Pesquisar

Qual o seu tipo de perfil?

Olá, eu sou Nicole Weber, analista CNPI-T e esse é mais um artigo da série: Alocação de Ativos, em colaboração com o Marcelo Rabinovici, não perca nosso material aqui no blog!

O nosso perfil de investidor começa a ser traçado lá no início de nossa jornada nesse amplo universo chamado Finanças e Mercado Financeiro, ele começa a ser definido quando abrimos nossa conta na corretora em que devemos responder uma série de questionamentos sobre o nosso comportamento em relação a diversas situações relacionadas ao dinheiro, mas será que nosso perfil se limita a essas respostas?

            Basicamente, o perfil clássico de investidor se limita a 03 vertentes: Conservador, Moderado e Agressivo/Arrojado, e o que representa cada um deles? Os perfis tendem a observar 03 aspectos: liquidez, segurança e rentabilidade.

  • Conservador: É aquele investidor que procura previsibilidade na rentabilidade em seu patrimônio e que procura correr o menor risco possível, mesmo que isso signifique uma rentabilidade menor, é o pilar da segurança. É comum que a intenção seja preservar patrimônio ou não se arriscar devido a inexperiência.
  • Moderado: É o investidor que mescla o perfil de arrojado e conservador, é aquele que procura certa rentabilidade e entende que pode correr mais riscos para isso, mas não para todo o seu patrimônio. Muitas vezes está em fase de crescimento do patrimônio e já tem alguma experiência no mercado.
  • Agressivo/Arrojado: É o mais tolerante a risco, isso quer dizer que o investidor irá procurar opções na Bolsa de Valores que possam resultar em uma maior rentabilidade. Geralmente são investidores com mais experiência e que não se abalam facilmente com perdas significativas em seu patrimônio. Esse investidor muitas vezes aproveita as oscilações de curto prazo para trazer retornos maiores ao seu patrimônio total. Esse investidor compreende que está sujeito a perdas consideráveis em seu patrimônio.

Essa pesquisa de perfil chamada de Avaliação de Perfil do Investidor (API), é obrigatório, segundo definições da CVM e ANBIMA, para as agências bancárias, financeiras ou de investimentos, pois, de acordo com o resultado da avaliação, são oferecidos produtos adequados para o tipo e objetivo de investimento, o API deve ser atualizado de tempos em tempos, pois assim como o mercado, nós também sofremos mudanças.

O nosso perfil de investidor vai mudando ao longo do tempo, conforme nosso conhecimento em mercado aumenta e passamos por várias experiências sejam elas agradáveis ou desagradáveis, eu diria que as desagradáveis trazem ainda maior carga de aprendizado, o perfil muda com a nossa idade, nosso tamanho de patrimônio, nosso tempo de acompanhar o mercado, entre outros itens.

O perfil de investidor vai além daquele questionário, passa muitas vezes pelo autoconhecimento, o que pode parecer sem importância, mas é fundamental para a sobrevivência no mercado financeiro e consequentemente obter sucesso nesse meio, portanto, antes de realizar qualquer investimento, tenha consciência dos riscos que você permite sofrer em seu patrimônio, do que te deixa dormir tranquilo, como já ouvi várias vezes “todos são arrojados em mercado de alta”.

Nicole Weber é bacharel em direito, analista CNPI-T 2611, colaboradora da Equipe Dica de Hoje Research.

WhatsApp do atendimento para dúvidas sobre assinaturas e cursos: (45) 99987-3563

Algumas assinaturas nossas pra você conferir:

CARTEIRA Z: A Carteira Z é a assinatura para fundos de investimentos com diversas carteiras voltadas para perfis de risco diferentes e também tamanho de patrimônio, também tem relatórios e monitorias, analisados pelo o Rafael Zattar e os outros especialistas: https://go.hotmart.com/U55105929Q

COMBO AÇÕES + FIIS: Dá acesso a toda nossa área de Ações e FIIS, com monitorias, relatórios, análises em vídeo, podcasts, são 04 carteiras recomendadas + 8 carteiras calculadas: https://go.hotmart.com/W55105899V

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL