Imagine ser convidado(a) pelo seu cônjuge para ir jantar fora. Chegando lá, vocês se deparam com a seguinte situação: dois restaurantes, um do lado do outro. Ambos possuem uma proposta interessante e que agrada o paladar de vocês, no entanto, vocês claramente percebem que um dos estabelecimentos está com poucas mesas vagas e o outros, quase completamente vazio.
Sem demorar muito para raciocinar, vocês tomam a decisão de adentrar o restaurante com mais movimento. Por quê?
O nome disso é comportamento de manada. De forma simples, ele pode ser resumido à influência que as atitudes coletivas têm sobre as nossas. Até onde sei, esse tipo de comportamento foi desenvolvido pelos animais como uma forma de proteção. Imagine a seguinte situação:
Você está com um grupo de amigos seus na praia à noite. De repente, todos os seus amigos saem correndo. O que você faz? Existe uma probabilidade imensa de que você saia correndo junto com eles, mesmo não tendo ideia do que está acontecendo. Concorda?
Enfim, sem entrar em detalhes, este é o que chamamos de efeito ou comportamento de manada. Um mecanismo de proteção adquirido ao longo da evolução das espécies.
Tendo em vista o abordado e supondo que você compreendeu o funcionamento do efeito manada, você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com investimentos?
Pois bem, se você já investe na bolsa de valores, acredito que você tenha notado que muitas ações, se desvalorizaram bastante ao longo do último ano. Dentre elas, as ações da varejista Magazine Luiza (MGLU3), foram uma das que mais caíram.
O ponto curioso é que há menos de dois anos, a Magalu era uma das ações mais queridas pelos investidores. Todos falavam bem sobre a empresa, todos queriam investir em ações da Magazine Luiza e todos eram otimistas quanto ao futuro do negócio.
Apesar disso, quando pensamos no cenário atual, notamos que os comentários mudaram. Hoje, a maioria já comenta que as ações estavam supervalorizadas, que a concorrência pode ser muito mais poderosa do que ela e até que o futuro dela já é bastante incerto…
Como pode – em um espaço de tempo tão curto – as opiniões terem mudado completamente?
Um dos fenômenos que explica isso é o tal do efeito manada. No período de fortes valorizações das ações da Magazine Luiza, todos aceitavam pagar o preço que for para ser sócio da empresa e poucos tinham a audácia de falar que a companhia poderia passar por uma situação complicada.
Atualmente, encontrar alguns dos fiéis investidores da Magazine Luiza é difícil. Afinal, quando ninguém quer ser sócio da empresa, ninguém fala bem da empresa e ninguém demonstra otimismo com a melhora da empresa, fica complicado acreditar no contrário.
O interessante é que a gestão da Magalu segue trabalhando para incrementar o negócio. A companhia desenvolveu uma série de outras linhas de serviços e produtos, realizou a aquisição de diversas outras empresas, dentre outras melhorias implementadas.
A questão é: os fundamentos não mudaram, então, por que agora ela é uma péssima opção?
Tenho ciência de que este não é o único motivo, mas o comportamento de manada tem papel fundamental nessa troca de visões sobre a empresa.
Conhece nossa área de ações? Quer ter mais segurança nas suas escolhas? Clique aqui
Por fim, fica a dica para todos os leitores: para não cair no efeito manada, basta pensar de forma racional.
Em muitas ocasiões, eu sei, pode não ser simples. No entanto, investir é assim. Caso você não se atente aos fundamentos e qualidades de um negócio, dificilmente conseguirá obter bons resultados a longo prazo. Oscilações da bolsa e das ações sempre vão ocorrer, cabe a você enxergá-las de um jeito diferente.
Diariamente, você será bombardeado com informações sobre a bolsa, sobre empresas e com opiniões sobre ações. Muitas vezes, essas informações e opiniões serão semelhantes entre si e bastante enviesadas. Tendo a dizer que a mídia te dará, quase sempre, o consenso do mercado. Entretanto, não confie no consenso, se o óbvio fosse a melhor alternativa, todos os investidores teriam ótimos resultados e ficariam ricos.
Fez sentido?
Grande abraço e bons investimentos,
João Pedro Mello
Clique na imagem abaixo e tenha acesso análises completas
Não deixe de conferir as carteiras com 7 dias de garantia