O conceito de diversificação
No universo dos investimentos, diversificar significa aplicar dinheiro em ativos que apresentam comportamentos diferentes em função de um mesmo evento.
Os riscos podem ser divididos entre os diversificáveis e os não diversificáveis. O primeiro grupo compreende as ameaças mais específicas, que surgem em função das atividades de uma empresa ou de um setor. É possível atenuar e até reduzir essas ameaças por meio de estratégias. O mesmo não pode ser feito no caso dos não diversificáveis, que afetam todos os ativos, como nos casos de guerra e cenários de instabilidade política.
Isso é o que leva investidores que já têm dinheiro aplicado na Bolsa de Valores a optarem também pelos ativos de Renda Fixa, por exemplo. No fim das contas, equilibra-se a balança risco x rentabilidade e garante-se segurança do seu dinheiro.
Por que diversificar?
A diversificação, no contexto de investimentos, é a técnica de alocar seu dinheiro em vários ativos diferentes com o objetivo de reduzir o risco de perdas financeiras. Ativos diferentes estão sujeitos a riscos diferentes e, portanto, no advento de situações que impactem negativamente um ativo, os efeitos sobre a carteira como um todo, tendem a ser minimizados.
A necessidade de diversificar vem da impossibilidade de antecipar com precisão eventos futuros, sejam eles positivos ou negativos. Em outras palavras, a importância de diversificar vem da incerteza acerca de qual investimento gerará, no futuro, o melhor retorno. Não é possível, por exemplo, responder à pergunta: “Qual ação trará a melhor rentabilidade nos próximos 5 anos?” ou “Quando ocorrerá a próxima crise mundial?” Se fosse possível fazer isso, a diversificação seria totalmente desnecessária.
Diversificação X Pulverização
Entenda que diversificação é diferente de pulverização. Na primeira você está optando por equilibrar da melhor forma possível o risco x retorno, além de se adaptar melhor às flutuações do mercado e do cenário político econômico. Na pulverização o investidor simplesmente dividiu seu patrimônio em diversas aplicações com características similares, sem pensar estrategicamente na natureza e influências que afetam suas escolhas.
A pulverização pode sair cara
Todo investimento tem um custo. Pulverizar demais as aplicações multiplica esses custos, o que acaba corroendo a rentabilidade. Quanto mais você pulveriza a sua carteira, menores são as quantias aplicadas em cada produto financeiro.
Outro exemplo é a pulverização dos recursos por diferentes instituições financeiras. Nesse caso, as despesas serão com as transferências de recursos e com a manutenção de todas essas contas. Prefira contas isentas de taxa e instituições que ofereçam diferentes tipos de produtos financeiros, como Tesouro Direto, fundos e títulos de crédito privado (como CDBs e debêntures), além das ações.
Falsa sensação de segurança
Como no exemplo anterior, as redundâncias não só elevam os custos como podem passar uma falsa ilusão de proteção. Um investidor que aplique em dez ações com forte correlação positiva entre si na realidade está concentrando seu risco. Isso porque todos os seus papéis vão caminhar na mesma direção: sob determinadas condições econômicas, eles vão valorizar ou desvalorizar todos juntos.
Conclusão
Montar uma carteira de investimentos diversificada também é uma boa estratégia para proteger e fazer o dinheiro render mais, ainda mais em momentos de instabilidade política e econômica aqui no Brasil e pelo mundo também.
Para entender como ter uma rentabilidade maior e mais segura ao montar uma carteira de investimentos correta para o seu perfil e seus objetivos, preparamos este texto com algumas dicas importantes.
A relação entre risco e retorno é uma das principais e mais importantes no mundo das finanças.
Através do seu perfil de investidor e objetivos de vida, é possível balancear bem esta conta para chegar a uma carteira de investimentos diversificada.
Antes de investir, tenha sempre em mente quais são os seus planos, necessidades e perfil de investidor. Assim, faça aplicações que vão te ajudar a alcançar seus objetivos.
Quer ter acesso as nossas carteiras? FIIs, Ações e outras áreas do site?
Confira nossas assinaturas Premium
Xeque Mate
A ESTRATÉGIA XEQUE-MATE CONSISTE EM UM MÉTODO ÚNICO, SEGURO E INÉDITO QUE ENGLOBA UMA COMBINAÇÃO DE AÇÕES E OPÇÕES.
Small Caps
IDENTIFICANDO AS AÇÕES QUE PODERÃO SE VALORIZAR MUITO PONTENCIAL.
Dica Internacional
DESCUBRA UMA MANEIRA SIMPLES E MUITO VANTAJOSA DE DIVERSIFICAR A SUA CARTEIRA E AMPLIAR O SEU PATRIMÔNIO ATRAVÉS DE DIVIDENDOS EM DÓLAR.