Warren Buffett é o investidor mais conhecido do mundo, tanto pela fortuna que acumulou, quanto pelos bons investimentos que fez durante toda a sua vida e que ainda faz, é claro.
É de conhecimento amplo que ele comprou ações da Coca-Cola na década de 50, que comprou a Apple quando ela ainda não tinha esse tamanho todo que tem hoje, se tornando a maior empresa do seu portfólio, e muita gente sabe também o quanto ele gosta do setor financeiro, sendo o Bank of America uma de suas maiores posições.
Porém, pouca gente fala sobre um outro investimento que ele fez nesse ano. A empresa do Warren Buffett, a Berkshire Hattaway, divulgou no seu último balanço que tem US$ 78 bilhões em Treasury-Bill, que é um título de renda fixa com prazo inferior a 1 ano emitido pelo governo dos Estados Unidos.
Aqui estamos falando de um papel de renda fixa com risco dos Estados Unidos, ou seja, de risco realmente zero, sendo o emissor mais confiável do mundo.
O título do governo americano de 1 ano está pagando 4,8% ao ano e essa taxa é muito alta para o padrão dos Estados Unidos. Há um ano atrás, por exemplo, esse mesmo papel remunerava cerca de 0,1% ao ano.
U.S. 1 Year Treasury
Fonte: Macrotrends
Essa taxa elevada somada ao risco zero fizeram com que o Warren Buffett comprasse todo esse volume de dinheiro nesses ativos. As incertezas relacionadas à inflação e a guerra provavelmente também contribuíram para essa decisão.
Repare que na imagem abaixo vemos que essa taxa só esteve nos padrões atuais em 2008 e 2007 e, após esse período, ela só ficou em patamar bem inferior ao atual.
U.S. 1 Year Treasury
Fonte: Macrotrends
Esses US$ 78 bilhões representam 11,5% do valor de mercado da Berkshire Hathaway, empresa do Warren Buffett. Não é uma porcentagem baixa.
Por esses motivos, também achamos que é importante termos uma parte do nosso patrimônio alocado nesses títulos.
São 4,8% em dólar!
Se o real se desvalorizar nesse período, o que é provável de acontecer, nós teremos também um ganho adicional em real. Dessa forma, tiramos uma parte do patrimônio do risco Brasil e da moeda brasileira.
Portanto, para aproveitar essas taxas, nós estamos fazendo uma reformulação total no Dica Renda Fixa, que é o nosso produto com recomendações de Renda Fixa.
Ele agora vai se chamar Dica Renda Fixa Global Macro, já que poderá ter recomendações de renda fixa de todos os lugares do mundo. E muitas vezes você não vai precisar nem abrir conta no exterior para fazer isso, você pode comprar esses ativos da sua conta do Brasil mesmo.
Para tornar esse novo produto ainda mais completo, nós teremos um relatório Global Macro mensalmente, para falar de todos os acontecimentos econômicos do mundo e seus impactos nos investimentos, sejam eles de renda fixa ou de renda variável.
Por isso, esse novo produto de Renda Fixa será importante para qualquer investidor, pois além de fazer recomendações de renda fixa, auxiliará também na tomada de decisão de todo o seu portfólio.
Essa nova carteira foi lançada nesta semana e o preço promocional ficará até hoje. Não fique de fora dessa oportunidade e clique aqui para aproveitar o preço especial de lançamento.
Abraços e bons investimentos,
Raphael Rocha