Pesquisar

Biden x Trump

O presidente Donald Trump e o candidato democrata Joe Biden trocaram insultos e repetidamente interromperam um ao outro em seu primeiro debate na terça-feira, discutindo sobre tópicos que incluíam o coronavírus, a economia e suas famílias, enquanto o moderador Chris Wallace tentava em vão controlar a conversa.

O debate caótico deixou comentaristas da televisão atordoados  em busca de adjetivos, em alguns casos optando por palavrões. As trocas deixaram claro – senão mais – o nível de desdém que os dois homens que disputam o cargo mais poderoso do mundo têm um pelo outro.

Em um comunicado posterior, a campanha de Trump sugeriu que a desordem era a estratégia. “Presidente Trump no comando, Biden fraco”, dizia a campanha, alegando que Trump havia apresentado “o maior debate de desempenho da história presidencial”.

Mas Trump estava repetidamente na defesa, enquanto Biden se envolvia em seu tratamento da pandemia, o chamava de “racista” por ordens executivas que acabavam com o treinamento de sensibilidade racial no governo e o desafiava a aceitar os resultados das eleições de novembro.

Trump recusou, sem equívocos. “Se for uma eleição justa, estou 100% a bordo, mas se vejo dezenas de milhares de cédulas sendo manipuladas, não posso concordar com isso”, disse ele.

E em uma troca que certamente será explorada pelos democratas, Trump repetidamente se esquivou das súplicas de Wallace para condenar os grupos supremacistas brancos que o apoiam.

“Você quer chamá-los – como você quer chamá-los? Dê-me um nome, dê-me um nome, vá em frente ”, disse Trump. “Quem você gostaria que eu condenasse?”

Surpresa: comportamento Biden

Não demorou muito para que Biden expressasse frustração enquanto Trump repetidamente interrompia e falava sobre suas respostas. Pelo menos duas vezes, ele chamou Trump de “palhaço”, bem como de “o pior presidente que a América já teve” e disse ao presidente para “calar a boca”.

Ele suspirou audivelmente quando Trump lançou um ataque inicial aos negócios estrangeiros de Hunter, filho de Biden. Biden mais tarde defendeu seus filhos em termos emocionais, declarando que estava orgulhoso de Hunter por trabalhar na superação de um problema com drogas e alegando que Trump havia difamado membros do serviço militar, como seu filho falecido, Beau.

Por sua vez, Trump insultou a inteligência de Biden, além dos golpes contra sua família.

O vaivém rapidamente degenerou depois que Trump respondeu à primeira pergunta, sobre sua nomeação para substituir a falecida Juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg. Trump disse que tem o direito de agir rapidamente para substituí-la, enquanto Biden disse que os eleitores dos EUA deveriam pesar primeiro.

“Vencemos a eleição”, disse Trump sobre sua decisão de escolher a indicada Amy Coney Barrett, faltando pouco mais de um mês para a eleição. “As eleições têm consequências. Temos o Senado, a Casa Branca e um candidato fenomenal. ”

“O povo americano tem o direito de opinar sobre quem é o indicado para a Suprema Corte”, disse Biden.

Wallace tentou intervir enquanto os dois candidatos discutiam sobre suas respectivas políticas de saúde, e Trump reclamou: “Acho que estou debatendo com você”.

Coronavírus, ‘Smart’

Wallace posteriormente perguntou sobre a resposta de Trump à pandemia do coronavírus, que matou mais de 200.000 americanos até agora, e por que os eleitores deveriam confiar em Biden para lidar melhor com a resposta.

“Não entrem em pânico”, disse Biden aos telespectadores. “Ele entrou em pânico. “Ele ainda não tem um plano.”

“Errado”, interrompeu Trump.

“Você nunca poderia ter feito o trabalho que fizemos. Você não tem isso no sangue”, disse ele a Biden, alegando que “milhões” de americanos teriam morrido com o ex-vice-presidente liderando o país.

Biden, que muitas vezes falava diretamente para a câmera, disse que Trump e Barrett querem derrubar o Affordable Care Act, que custa 20 milhões de pessoas com seguro saúde.

“Eu sei como fazer o trabalho”, respondeu Biden.

Trump aproveitou a observação de Biden de que sua gestão da crise seria “inteligente”.

“Nunca use a palavra ‘inteligente’ comigo”, disse Trump, lembrando Biden que uma vez ele disse que foi para a Universidade Estadual de Delaware quando foi para a Universidade de Delaware.

Biden deu uma risadinha. “Me dê uma folga.”

“Não há nada de inteligente em você, Joe”, acrescentou Trump.

Trump e Biden discutiram se os americanos deveriam usar máscaras para combater a propagação do vírus. Muitas pessoas da comitiva de Trump na plateia não usavam uma, e quando um médico da Cleveland Clinic, que coorganizou o debate, ofereceu-lhes máscaras, eles recusaram.

A comitiva de Biden usava máscaras. Ele observou que o diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA disse no início deste mês que o uso de máscara quase universal encerraria o surto nos EUA. Trump disse que outras autoridades alegaram o “oposto”.

“Nenhuma pessoa séria disse o contrário”, disse Biden.

Declarações fiscais

Horas antes do início do debate, Biden divulgou suas declarações fiscais mais recentes, sinalizando que queria novas revelações sobre os impostos do presidente no centro do palco.

“É verdade que você pagou US $ 750 em imposto de renda federal em 2016 e 2017?”, Wallace perguntou a Trump, uma referência ao recente relatório do New York Times sobre registros fiscais que o presidente manteve em segredo.

Trump não respondeu diretamente, dizendo que pagou milhões de dólares em impostos. “Mostre-nos suas declarações de impostos”, interpôs Biden.

Isso levou ao convite de Wallace para Trump condenar os supremacistas brancos.

“Claro, estou disposto a fazer isso, mas eu diria que quase tudo que vejo vem da ala esquerda, não da direita. Estou disposto a tudo, quero ver a paz”, disse ele.

Biden disse que deveria condenar os Proud Boys, um grupo de homens brancos que apoiam Trump que se envolveram em protestos e violência nas ruas com manifestantes de esquerda.

“Garotos orgulhosos?” Disse Trump. “Afaste-se e aguarde, mas vou lhe dizer uma coisa, vou lhe dizer uma coisa, alguém tem que fazer algo sobre a antifa e a esquerda, porque este não é um problema de direita.”

O NBC News informou que membros do grupo comemoraram as declarações nas redes sociais .

‘Orgulho do meu filho’

Mais tarde, Biden voltou a discussão para sua família, observando o serviço militar de Beau Biden e acusando Trump de chamar os membros do serviço de “perdedores”, uma referência a um relatório do Atlantic no início deste mês sobre o presidente menosprezando as pessoas nas forças armadas.

Trump negou o relatório.

“Ele não era um perdedor”, disse Biden. “Ele era um patriota e as pessoas que ficaram para trás eram heróis.”

“Eu não conheço Beau. Eu conheço Hunter”, disse Trump, alegando que ele foi “dispensado desonrosamente” por “uso de cocaína”.

“Nada disso é verdade”, disse Biden, dirigindo-se aos telespectadores. “Meu filho, como muitas pessoas que você conhece em casa, tinha problemas com drogas. Ele o ultrapassou. Ele consertou. Ele trabalhou nisso. E estou orgulhoso dele, estou orgulhoso do meu filho.”

Hunter Biden foi dispensado do exército por causa do uso de drogas.

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil

Clique e conheça a página dos planos e possibilidades

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo

 

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL