventualmente, em determinadas condições do mercado é interessante utilizar as vendas cobertas de opções. Essa negociação é realizada mais por uma análise do ativo correspondente.

Lançamento do Canal Dica de Hoje Estratégia Xeque Mate

ESTRATÉGIA XEQUE-MATE!

CONHEÇA EM DETALHES A METODOLOGIA ANTI-CRISE, PROVADA E COMPROVADA DO DIVIDENDOQUE PODE MULTIPLICAR OS RENDIMENTOS DAS AÇÕES

Marcelo Rabinovici

Meu nome é Marcelo Rabinovici, formei na PUC MG no ano de 2002, sou bacharel e licenciado em Geografia. Leciono há 20 anos e desenvolvi projetos na área do curso de Relações Internacionais. Há três anos conheci o canal "Dica de Hoje" e nesse período venho fazendo cursos de investimento em Educação Financeira. Meu papel nesse mundo de investimento é desenvolver Educação Financeira e ajudar quem está começando.