Sabemos que a Energias do Brasil, devido à sua qualidade e bons resultados entregues ao longo do tempo, é uma empresa do setor elétrico muito querida pelos pequenos investidores e, por isso, o recente anúncio de intenção de fechamento de capital repercutiu bastante no mercado.
Primeiramente, para ficarmos todos na mesma página, vale a pena explicar o que é uma OPA.
A Oferta Pública de Aquisição (OPA) nada mais é do que um acionista fazendo uma proposta para comprar parte ou todas as ações de uma empresa listada em bolsa. No caso da EDP Brasil, sua controladora portuguesa (EDP) formalizou o registro de um pedido de OPA na CVM para adquirir todas as ações ordinárias da EDP Brasil (ENBR3) com um prêmio de 22,3%.
Na prática, é como se a EDP mandasse uma mensagem para todos os acionistas minoritários da Energias do Brasil propondo comprar suas ações por um preço 22,3% maior do que o fechamento de mercado na véspera do comunicado. Em números, isso seria o equivalente a R$ 24,00 dado que na quarta-feira a ação ENBR3 fechou em R$ 19,63.
Agora, isso significa que ENBR3 sairá – de fato – da bolsa de valores brasileira? Não! Como dito anteriormente, a controladora registrou um pedido de OPA, ou seja, sinalizou a intenção de fechar o capital da EDP Brasil e informou que pretende concluir o processo ainda este ano. Em outras palavras, ainda nada confirmado.
Por fim, o que fazer com suas ações? O influenciador Fabio Holder comentou algo em seu Instagram que me chamou muita atenção: “A regra é clara: controlador anunciou a INTENÇÃO de fechar o capital da empresa (OPA), você vende suas ações e investe em outra empresa que deseje ter acionistas minoritários. Não complique o que é simples. 💡”
Não teria como ser mais simples e direto do que o Holder foi e devo dizer que concordo plenamente com ele.
Grande abraço,
João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos