Pesquisar

Por que as ações da Vale estão caindo?

Após um 2021 de resultados extraordinários, o cenário parece ter mudado para a gigante da mineração. Nos últimos 12 meses, as ações ordinárias da Vale (VALE3) já acumulam uma desvalorização de mais de 40% e o mercado tem se demonstrado pessimista com os próximos resultados da empresa.

 

Comentando brevemente sobre a empresa, precisamos ressaltar que a Vale é a maior produtora mundial de minério de ferro, níquel e pelotas. Apesar de ter outras várias fontes de receita, cerca de 67% da receita de vendas da Vale provém do minério de ferro.

 

Sabendo disso, sempre que pensamos no resultado da Vale, é crucial que a cotação do minério de ferro seja um dos pilares principais. Inclusive, aos que não possuem muita familiaridade em como o mercado funciona, é interessante mencionar que o minério de ferro é uma commodity.

As commodities são mercadorias negociadas em dólar e que tem seu preço ditado pela relação entre a oferta, demanda e estoques globais. Desse modo, o preço do minério de ferro varia no decorrer do tempo conforme a relação entre os três últimos pontos citados vá se alterando. Observe o gráfico abaixo que representa a cotação do minério de ferro e perceba como ele oscila ao longo do tempo:

Entendido isso, vamos prosseguir com o raciocínio.

No decorrer de 2021, ano em que a Vale reportou lucro recorde, a cotação do minério de ferro estava muito favorável para a companhia. Por meio dos resultados apresentados no 4T20, 1T21 e 2T21 podemos notar, claramente, a correlação entre a maior cotação do minério de ferro e lucro líquido da mineradora.

Tendo em vista o exposto, para compreendermos a queda nas ações da Vale (VALE3), faz total sentido avaliarmos como a cotação do minério de ferro tem se comportado ao longo dos últimos 12 meses. Concorda?

E o que averiguamos? Uma forte queda. A cotação saiu de $215 para $104, uma desvalorização de mais de 50%. Agora, vamos unir os pontos…

Sabemos que cerca de 67% da receita de vendas da Vale vem do minério de ferro. Notamos que a variação da cotação do minério de ferro impacta positiva ou negativamente no lucro líquido reportado pela empresa. Por fim, testemunhamos que a cotação do minério de ferro caiu cerca de 50% nos últimos 12 meses e a ação da Vale, cerca de 40%. O que concluímos?

O mercado sabe da queda da cotação do minério de ferro, sabe que essa desvalorização vai puxar o resultado da mineradora para baixo e, por isso (e outros fatores), têm penalizado as ações da Vale (VALE3) também, afinal, estão pessimistas com os próximos números a serem reportados.

A pergunta que não quer calar é: será que vale a pena aportar em VALE3 agora? Esse preço está atrativo?

Temos a resposta dentro da Área de Membros do Dica de Hoje Ações. Clique no link abaixo, assine e confira o que o Daniel Nigri está pensando sobre:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Tenha acesso aos melhores relatórios escritos por nossos experientes analistas

Pagina de Planos

 

Grande abraço e bons investimentos,

 

João Pedro Mello

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL